Relação entre responsabilidade social, percepção do valor de marca e confiança sob a ótica do consumidor
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3022 |
Resumo: | A Responsabilidade Social Empresarial - RSE a partir da década de 90 vem desempenhando um papel mais atuante na sociedade, que reflete no crescimento do estudo na área nos últimos anos. Ainda um tema pouco investigado, este trabalho visa proporcionar e aprofundar o assunto com o objetivo de identificar as possíveis influências da RSE no consumidor. Investiga-se nesta dissertação a relação da RSE com o consumidor aliado as variáveis confiança e valor de marca. Busca - se aprofundar o conhecimento das relações existente entre esses itens e o cliente. Foi desenvolvido uma pesquisa através de uma survey, a unidade de análise foi o Banco do Estado do Rio Grande do Sul – Banrisul, onde os respondentes da survey foram os clientes pessoa física do Banrisul. Foram propostos modelos teóricos e a pesquisa a campo a fim de sustentar as hipóteses sugeridas. Por meio de pesquisa exploratório-descritiva, realizou-se um levantamento com aproximadamente 150 clientes do Banrisul. Como resultados gerais, foi verificado a relação da RSE nos clientes do banco. Outros resultados e implicações do estudo também foram discutidos. Concluí-se que RSE tem relação com valor de marca, mediada pela variável confiança. Que os clientes do Banrisul consideram muito importante a atuação da instituição no setor social , mas praticamente desconhecem os programas sociais desenvolvidos pelo banco. |
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2015-03-17T15:24:29Z2015-03-17T15:24:29Z2011-08-29Submitted by Vanessa Nunes (vnunes@unisinos.br) on 2015-03-17T15:24:29Z No. of bitstreams: 1 FernandaMatteCavalcante.pdf: 565437 bytes, checksum: a92b20fb9ed0394f0bd655c5dd771053 (MD5)Made available in DSpace on 2015-03-17T15:24:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FernandaMatteCavalcante.pdf: 565437 bytes, checksum: a92b20fb9ed0394f0bd655c5dd771053 (MD5) Previous issue date: 2011-08-29A Responsabilidade Social Empresarial - RSE a partir da década de 90 vem desempenhando um papel mais atuante na sociedade, que reflete no crescimento do estudo na área nos últimos anos. Ainda um tema pouco investigado, este trabalho visa proporcionar e aprofundar o assunto com o objetivo de identificar as possíveis influências da RSE no consumidor. Investiga-se nesta dissertação a relação da RSE com o consumidor aliado as variáveis confiança e valor de marca. Busca - se aprofundar o conhecimento das relações existente entre esses itens e o cliente. Foi desenvolvido uma pesquisa através de uma survey, a unidade de análise foi o Banco do Estado do Rio Grande do Sul – Banrisul, onde os respondentes da survey foram os clientes pessoa física do Banrisul. Foram propostos modelos teóricos e a pesquisa a campo a fim de sustentar as hipóteses sugeridas. Por meio de pesquisa exploratório-descritiva, realizou-se um levantamento com aproximadamente 150 clientes do Banrisul. Como resultados gerais, foi verificado a relação da RSE nos clientes do banco. Outros resultados e implicações do estudo também foram discutidos. Concluí-se que RSE tem relação com valor de marca, mediada pela variável confiança. Que os clientes do Banrisul consideram muito importante a atuação da instituição no setor social , mas praticamente desconhecem os programas sociais desenvolvidos pelo banco.Corporate Social Responsibility – CSR from the 90’s is playing a more active role in society, which reflects the growth in the study are a in recent years. Still a little investigated topic, this paper aims to provide and develop the subject in order to identify possible influences of CSR on consumers. This dissertation investigates the relationship of CSR together with the consumer confidence variables and brand value. Search – to deepen the understanding of the relationships between these items and the customer. where survey respondents were individual clients Banrisul. Were proposed theoretical models and research the field to support the hypotheses suggested. Through exploratory and descriptive research, carried out a survey of approximately 150 customers Banrisul. As general results, we verified the relationship of CSR in the bank’s clients. Other results and implications of the study were also discussed. It was concluded thatCSR relates to brand