Aprendizagem de professores sobre o conteúdo matemático e didático de números e operações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Vania Finholdt Angelo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/670
Resumo: O estudo analisa as pesquisas produzidas por quatro grupos de pesquisas, verificando o que apontam sobre a aprendizagem dos professores que ensinam matemática. Utiliza o conceito de Comunidade de Prática como referencial teórico metodológico. As pesquisas apontaram que as professoras aprenderam sobre o conteúdo matemático de divisão e números fracionários. Em relação aos conteúdos didáticos os professores: a) permitiram aos alunos expressassem sua forma de pensar; b) (re) construíram sua forma de planejar; c) levantaram o conhecimento prévio dos alunos; d) integraram os eixos de conteúdos matemáticos e diversificaram as atividades em sala de aula.
id USF_db22f25f80c951d000799d41a3905986
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/670
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling Aprendizagem de professores sobre o conteúdo matemático e didático de números e operaçõesO estudo analisa as pesquisas produzidas por quatro grupos de pesquisas, verificando o que apontam sobre a aprendizagem dos professores que ensinam matemática. Utiliza o conceito de Comunidade de Prática como referencial teórico metodológico. As pesquisas apontaram que as professoras aprenderam sobre o conteúdo matemático de divisão e números fracionários. Em relação aos conteúdos didáticos os professores: a) permitiram aos alunos expressassem sua forma de pensar; b) (re) construíram sua forma de planejar; c) levantaram o conhecimento prévio dos alunos; d) integraram os eixos de conteúdos matemáticos e diversificaram as atividades em sala de aula.Universidade São Francisco2019-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/67010.24933/horizontes.v37i0.670Horizontes; v. 37 (2019): Publicação Contínua; e0190442317-109X0103-770610.24933/horizontes.v37i0reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/670/388Leite, Vania Finholdt Angeloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:42:02Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/670Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:07.588889Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem de professores sobre o conteúdo matemático e didático de números e operações
title Aprendizagem de professores sobre o conteúdo matemático e didático de números e operações
spellingShingle Aprendizagem de professores sobre o conteúdo matemático e didático de números e operações
Leite, Vania Finholdt Angelo
title_short Aprendizagem de professores sobre o conteúdo matemático e didático de números e operações
title_full Aprendizagem de professores sobre o conteúdo matemático e didático de números e operações
title_fullStr Aprendizagem de professores sobre o conteúdo matemático e didático de números e operações
title_full_unstemmed Aprendizagem de professores sobre o conteúdo matemático e didático de números e operações
title_sort Aprendizagem de professores sobre o conteúdo matemático e didático de números e operações
author Leite, Vania Finholdt Angelo
author_facet Leite, Vania Finholdt Angelo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Vania Finholdt Angelo
description O estudo analisa as pesquisas produzidas por quatro grupos de pesquisas, verificando o que apontam sobre a aprendizagem dos professores que ensinam matemática. Utiliza o conceito de Comunidade de Prática como referencial teórico metodológico. As pesquisas apontaram que as professoras aprenderam sobre o conteúdo matemático de divisão e números fracionários. Em relação aos conteúdos didáticos os professores: a) permitiram aos alunos expressassem sua forma de pensar; b) (re) construíram sua forma de planejar; c) levantaram o conhecimento prévio dos alunos; d) integraram os eixos de conteúdos matemáticos e diversificaram as atividades em sala de aula.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/670
10.24933/horizontes.v37i0.670
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/670
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v37i0.670
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/670/388
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 37 (2019): Publicação Contínua; e019044
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v37i0
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051439815589888