A educação dos alunos com deficiência no município de Sobral, CE: experiências e desafios em tempos de ensino remoto emergencial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Romária de Menezes do
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Falcão, Giovana Maria Belém, Evêncio, Kátia Maria de Moura
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1447
Resumo: O trabalho tem por objetivo compreender como professores de escolas públicas do município de Sobral, CE vivenciaram o ensino remoto emergencial para estudantes com deficiência e os desdobramentos dessa situação. O estudo, de natureza qualitativa, ancora-se na teoria histórico-cultural de Vigotski. Através de entrevistas semiestruturadas, ouviu-se a narrativa de seis docentes ‒ três que atuam em sala comum e três, no atendimento especializado. Analisaram-se os dados com suporte na Análise Textual Discursiva. As narrativas revelaram os inúmeros desafios vividos na pandemia de Covid-19 e referem-se ao acesso às tecnologias digitais e seu uso, à responsabilização do docente do Atendimento Educacional Especializado pelo ensino daqueles que têm a deficiência e à precarização do trabalho docente.
id USF_e98f70a45f2153ce89476302207cb849
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1447
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling A educação dos alunos com deficiência no município de Sobral, CE: experiências e desafios em tempos de ensino remoto emergencialO trabalho tem por objetivo compreender como professores de escolas públicas do município de Sobral, CE vivenciaram o ensino remoto emergencial para estudantes com deficiência e os desdobramentos dessa situação. O estudo, de natureza qualitativa, ancora-se na teoria histórico-cultural de Vigotski. Através de entrevistas semiestruturadas, ouviu-se a narrativa de seis docentes ‒ três que atuam em sala comum e três, no atendimento especializado. Analisaram-se os dados com suporte na Análise Textual Discursiva. As narrativas revelaram os inúmeros desafios vividos na pandemia de Covid-19 e referem-se ao acesso às tecnologias digitais e seu uso, à responsabilização do docente do Atendimento Educacional Especializado pelo ensino daqueles que têm a deficiência e à precarização do trabalho docente.Universidade São Francisco2022-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/144710.24933/horizontes.v40i1.1447Horizontes; v. 40 n. 1 (2022): Publicação Contínua; e0220712317-109X0103-770610.24933/horizontes.v40i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1447/690Copyright (c) 2022 Romária de Menezes do Nascimento, Giovana Maria Belém Falcão, Kátia Maria de Moura Evênciohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Romária de Menezes do Falcão, Giovana Maria Belém Evêncio, Kátia Maria de Moura 2022-12-23T21:52:49Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1447Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:19.363687Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação dos alunos com deficiência no município de Sobral, CE: experiências e desafios em tempos de ensino remoto emergencial
title A educação dos alunos com deficiência no município de Sobral, CE: experiências e desafios em tempos de ensino remoto emergencial
spellingShingle A educação dos alunos com deficiência no município de Sobral, CE: experiências e desafios em tempos de ensino remoto emergencial
Nascimento, Romária de Menezes do
title_short A educação dos alunos com deficiência no município de Sobral, CE: experiências e desafios em tempos de ensino remoto emergencial
title_full A educação dos alunos com deficiência no município de Sobral, CE: experiências e desafios em tempos de ensino remoto emergencial
title_fullStr A educação dos alunos com deficiência no município de Sobral, CE: experiências e desafios em tempos de ensino remoto emergencial
title_full_unstemmed A educação dos alunos com deficiência no município de Sobral, CE: experiências e desafios em tempos de ensino remoto emergencial
title_sort A educação dos alunos com deficiência no município de Sobral, CE: experiências e desafios em tempos de ensino remoto emergencial
author Nascimento, Romária de Menezes do
author_facet Nascimento, Romária de Menezes do
Falcão, Giovana Maria Belém
Evêncio, Kátia Maria de Moura
author_role author
author2 Falcão, Giovana Maria Belém
Evêncio, Kátia Maria de Moura
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Romária de Menezes do
Falcão, Giovana Maria Belém
Evêncio, Kátia Maria de Moura
description O trabalho tem por objetivo compreender como professores de escolas públicas do município de Sobral, CE vivenciaram o ensino remoto emergencial para estudantes com deficiência e os desdobramentos dessa situação. O estudo, de natureza qualitativa, ancora-se na teoria histórico-cultural de Vigotski. Através de entrevistas semiestruturadas, ouviu-se a narrativa de seis docentes ‒ três que atuam em sala comum e três, no atendimento especializado. Analisaram-se os dados com suporte na Análise Textual Discursiva. As narrativas revelaram os inúmeros desafios vividos na pandemia de Covid-19 e referem-se ao acesso às tecnologias digitais e seu uso, à responsabilização do docente do Atendimento Educacional Especializado pelo ensino daqueles que têm a deficiência e à precarização do trabalho docente.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1447
10.24933/horizontes.v40i1.1447
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1447
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v40i1.1447
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1447/690
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 40 n. 1 (2022): Publicação Contínua; e022071
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v40i1
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051440810688512