Antologias audiovisualizadas na série Ela Quer Tudo de Spike Lee na Netflix

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Koetz, Juliana
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9780
Resumo: Este trabalho busca compreender como a série Ela Quer Tudo (2017 - 2019), de Spike Lee, na Netflix, atualiza as antologias audiovisualizadas, isto é, uma audiovisualidade que refleete o caráter antológico presente na tecnocultura audiovisual contemporânea, a qual é marcada pela coexistência de múltiplas naturezas imagéticas e sonoras, e que frequentemente é carregada de uma política. Esta política se caracteriza por fazer avançar a técnica (BENJAMIN, 2012), se revelando no tensionamento de hierarquias, interrupções de espectações e de formas dadas como naturais ou padronizadas no audiovisual. Assim, nossos acionamentos teóricos buscam compreender o devir antologia, caracterizado pelo estabelecimento ou revisão de cânones (SERRANI, 2008), e refletir sobre as estratégias de audiovisualização deste gênero e formato na tecnocultura contemporânea. Para tanto, partimos metodologicamente da flanerie (BENJAMIN, 2009) a fim de abrir nosso objeto empírico, desdiscretizamos e cartografamos as molduras (KILPP, 2002) que produzem os sentidos de tais convergências tecnoestéticas. No capítulo de análise desenvolvemos seis pausas, que a partir das proposições de Abreu (2014), construímos como ordenações transitórias, as quais podem ser rearranjadas e revelar outras potências. Entretanto, nestas pausas encontramos e refletimos a respeito das potências tecnoculturais presentes em tais conjuntos de imagens, que nos levam a compreender a imagem contemporânea como uma imagem que quer tudo - formas, técnicas, estéticas, mídias.
id USIN_4e89b49a4aacadbe82975c104ad39899
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/9780
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2021-05-24T14:32:38Z2021-05-24T14:32:38Z2021-04-14Submitted by Anna Barbara Alves Beraldine (annabarbara@unisinos.br) on 2021-05-24T14:32:38Z No. of bitstreams: 1 Juliana Koetz_.pdf: 3426713 bytes, checksum: 811cdc4d124e743db265a60cfe712310 (MD5)Made available in DSpace on 2021-05-24T14:32:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Juliana Koetz_.pdf: 3426713 bytes, checksum: 811cdc4d124e743db265a60cfe712310 (MD5) Previous issue date: 2021-04-14Este trabalho busca compreender como a série Ela Quer Tudo (2017 - 2019), de Spike Lee, na Netflix, atualiza as antologias audiovisualizadas, isto é, uma audiovisualidade que refleete o caráter antológico presente na tecnocultura audiovisual contemporânea, a qual é marcada pela coexistência de múltiplas naturezas imagéticas e sonoras, e que frequentemente é carregada de uma política. Esta política se caracteriza por fazer avançar a técnica (BENJAMIN, 2012), se revelando no tensionamento de hierarquias, interrupções de espectações e de formas dadas como naturais ou padronizadas no audiovisual. Assim, nossos acionamentos teóricos buscam compreender o devir antologia, caracterizado pelo estabelecimento ou revisão de cânones (SERRANI, 2008), e refletir sobre as estratégias de audiovisualização deste gênero e formato na tecnocultura contemporânea. Para tanto, partimos metodologicamente da flanerie (BENJAMIN, 2009) a fim de abrir nosso objeto empírico, desdiscretizamos e cartografamos as molduras (KILPP, 2002) que produzem os sentidos de tais convergências tecnoestéticas. No capítulo de análise desenvolvemos seis pausas, que a partir das proposições de Abreu (2014), construímos como ordenações transitórias, as quais podem ser rearranjadas e revelar outras potências. Entretanto, nestas pausas encontramos e refletimos a respeito das potências tecnoculturais presentes em tais conjuntos de imagens, que nos levam a compreender a imagem contemporânea como uma imagem que quer tudo - formas, técnicas, estéticas, mídias.This work seeks to understant how the series She’s Gotta Have It (2017 - 2019), by Spike Lee, on Netflix, actualizes the audiovisual anthologies, that is, an audiovisuality that reflects the anthological property present in contemporary audiovisual technoculture. This audiovisual technoculture is marked by coexistence of multiple imagery and sound natures, and often loaded with politics. These politics are characterized by advancing the technique (BENJAMIN, 2012), which reveals itself in the tensioning of hierarchies and interruptions in forms that are considered natural or standardized in the audiovisual. Thus, our theoretical actions seek to understand the anthology becoming, characterized by the establishment or revision of canons (SERRANI, 2008), and to reflect on the audiovisualization strategies of this genre and format in contemporary technoculture. To do so, we methodologically depart from the flanerie (BENJAMIN, 2009) in order to open our empirical object, and we discredit and map the frames (KILPP, 2002) that produce the meanings of such techno-aesthetic convergences. In the analysis chapter, we developed six pauses, which, based on Abreu's propositions (2014), we built as transitory orderings, which can be rearranged and reveal other potentialities. However, in these pauses we find and reflect on the technocultural potentialities present in such sets of images, which lead us to understand the contemporary image as an image that wants everything - forms, techniques, aesthetics, media.