value, mediated by the variable trust. Banrisul customers consider important the role of the institution in the social sector, but virtually unaware of the social programs developed by the bank.nNenhumaCavalcante, Fernanda Mattehttp://lattes.cnpq.br/2714205944123888http://lattes.cnpq.br/0319401801737464Garrido, Ivan LapuenteUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoUnisinosBrasilEscola de Gestão e NegóciosRelação entre responsabilidade social, percepção do valor de marca e confiança sob a ótica do consumidorACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::AdministraçãoResponsabilidade social empresarialConfiançaValor de marcaBanrisulCorporate social responsibilityTrustValue brandinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3022info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALFernandaMatteCavalcante.pdfFernandaMatteCavalcante.pdfapplication/pdf565437http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/3022/1/FernandaMatteCavalcante.pdfa92b20fb9ed0394f0bd655c5dd771053MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82097http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/3022/2/license.txt30aee977a52392c99464e4663dd115a2MD52UNISINOS/30222015-03-17 13:01:19.179oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/3022Tk9UQTogQ09MT1FVRSBBUVVJIEEgU1VBIFBSP1BSSUEgTElDRU4/QQpFc3RhIGxpY2VuP2EgZGUgZXhlbXBsbyA/IGZvcm5lY2lkYSBhcGVuYXMgcGFyYSBmaW5zIGluZm9ybWF0aXZvcy4KCkxJQ0VOP0EgREUgRElTVFJJQlVJPz9PIE4/Ty1FWENMVVNJVkEKCkNvbSBhIGFwcmVzZW50YT8/byBkZXN0YSBsaWNlbj9hLCB2b2M/IChvIGF1dG9yIChlcykgb3UgbyB0aXR1bGFyIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvcikgY29uY2VkZSA/IApVbml2ZXJzaWRhZGUgZG8gVmFsZSBkbyBSaW8gZG9zIFNpbm9zIChVTklTSU5PUykgbyBkaXJlaXRvIG4/by1leGNsdXNpdm8gZGUgcmVwcm9kdXppciwgIHRyYWR1emlyIChjb25mb3JtZSBkZWZpbmlkbyBhYmFpeG8pLCBlL291IApkaXN0cmlidWlyIGEgc3VhIHRlc2Ugb3UgZGlzc2VydGE/P28gKGluY2x1aW5kbyBvIHJlc3VtbykgcG9yIHRvZG8gbyBtdW5kbyBubyBmb3JtYXRvIGltcHJlc3NvIGUgZWxldHI/bmljbyBlIAplbSBxdWFscXVlciBtZWlvLCBpbmNsdWluZG8gb3MgZm9ybWF0b3MgP3VkaW8gb3Ugdj9kZW8uCgpWb2M/IGNvbmNvcmRhIHF1ZSBhIFNpZ2xhIGRlIFVuaXZlcnNpZGFkZSBwb2RlLCBzZW0gYWx0ZXJhciBvIGNvbnRlP2RvLCB0cmFuc3BvciBhIHN1YSB0ZXNlIG91IGRpc3NlcnRhPz9vIApwYXJhIHF1YWxxdWVyIG1laW8gb3UgZm9ybWF0byBwYXJhIGZpbnMgZGUgcHJlc2VydmE/P28uCgpWb2M/IHRhbWI/bSBjb25jb3JkYSBxdWUgYSBTaWdsYSBkZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgcG9kZSBtYW50ZXIgbWFpcyBkZSB1bWEgYz9waWEgYSBzdWEgdGVzZSBvdSAKZGlzc2VydGE/P28gcGFyYSBmaW5zIGRlIHNlZ3VyYW4/YSwgYmFjay11cCBlIHByZXNlcnZhPz9vLgoKVm9jPyBkZWNsYXJhIHF1ZSBhIHN1YSB0ZXNlIG91IGRpc3NlcnRhPz9vID8gb3JpZ2luYWwgZSBxdWUgdm9jPyB0ZW0gbyBwb2RlciBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyAKbmVzdGEgbGljZW4/YS4gVm9jPyB0YW1iP20gZGVjbGFyYSBxdWUgbyBkZXA/c2l0byBkYSBzdWEgdGVzZSBvdSBkaXNzZXJ0YT8/byBuP28sIHF1ZSBzZWphIGRlIHNldSAKY29uaGVjaW1lbnRvLCBpbmZyaW5nZSBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBkZSBuaW5ndT9tLgoKQ2FzbyBhIHN1YSB0ZXNlIG91IGRpc3NlcnRhPz9vIGNvbnRlbmhhIG1hdGVyaWFsIHF1ZSB2b2M/IG4/byBwb3NzdWkgYSB0aXR1bGFyaWRhZGUgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCB2b2M/IApkZWNsYXJhIHF1ZSBvYnRldmUgYSBwZXJtaXNzP28gaXJyZXN0cml0YSBkbyBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgcGFyYSBjb25jZWRlciA/IFNpZ2xhIGRlIFVuaXZlcnNpZGFkZSAKb3MgZGlyZWl0b3MgYXByZXNlbnRhZG9zIG5lc3RhIGxpY2VuP2EsIGUgcXVlIGVzc2UgbWF0ZXJpYWwgZGUgcHJvcHJpZWRhZGUgZGUgdGVyY2Vpcm9zIGVzdD8gY2xhcmFtZW50ZSAKaWRlbnRpZmljYWRvIGUgcmVjb25oZWNpZG8gbm8gdGV4dG8gb3Ugbm8gY29udGU/ZG8gZGEgdGVzZSBvdSBkaXNzZXJ0YT8/byBvcmEgZGVwb3NpdGFkYS4KCkNBU08gQSBURVNFIE9VIERJU1NFUlRBPz9PIE9SQSBERVBPU0lUQURBIFRFTkhBIFNJRE8gUkVTVUxUQURPIERFIFVNIFBBVFJPQz9OSU8gT1UgCkFQT0lPIERFIFVNQSBBRz9OQ0lBIERFIEZPTUVOVE8gT1UgT1VUUk8gT1JHQU5JU01PIFFVRSBOP08gU0VKQSBBIFNJR0xBIERFIApVTklWRVJTSURBREUsIFZPQz8gREVDTEFSQSBRVUUgUkVTUEVJVE9VIFRPRE9TIEUgUVVBSVNRVUVSIERJUkVJVE9TIERFIFJFVklTP08gQ09NTyAKVEFNQj9NIEFTIERFTUFJUyBPQlJJR0E/P0VTIEVYSUdJREFTIFBPUiBDT05UUkFUTyBPVSBBQ09SRE8uCgpBIFNpZ2xhIGRlIFVuaXZlcnNpZGFkZSBzZSBjb21wcm9tZXRlIGEgaWRlbnRpZmljYXIgY2xhcmFtZW50ZSBvIHNldSBub21lIChzKSBvdSBvKHMpIG5vbWUocykgZG8ocykgCmRldGVudG9yKGVzKSBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgZGEgdGVzZSBvdSBkaXNzZXJ0YT8/bywgZSBuP28gZmFyPyBxdWFscXVlciBhbHRlcmE/P28sIGFsP20gZGFxdWVsYXMgCmNvbmNlZGlkYXMgcG9yIGVzdGEgbGljZW4/YS4KBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-17T16:01:19Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
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