Responsabilidade social corporativa gerando valor para a marca: mito ou realidade?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pavin, Francisco Duarte
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2734
Resumo: Este trabalho tem como finalidade a busca de uma maior compreensão sobre o tema responsabilidade social corporativa e sua aplicação no contexto estratégico das empresas. Neste ambiente, foram analisadas as características da responsabilidade social corporativa e sua relação com valor de marca, imagem empresarial e performance financeira. Foram definidos três objetivos para este estudo: (a) identificar que atividades sociais os consumidores praticam e em que níveis se consideram socialmente responsáveis; (b) identificar qual o relacionamento entre as atividades de responsabilidade social corporativa praticadas pelas empresas e as percepções dos consumidores em relação a estas práticas; e (c) identificar as percepções dos consumidores em relação ao consumo socialmente responsável e suas implicações para a valorização da marca e da imagem das empresas. Estas inquietudes foram respondidas a partir de uma revisão da literatura e de uma pesquisa quantitativa realizada com consumidores da cidade de Porto Alegre, sen
id USIN_31597d10643005dc74f2e2bc48228f7f
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2734
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-03-05T18:40:07Z2015-03-05T18:40:07Z2006-08-30Made available in DSpace on 2015-03-05T18:40:07Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 30Este trabalho tem como finalidade a busca de uma maior compreensão sobre o tema responsabilidade social corporativa e sua aplicação no contexto estratégico das empresas. Neste ambiente, foram analisadas as características da responsabilidade social corporativa e sua relação com valor de marca, imagem empresarial e performance financeira. Foram definidos três objetivos para este estudo: (a) identificar que atividades sociais os consumidores praticam e em que níveis se consideram socialmente responsáveis; (b) identificar qual o relacionamento entre as atividades de responsabilidade social corporativa praticadas pelas empresas e as percepções dos consumidores em relação a estas práticas; e (c) identificar as percepções dos consumidores em relação ao consumo socialmente responsável e suas implicações para a valorização da marca e da imagem das empresas. Estas inquietudes foram respondidas a partir de uma revisão da literatura e de uma pesquisa quantitativa realizada com consumidores da cidade de Porto Alegre, senThe present study has the purpose of reaching a higher understanding over the subject corporative social responsibility and its practice in companies’ strategic context. In this environment the characteristics of corporative social responsibility were analyzed and its involvement with brand mark value, company image and financial performance. Three goals were defined for this study: (a) to identify how corporative social responsibility brings value and contributes to company’s image; (b) to identify the results obtained by the companies in the accomplishment of corporative social responsibility activities and what benefits they produce to the society; and (c) to identify the perceptions of the consumers regarding social responsibility and the consumption of socially responsible products. These questions were answered based on a review of existing literature and a quantitative research with customers from Porto Alegre, upon which analysis were conducted, correlating the research variables, offering theoreticalNenhumaPavin, Francisco Duartehttp://lattes.cnpq.br/3940453865338311http://lattes.cnpq.br/9339761980651218Damacena, CláudioUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoUNISINOSBrasilEscola de Gestão e NegóciosResponsabilidade social corporativa gerando valor para a marca: mito ou realidade?Ciências Sociais Aplicadasimagem empresarialperformance financeiravalor de marcaresponsabilidade social corporativabrand mark valuecompany imagefinantial performancecorporative social responsibilityinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2734info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALFranciscoPavinAdministracao.pdfFranciscoPavinAdministracao.pdfapplication/pdf437554http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2734/1/FranciscoPavinAdministracao.pdf07154ea5d859b7769b10965f99073b17MD51UNISINOS/27342015-03-19 11:45:11.063oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2734Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-19T14:45:11Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Responsabilidade social corporativa gerando valor para a marca: mito ou realidade?
title Responsabilidade social corporativa gerando valor para a marca: mito ou realidade?
spellingShingle Responsabilidade social corporativa gerando valor para a marca: mito ou realidade?
Pavin, Francisco Duarte
Ciências Sociais Aplicadas
imagem empresarial
performance financeira
valor de marca
responsabilidade social corporativa
brand mark value
company image
finantial performance
corporative social responsibility
title_short Responsabilidade social corporativa gerando valor para a marca: mito ou realidade?
title_full Responsabilidade social corporativa gerando valor para a marca: mito ou realidade?
title_fullStr Responsabilidade social corporativa gerando valor para a marca: mito ou realidade?
title_full_unstemmed Responsabilidade social corporativa gerando valor para a marca: mito ou realidade?
title_sort Responsabilidade social corporativa gerando valor para a marca: mito ou realidade?
author Pavin, Francisco Duarte
author_facet Pavin, Francisco Duarte
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3940453865338311
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9339761980651218
dc.contributor.author.fl_str_mv Pavin, Francisco Duarte
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Damacena, Cláudio
contributor_str_mv Damacena, Cláudio
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciências Sociais Aplicadas
topic Ciências Sociais Aplicadas
imagem empresarial
performance financeira
valor de marca
responsabilidade social corporativa
brand mark value
company image
finantial performance
corporative social responsibility
dc.subject.por.fl_str_mv imagem empresarial
performance financeira
valor de marca
responsabilidade social corporativa
dc.subject.eng.fl_str_mv brand mark value
company image
finantial performance
corporative social responsibility
description Este trabalho tem como finalidade a busca de uma maior compreensão sobre o tema responsabilidade social corporativa e sua aplicação no contexto estratégico das empresas. Neste ambiente, foram analisadas as características da responsabilidade social corporativa e sua relação com valor de marca, imagem empresarial e performance financeira. Foram definidos três objetivos para este estudo: (a) identificar que atividades sociais os consumidores praticam e em que níveis se consideram socialmente responsáveis; (b) identificar qual o relacionamento entre as atividades de responsabilidade social corporativa praticadas pelas empresas e as percepções dos consumidores em relação a estas práticas; e (c) identificar as percepções dos consumidores em relação ao consumo socialmente responsável e suas implicações para a valorização da marca e da imagem das empresas. Estas inquietudes foram respondidas a partir de uma revisão da literatura e de uma pesquisa quantitativa realizada com consumidores da cidade de Porto Alegre, sen
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-08-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-05T18:40:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-05T18:40:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2734
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2734
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Administração
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNISINOS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Gestão e Negócios
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2734/1/FranciscoPavinAdministracao.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 07154ea5d859b7769b10965f99073b17
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844947095126016