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorKoetz, Julianahttp://lattes.cnpq.br/5669017263652497http://lattes.cnpq.br/9654736235562553Montaño La Cruz, Sonia EstelaUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em Ciências da ComunicaçãoUnisinosBrasilEscola da Indústria CriativaAntologias audiovisualizadas na série Ela Quer Tudo de Spike Lee na NetflixACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::ComunicaçãoAntologias audiovisualizadasEla Quer TudoTecnocultura audiovisualAudiovisualidadesSpike LeeAudiovisualized anthologiesShe’s Gotta Have ItTechnocultureAudiovisualitiesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9780info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82175http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9780/2/license.txt320e21f23402402ac4988605e1edd177MD52ORIGINALJuliana Koetz_.pdfJuliana Koetz_.pdfapplication/pdf4571351http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9780/3/Juliana+Koetz_.pdf16051ac4bb09511600edfde2ccb3bd27MD53UNISINOS/97802021-09-03 16:07:11.207oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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 Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2021-09-03T19:07:11Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Antologias audiovisualizadas na série Ela Quer Tudo de Spike Lee na Netflix
title Antologias audiovisualizadas na série Ela Quer Tudo de Spike Lee na Netflix
spellingShingle Antologias audiovisualizadas na série Ela Quer Tudo de Spike Lee na Netflix
Koetz, Juliana
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação
Antologias audiovisualizadas
Ela Quer Tudo
Tecnocultura audiovisual
Audiovisualidades
Spike Lee
Audiovisualized anthologies
She’s Gotta Have It
Technoculture
Audiovisualities
title_short Antologias audiovisualizadas na série Ela Quer Tudo de Spike Lee na Netflix
title_full Antologias audiovisualizadas na série Ela Quer Tudo de Spike Lee na Netflix
title_fullStr Antologias audiovisualizadas na série Ela Quer Tudo de Spike Lee na Netflix
title_full_unstemmed Antologias audiovisualizadas na série Ela Quer Tudo de Spike Lee na Netflix
title_sort Antologias audiovisualizadas na série Ela Quer Tudo de Spike Lee na Netflix
author Koetz, Juliana
author_facet Koetz, Juliana
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5669017263652497
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9654736235562553
dc.contributor.author.fl_str_mv Koetz, Juliana
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Montaño La Cruz, Sonia Estela
contributor_str_mv Montaño La Cruz, Sonia Estela
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação
topic ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação
Antologias audiovisualizadas
Ela Quer Tudo
Tecnocultura audiovisual
Audiovisualidades
Spike Lee
Audiovisualized anthologies
She’s Gotta Have It
Technoculture
Audiovisualities
dc.subject.por.fl_str_mv Antologias audiovisualizadas
Ela Quer Tudo
Tecnocultura audiovisual
Audiovisualidades
dc.subject.eng.fl_str_mv Spike Lee
Audiovisualized anthologies
She’s Gotta Have It
Technoculture
Audiovisualities
description Este trabalho busca compreender como a série Ela Quer Tudo (2017 - 2019), de Spike Lee, na Netflix, atualiza as antologias audiovisualizadas, isto é, uma audiovisualidade que refleete o caráter antológico presente na tecnocultura audiovisual contemporânea, a qual é marcada pela coexistência de múltiplas naturezas imagéticas e sonoras, e que frequentemente é carregada de uma política. Esta política se caracteriza por fazer avançar a técnica (BENJAMIN, 2012), se revelando no tensionamento de hierarquias, interrupções de espectações e de formas dadas como naturais ou padronizadas no audiovisual. Assim, nossos acionamentos teóricos buscam compreender o devir antologia, caracterizado pelo estabelecimento ou revisão de cânones (SERRANI, 2008), e refletir sobre as estratégias de audiovisualização deste gênero e formato na tecnocultura contemporânea. Para tanto, partimos metodologicamente da flanerie (BENJAMIN, 2009) a fim de abrir nosso objeto empírico, desdiscretizamos e cartografamos as molduras (KILPP, 2002) que produzem os sentidos de tais convergências tecnoestéticas. No capítulo de análise desenvolvemos seis pausas, que a partir das proposições de Abreu (2014), construímos como ordenações transitórias, as quais podem ser rearranjadas e revelar outras potências. Entretanto, nestas pausas encontramos e refletimos a respeito das potências tecnoculturais presentes em tais conjuntos de imagens, que nos levam a compreender a imagem contemporânea como uma imagem que quer tudo - formas, técnicas, estéticas, mídias.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-24T14:32:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-05-24T14:32:38Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-04-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9780
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9780
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv Unisinos
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola da Indústria Criativa
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9780/2/license.txt
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9780/3/Juliana+Koetz_.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 320e21f23402402ac4988605e1edd177
16051ac4bb09511600edfde2ccb3bd27
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801845048891932672