Aprendizagem de professores sobre o conteúdo matemático e didático de números e operações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/670 |
Resumo: | O estudo analisa as pesquisas produzidas por quatro grupos de pesquisas, verificando o que apontam sobre a aprendizagem dos professores que ensinam matemática. Utiliza o conceito de Comunidade de Prática como referencial teórico metodológico. As pesquisas apontaram que as professoras aprenderam sobre o conteúdo matemático de divisão e números fracionários. Em relação aos conteúdos didáticos os professores: a) permitiram aos alunos expressassem sua forma de pensar; b) (re) construíram sua forma de planejar; c) levantaram o conhecimento prévio dos alunos; d) integraram os eixos de conteúdos matemáticos e diversificaram as atividades em sala de aula. |
id |
USF_db22f25f80c951d000799d41a3905986 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/670 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprendizagem de professores sobre o conteúdo matemático e didático de números e operaçõesO estudo analisa as pesquisas produzidas por quatro grupos de pesquisas, verificando o que apontam sobre a aprendizagem dos professores que ensinam matemática. Utiliza o conceito de Comunidade de Prática como referencial teórico metodológico. As pesquisas apontaram que as professoras aprenderam sobre o conteúdo matemático de divisão e números fracionários. Em relação aos conteúdos didáticos os professores: a) permitiram aos alunos expressassem sua forma de pensar; b) (re) construíram sua forma de planejar; c) levantaram o conhecimento prévio dos alunos; d) integraram os eixos de conteúdos matemáticos e diversificaram as atividades em sala de aula.Universidade São Francisco2019-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/67010.24933/horizontes.v37i0.670Horizontes; v. 37 (2019): Publicação Contínua; e0190442317-109X0103-770610.24933/horizontes.v37i0reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/670/388Leite, Vania Finholdt Angeloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:42:02Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/670Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:07.588889Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem de professores sobre o conteúdo matemático e didático de números e operações |
title |
Aprendizagem de professores sobre o conteúdo matemático e didático de números e operações |
spellingShingle |
Aprendizagem de professores sobre o conteúdo matemático e didático de números e operações Leite, Vania Finholdt Angelo |
title_short |
Aprendizagem de professores sobre o conteúdo matemático e didático de números e operações |
title_full |
Aprendizagem de professores sobre o conteúdo matemático e didático de números e operações |
title_fullStr |
Aprendizagem de professores sobre o conteúdo matemático e didático de números e operações |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem de professores sobre o conteúdo matemático e didático de números e operações |
title_sort |
Aprendizagem de professores sobre o conteúdo matemático e didático de números e operações |
author |
Leite, Vania Finholdt Angelo |
author_facet |
Leite, Vania Finholdt Angelo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, Vania Finholdt Angelo |
description |
O estudo analisa as pesquisas produzidas por quatro grupos de pesquisas, verificando o que apontam sobre a aprendizagem dos professores que ensinam matemática. Utiliza o conceito de Comunidade de Prática como referencial teórico metodológico. As pesquisas apontaram que as professoras aprenderam sobre o conteúdo matemático de divisão e números fracionários. Em relação aos conteúdos didáticos os professores: a) permitiram aos alunos expressassem sua forma de pensar; b) (re) construíram sua forma de planejar; c) levantaram o conhecimento prévio dos alunos; d) integraram os eixos de conteúdos matemáticos e diversificaram as atividades em sala de aula. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/670 10.24933/horizontes.v37i0.670 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/670 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v37i0.670 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/670/388 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 37 (2019): Publicação Contínua; e019044 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v37i0 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051439815589888 |