A Responsabilidade Social Corporativa como estratégia para atuação sustentável e valorização da imagem de empresas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Resende, Hugo Teixeira Guimarães Ribeiro
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Souza, Paloma Ribeiro de, Marco, Isabela Gomes de, Nunes, Viviane G. A.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244699
Resumo: O processo de globalização tem possibilitado cada vez mais ao consumidor perceber sua influência e poder de decisão, além de estimula-lo a atentar-se mais para a atuação das empresas, especialmente suas preocupações com as questões sociais e ambientais.. Nesse cenário, as empresas foram forçadas a adotar novos hábitos, humanizar as relações, incluindo ações como, por exemplo, de transformação social. Esse trabalho busca discutir algumas questões sobre a contribuição dos princípios de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) na atuação das empresas, e como a adoção de novas práticas podem favorecer a consolidação de cenários mais sustentáveis e promissores. Partindo da revisão de literatura e de estudos de caso, busca-se refletir sobre como as ações empresariais pautadas na RSC colaboram para o estabelecimento de uma identidade de marca e, ainda, como investimentos sociais são notados pelo mercado e se tornam um diferencial, agregando valor ao produto e ao serviço fornecido pela empresa.
id UFSC_ed98566bec6367d4d12ec7c59b6e7716
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/244699
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A Responsabilidade Social Corporativa como estratégia para atuação sustentável e valorização da imagem de empresasCorporate Social Responsibility as strategy for sustainable performance and corporate identity valueResponsabilidade Social Corporativa;Identidade Empresarial;Valor de MarcaCorporative Social Responsibility, Brand Identity; Brand ValueO processo de globalização tem possibilitado cada vez mais ao consumidor perceber sua influência e poder de decisão, além de estimula-lo a atentar-se mais para a atuação das empresas, especialmente suas preocupações com as questões sociais e ambientais.. Nesse cenário, as empresas foram forçadas a adotar novos hábitos, humanizar as relações, incluindo ações como, por exemplo, de transformação social. Esse trabalho busca discutir algumas questões sobre a contribuição dos princípios de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) na atuação das empresas, e como a adoção de novas práticas podem favorecer a consolidação de cenários mais sustentáveis e promissores. Partindo da revisão de literatura e de estudos de caso, busca-se refletir sobre como as ações empresariais pautadas na RSC colaboram para o estabelecimento de uma identidade de marca e, ainda, como investimentos sociais são notados pelo mercado e se tornam um diferencial, agregando valor ao produto e ao serviço fornecido pela empresa.The globalization process has allowed the consumers to recognize their influence and decision making power, beyond stimulating them to pay more attention to companies, specially regarding their social and environmental issues. In this scenario, companies have been forced to adopt new practices, to humanize the relationships, including actions related to social transformation, for example This paper aims to discuss some issues about the contribution of the principles of Corporate Social Responsibility (CSR) to the companies' operations. Also, how their new practices can favor the consolidation of more sustainable and promising scenarios.. Starting from the literature review and two case studies, the work discusses how corporate actions based on the CSR collaborate to the establishment of a brand identity. It also intends to comprehend how the social investments are noticed by the market and become a differential aspect, adding value to the product and the service offered by the company.Grupo de Pesquisa Virtuhab/ UFSC2023-02-27T15:40:48Z2023-02-27T15:40:48Z2019-05-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf2596-237Xhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244699Resende, Hugo Teixeira Guimarães RibeiroSouza, Paloma Ribeiro deMarco, Isabela Gomes deNunes, Viviane G. A.porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-02-27T15:40:48Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/244699Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-02-27T15:40:48Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A Responsabilidade Social Corporativa como estratégia para atuação sustentável e valorização da imagem de empresas
Corporate Social Responsibility as strategy for sustainable performance and corporate identity value
title A Responsabilidade Social Corporativa como estratégia para atuação sustentável e valorização da imagem de empresas
spellingShingle A Responsabilidade Social Corporativa como estratégia para atuação sustentável e valorização da imagem de empresas
Resende, Hugo Teixeira Guimarães Ribeiro
Responsabilidade Social Corporativa;
Identidade Empresarial;
Valor de Marca
Corporative Social Responsibility, Brand Identity; Brand Value
title_short A Responsabilidade Social Corporativa como estratégia para atuação sustentável e valorização da imagem de empresas
title_full A Responsabilidade Social Corporativa como estratégia para atuação sustentável e valorização da imagem de empresas
title_fullStr A Responsabilidade Social Corporativa como estratégia para atuação sustentável e valorização da imagem de empresas
title_full_unstemmed A Responsabilidade Social Corporativa como estratégia para atuação sustentável e valorização da imagem de empresas
title_sort A Responsabilidade Social Corporativa como estratégia para atuação sustentável e valorização da imagem de empresas
author Resende, Hugo Teixeira Guimarães Ribeiro
author_facet Resende, Hugo Teixeira Guimarães Ribeiro
Souza, Paloma Ribeiro de
Marco, Isabela Gomes de
Nunes, Viviane G. A.
author_role author
author2 Souza, Paloma Ribeiro de
Marco, Isabela Gomes de
Nunes, Viviane G. A.
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Resende, Hugo Teixeira Guimarães Ribeiro
Souza, Paloma Ribeiro de
Marco, Isabela Gomes de
Nunes, Viviane G. A.
dc.subject.por.fl_str_mv Responsabilidade Social Corporativa;
Identidade Empresarial;
Valor de Marca
Corporative Social Responsibility, Brand Identity; Brand Value
topic Responsabilidade Social Corporativa;
Identidade Empresarial;
Valor de Marca
Corporative Social Responsibility, Brand Identity; Brand Value
description O processo de globalização tem possibilitado cada vez mais ao consumidor perceber sua influência e poder de decisão, além de estimula-lo a atentar-se mais para a atuação das empresas, especialmente suas preocupações com as questões sociais e ambientais.. Nesse cenário, as empresas foram forçadas a adotar novos hábitos, humanizar as relações, incluindo ações como, por exemplo, de transformação social. Esse trabalho busca discutir algumas questões sobre a contribuição dos princípios de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) na atuação das empresas, e como a adoção de novas práticas podem favorecer a consolidação de cenários mais sustentáveis e promissores. Partindo da revisão de literatura e de estudos de caso, busca-se refletir sobre como as ações empresariais pautadas na RSC colaboram para o estabelecimento de uma identidade de marca e, ainda, como investimentos sociais são notados pelo mercado e se tornam um diferencial, agregando valor ao produto e ao serviço fornecido pela empresa.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-08
2023-02-27T15:40:48Z
2023-02-27T15:40:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 2596-237X
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244699
identifier_str_mv 2596-237X
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244699
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Virtuhab/ UFSC
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Virtuhab/ UFSC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652035130654720