Professor iniciante: considerações sobre o seu processo de indução no Ensino Técnico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Affonso, Claudio Roberto
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Andrade, Maria de Fátima Ramos, Aparício, Ana Silvia Moço
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1169
Resumo: O presente artigo tem como objetivo geral investigar o processo de indução dos professores iniciantes de uma instituição Centro Estadual de Educação Técnica, localizada na cidade de São Paulo. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa. Na pesquisa de campo, foram aplicados questionários e realizadas entrevistas semiestruturadas. Para a análise dos dados, obteve-se apoio dos estudos de Nóvoa (2013), Fiorentini e Crecci (2016), Shulman (2014), Garcia (2010), dentre outros autores que tratam sobre formação inicial, desenvolvimento profissional e processo de indução. Os resultados apontaram que os professores iniciantes entrevistados anseiam por um processo de indução eficaz, que some às suas práticas, propiciando maior compreensão sobre as atribuições inerentes ao professor técnico.
id USF_ee509686ae0c26b7cebafe75cb6505db
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1169
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling Professor iniciante: considerações sobre o seu processo de indução no Ensino TécnicoO presente artigo tem como objetivo geral investigar o processo de indução dos professores iniciantes de uma instituição Centro Estadual de Educação Técnica, localizada na cidade de São Paulo. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa. Na pesquisa de campo, foram aplicados questionários e realizadas entrevistas semiestruturadas. Para a análise dos dados, obteve-se apoio dos estudos de Nóvoa (2013), Fiorentini e Crecci (2016), Shulman (2014), Garcia (2010), dentre outros autores que tratam sobre formação inicial, desenvolvimento profissional e processo de indução. Os resultados apontaram que os professores iniciantes entrevistados anseiam por um processo de indução eficaz, que some às suas práticas, propiciando maior compreensão sobre as atribuições inerentes ao professor técnico.Universidade São Francisco2021-10-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/116910.24933/horizontes.v39i1.1169Horizontes; v. 39 n. 1 (2021): Publicação Contínua; e0210572317-109X0103-770610.24933/horizontes.v39i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1169/603Copyright (c) 2021 Claudio Roberto Affonso, Maria de Fátima Ramos Andrade, Ana Silvia Moço Aparícioinfo:eu-repo/semantics/openAccessAffonso, Claudio RobertoAndrade, Maria de Fátima Ramos Aparício, Ana Silvia Moço 2021-10-07T11:05:35Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1169Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:14.914363Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Professor iniciante: considerações sobre o seu processo de indução no Ensino Técnico
title Professor iniciante: considerações sobre o seu processo de indução no Ensino Técnico
spellingShingle Professor iniciante: considerações sobre o seu processo de indução no Ensino Técnico
Affonso, Claudio Roberto
title_short Professor iniciante: considerações sobre o seu processo de indução no Ensino Técnico
title_full Professor iniciante: considerações sobre o seu processo de indução no Ensino Técnico
title_fullStr Professor iniciante: considerações sobre o seu processo de indução no Ensino Técnico
title_full_unstemmed Professor iniciante: considerações sobre o seu processo de indução no Ensino Técnico
title_sort Professor iniciante: considerações sobre o seu processo de indução no Ensino Técnico
author Affonso, Claudio Roberto
author_facet Affonso, Claudio Roberto
Andrade, Maria de Fátima Ramos
Aparício, Ana Silvia Moço
author_role author
author2 Andrade, Maria de Fátima Ramos
Aparício, Ana Silvia Moço
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Affonso, Claudio Roberto
Andrade, Maria de Fátima Ramos
Aparício, Ana Silvia Moço
description O presente artigo tem como objetivo geral investigar o processo de indução dos professores iniciantes de uma instituição Centro Estadual de Educação Técnica, localizada na cidade de São Paulo. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa. Na pesquisa de campo, foram aplicados questionários e realizadas entrevistas semiestruturadas. Para a análise dos dados, obteve-se apoio dos estudos de Nóvoa (2013), Fiorentini e Crecci (2016), Shulman (2014), Garcia (2010), dentre outros autores que tratam sobre formação inicial, desenvolvimento profissional e processo de indução. Os resultados apontaram que os professores iniciantes entrevistados anseiam por um processo de indução eficaz, que some às suas práticas, propiciando maior compreensão sobre as atribuições inerentes ao professor técnico.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1169
10.24933/horizontes.v39i1.1169
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1169
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v39i1.1169
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1169/603
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 39 n. 1 (2021): Publicação Contínua; e021057
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v39i1
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051440326246400