A Responsabilidade Social Corporativa como estratégia para atuação sustentável e valorização da imagem de empresas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244699 |
Resumo: | O processo de globalização tem possibilitado cada vez mais ao consumidor perceber sua influência e poder de decisão, além de estimula-lo a atentar-se mais para a atuação das empresas, especialmente suas preocupações com as questões sociais e ambientais.. Nesse cenário, as empresas foram forçadas a adotar novos hábitos, humanizar as relações, incluindo ações como, por exemplo, de transformação social. Esse trabalho busca discutir algumas questões sobre a contribuição dos princípios de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) na atuação das empresas, e como a adoção de novas práticas podem favorecer a consolidação de cenários mais sustentáveis e promissores. Partindo da revisão de literatura e de estudos de caso, busca-se refletir sobre como as ações empresariais pautadas na RSC colaboram para o estabelecimento de uma identidade de marca e, ainda, como investimentos sociais são notados pelo mercado e se tornam um diferencial, agregando valor ao produto e ao serviço fornecido pela empresa. |
id |
UFSC_ed98566bec6367d4d12ec7c59b6e7716 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/244699 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A Responsabilidade Social Corporativa como estratégia para atuação sustentável e valorização da imagem de empresasCorporate Social Responsibility as strategy for sustainable performance and corporate identity valueResponsabilidade Social Corporativa;Identidade Empresarial;Valor de MarcaCorporative Social Responsibility, Brand Identity; Brand ValueO processo de globalização tem possibilitado cada vez mais ao consumidor perceber sua influência e poder de decisão, além de estimula-lo a atentar-se mais para a atuação das empresas, especialmente suas preocupações com as questões sociais e ambientais.. Nesse cenário, as empresas foram forçadas a adotar novos hábitos, humanizar as relações, incluindo ações como, por exemplo, de transformação social. Esse trabalho busca discutir algumas questões sobre a contribuição dos princípios de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) na atuação das empresas, e como a adoção de novas práticas podem favorecer a consolidação de cenários mais sustentáveis e promissores. Partindo da revisão de literatura e de estudos de caso, busca-se refletir sobre como as ações empresariais pautadas na RSC colaboram para o estabelecimento de uma identidade de marca e, ainda, como investimentos sociais são notados pelo mercado e se tornam um diferencial, agregando valor ao produto e ao serviço fornecido pela empresa.The globalization process has allowed the consumers to recognize their influence and decision making power, beyond stimulating them to pay more attention to companies, specially regarding their social and environmental issues. In this scenario, companies have been forced to adopt new practices, to humanize the relationships, including actions related to social transformation, for example This paper aims to discuss some issues about the contribution of the principles of Corporate Social Responsibility (CSR) to the companies' operations. Also, how their new practices can favor the consolidation of more sustainable and promising scenarios.. Starting from the literature review and two case studies, the work discusses how corporate actions based on the CSR collaborate to the establishment of a brand identity. It also intends to comprehend how the social investments are noticed by the market and become a differential aspect, adding value to the product and the service offered by the company.Grupo de Pesquisa Virtuhab/ UFSC2023-02-27T15:40:48Z2023-02-27T15:40:48Z2019-05-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf2596-237Xhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244699Resende, Hugo Teixeira Guimarães RibeiroSouza, Paloma Ribeiro deMarco, Isabela Gomes deNunes, Viviane G. A.porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-02-27T15:40:48Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/244699Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-02-27T15:40:48Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Responsabilidade Social Corporativa como estratégia para atuação sustentável e valorização da imagem de empresas Corporate Social Responsibility as strategy for sustainable performance and corporate identity value |
title |
A Responsabilidade Social Corporativa como estratégia para atuação sustentável e valorização da imagem de empresas |
spellingShingle |
A Responsabilidade Social Corporativa como estratégia para atuação sustentável e valorização da imagem de empresas Resende, Hugo Teixeira Guimarães Ribeiro Responsabilidade Social Corporativa; Identidade Empresarial; Valor de Marca Corporative Social Responsibility, Brand Identity; Brand Value |
title_short |
A Responsabilidade Social Corporativa como estratégia para atuação sustentável e valorização da imagem de empresas |
title_full |
A Responsabilidade Social Corporativa como estratégia para atuação sustentável e valorização da imagem de empresas |
title_fullStr |
A Responsabilidade Social Corporativa como estratégia para atuação sustentável e valorização da imagem de empresas |
title_full_unstemmed |
A Responsabilidade Social Corporativa como estratégia para atuação sustentável e valorização da imagem de empresas |
title_sort |
A Responsabilidade Social Corporativa como estratégia para atuação sustentável e valorização da imagem de empresas |
author |
Resende, Hugo Teixeira Guimarães Ribeiro |
author_facet |
Resende, Hugo Teixeira Guimarães Ribeiro Souza, Paloma Ribeiro de Marco, Isabela Gomes de Nunes, Viviane G. A. |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Paloma Ribeiro de Marco, Isabela Gomes de Nunes, Viviane G. A. |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Resende, Hugo Teixeira Guimarães Ribeiro Souza, Paloma Ribeiro de Marco, Isabela Gomes de Nunes, Viviane G. A. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Responsabilidade Social Corporativa; Identidade Empresarial; Valor de Marca Corporative Social Responsibility, Brand Identity; Brand Value |
topic |
Responsabilidade Social Corporativa; Identidade Empresarial; Valor de Marca Corporative Social Responsibility, Brand Identity; Brand Value |
description |
O processo de globalização tem possibilitado cada vez mais ao consumidor perceber sua influência e poder de decisão, além de estimula-lo a atentar-se mais para a atuação das empresas, especialmente suas preocupações com as questões sociais e ambientais.. Nesse cenário, as empresas foram forçadas a adotar novos hábitos, humanizar as relações, incluindo ações como, por exemplo, de transformação social. Esse trabalho busca discutir algumas questões sobre a contribuição dos princípios de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) na atuação das empresas, e como a adoção de novas práticas podem favorecer a consolidação de cenários mais sustentáveis e promissores. Partindo da revisão de literatura e de estudos de caso, busca-se refletir sobre como as ações empresariais pautadas na RSC colaboram para o estabelecimento de uma identidade de marca e, ainda, como investimentos sociais são notados pelo mercado e se tornam um diferencial, agregando valor ao produto e ao serviço fornecido pela empresa. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-08 2023-02-27T15:40:48Z 2023-02-27T15:40:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
2596-237X https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244699 |
identifier_str_mv |
2596-237X |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244699 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Virtuhab/ UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Virtuhab/ UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652035130654720 |