Professor iniciante: considerações sobre o seu processo de indução no Ensino Técnico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1169 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo geral investigar o processo de indução dos professores iniciantes de uma instituição Centro Estadual de Educação Técnica, localizada na cidade de São Paulo. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa. Na pesquisa de campo, foram aplicados questionários e realizadas entrevistas semiestruturadas. Para a análise dos dados, obteve-se apoio dos estudos de Nóvoa (2013), Fiorentini e Crecci (2016), Shulman (2014), Garcia (2010), dentre outros autores que tratam sobre formação inicial, desenvolvimento profissional e processo de indução. Os resultados apontaram que os professores iniciantes entrevistados anseiam por um processo de indução eficaz, que some às suas práticas, propiciando maior compreensão sobre as atribuições inerentes ao professor técnico. |
id |
USF_ee509686ae0c26b7cebafe75cb6505db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1169 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
Professor iniciante: considerações sobre o seu processo de indução no Ensino TécnicoO presente artigo tem como objetivo geral investigar o processo de indução dos professores iniciantes de uma instituição Centro Estadual de Educação Técnica, localizada na cidade de São Paulo. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa. Na pesquisa de campo, foram aplicados questionários e realizadas entrevistas semiestruturadas. Para a análise dos dados, obteve-se apoio dos estudos de Nóvoa (2013), Fiorentini e Crecci (2016), Shulman (2014), Garcia (2010), dentre outros autores que tratam sobre formação inicial, desenvolvimento profissional e processo de indução. Os resultados apontaram que os professores iniciantes entrevistados anseiam por um processo de indução eficaz, que some às suas práticas, propiciando maior compreensão sobre as atribuições inerentes ao professor técnico.Universidade São Francisco2021-10-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/116910.24933/horizontes.v39i1.1169Horizontes; v. 39 n. 1 (2021): Publicação Contínua; e0210572317-109X0103-770610.24933/horizontes.v39i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1169/603Copyright (c) 2021 Claudio Roberto Affonso, Maria de Fátima Ramos Andrade, Ana Silvia Moço Aparícioinfo:eu-repo/semantics/openAccessAffonso, Claudio RobertoAndrade, Maria de Fátima Ramos Aparício, Ana Silvia Moço 2021-10-07T11:05:35Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1169Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:14.914363Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Professor iniciante: considerações sobre o seu processo de indução no Ensino Técnico |
title |
Professor iniciante: considerações sobre o seu processo de indução no Ensino Técnico |
spellingShingle |
Professor iniciante: considerações sobre o seu processo de indução no Ensino Técnico Affonso, Claudio Roberto |
title_short |
Professor iniciante: considerações sobre o seu processo de indução no Ensino Técnico |
title_full |
Professor iniciante: considerações sobre o seu processo de indução no Ensino Técnico |
title_fullStr |
Professor iniciante: considerações sobre o seu processo de indução no Ensino Técnico |
title_full_unstemmed |
Professor iniciante: considerações sobre o seu processo de indução no Ensino Técnico |
title_sort |
Professor iniciante: considerações sobre o seu processo de indução no Ensino Técnico |
author |
Affonso, Claudio Roberto |
author_facet |
Affonso, Claudio Roberto Andrade, Maria de Fátima Ramos Aparício, Ana Silvia Moço |
author_role |
author |
author2 |
Andrade, Maria de Fátima Ramos Aparício, Ana Silvia Moço |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Affonso, Claudio Roberto Andrade, Maria de Fátima Ramos Aparício, Ana Silvia Moço |
description |
O presente artigo tem como objetivo geral investigar o processo de indução dos professores iniciantes de uma instituição Centro Estadual de Educação Técnica, localizada na cidade de São Paulo. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa. Na pesquisa de campo, foram aplicados questionários e realizadas entrevistas semiestruturadas. Para a análise dos dados, obteve-se apoio dos estudos de Nóvoa (2013), Fiorentini e Crecci (2016), Shulman (2014), Garcia (2010), dentre outros autores que tratam sobre formação inicial, desenvolvimento profissional e processo de indução. Os resultados apontaram que os professores iniciantes entrevistados anseiam por um processo de indução eficaz, que some às suas práticas, propiciando maior compreensão sobre as atribuições inerentes ao professor técnico. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1169 10.24933/horizontes.v39i1.1169 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1169 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v39i1.1169 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1169/603 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 39 n. 1 (2021): Publicação Contínua; e021057 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v39i1 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051440326246400 |