Antologias audiovisualizadas na série Ela Quer Tudo de Spike Lee na Netflix
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9780 |
Resumo: | Este trabalho busca compreender como a série Ela Quer Tudo (2017 - 2019), de Spike Lee, na Netflix, atualiza as antologias audiovisualizadas, isto é, uma audiovisualidade que refleete o caráter antológico presente na tecnocultura audiovisual contemporânea, a qual é marcada pela coexistência de múltiplas naturezas imagéticas e sonoras, e que frequentemente é carregada de uma política. Esta política se caracteriza por fazer avançar a técnica (BENJAMIN, 2012), se revelando no tensionamento de hierarquias, interrupções de espectações e de formas dadas como naturais ou padronizadas no audiovisual. Assim, nossos acionamentos teóricos buscam compreender o devir antologia, caracterizado pelo estabelecimento ou revisão de cânones (SERRANI, 2008), e refletir sobre as estratégias de audiovisualização deste gênero e formato na tecnocultura contemporânea. Para tanto, partimos metodologicamente da flanerie (BENJAMIN, 2009) a fim de abrir nosso objeto empírico, desdiscretizamos e cartografamos as molduras (KILPP, 2002) que produzem os sentidos de tais convergências tecnoestéticas. No capítulo de análise desenvolvemos seis pausas, que a partir das proposições de Abreu (2014), construímos como ordenações transitórias, as quais podem ser rearranjadas e revelar outras potências. Entretanto, nestas pausas encontramos e refletimos a respeito das potências tecnoculturais presentes em tais conjuntos de imagens, que nos levam a compreender a imagem contemporânea como uma imagem que quer tudo - formas, técnicas, estéticas, mídias. |
id |
USIN_4e89b49a4aacadbe82975c104ad39899 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/9780 |
network_acronym_str |
USIN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
repository_id_str |
|
spelling |
2021-05-24T14:32:38Z2021-05-24T14:32:38Z2021-04-14Submitted by Anna Barbara Alves Beraldine (annabarbara@unisinos.br) on 2021-05-24T14:32:38Z No. of bitstreams: 1 Juliana Koetz_.pdf: 3426713 bytes, checksum: 811cdc4d124e743db265a60cfe712310 (MD5)Made available in DSpace on 2021-05-24T14:32:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Juliana Koetz_.pdf: 3426713 bytes, checksum: 811cdc4d124e743db265a60cfe712310 (MD5) Previous issue date: 2021-04-14Este trabalho busca compreender como a série Ela Quer Tudo (2017 - 2019), de Spike Lee, na Netflix, atualiza as antologias audiovisualizadas, isto é, uma audiovisualidade que refleete o caráter antológico presente na tecnocultura audiovisual contemporânea, a qual é marcada pela coexistência de múltiplas naturezas imagéticas e sonoras, e que frequentemente é carregada de uma política. Esta política se caracteriza por fazer avançar a técnica (BENJAMIN, 2012), se revelando no tensionamento de hierarquias, interrupções de espectações e de formas dadas como naturais ou padronizadas no audiovisual. Assim, nossos acionamentos teóricos buscam compreender o devir antologia, caracterizado pelo estabelecimento ou revisão de cânones (SERRANI, 2008), e refletir sobre as estratégias de audiovisualização deste gênero e formato na tecnocultura contemporânea. Para tanto, partimos metodologicamente da flanerie (BENJAMIN, 2009) a fim de abrir nosso objeto empírico, desdiscretizamos e cartografamos as molduras (KILPP, 2002) que produzem os sentidos de tais convergências tecnoestéticas. No capítulo de análise desenvolvemos seis pausas, que a partir das proposições de Abreu (2014), construímos como ordenações transitórias, as quais podem ser rearranjadas e revelar outras potências. Entretanto, nestas pausas encontramos e refletimos a respeito das potências tecnoculturais presentes em tais conjuntos de imagens, que nos levam a compreender a imagem contemporânea como uma imagem que quer tudo - formas, técnicas, estéticas, mídias.This work seeks to understant how the series She’s Gotta Have It (2017 - 2019), by Spike Lee, on Netflix, actualizes the audiovisual anthologies, that is, an audiovisuality that reflects the anthological property present in contemporary audiovisual technoculture. This audiovisual technoculture is marked by coexistence of multiple imagery and sound natures, and often loaded with politics. These politics are characterized by advancing the technique (BENJAMIN, 2012), which reveals itself in the tensioning of hierarchies and interruptions in forms that are considered natural or standardized in the audiovisual. Thus, our theoretical actions seek to understand the anthology becoming, characterized by the establishment or revision of canons (SERRANI, 2008), and to reflect on the audiovisualization strategies of this genre and format in contemporary technoculture. To do so, we methodologically depart from the flanerie (BENJAMIN, 2009) in order to open our empirical object, and we discredit and map the frames (KILPP, 2002) that produce the meanings of such techno-aesthetic convergences. In the analysis chapter, we developed six pauses, which, based on Abreu's propositions (2014), we built as transitory orderings, which can be rearranged and reveal other potentialities. However, in these pauses we find and reflect on the technocultural potentialities present in such sets of images, which lead us to understand the contemporary image as an image that wants everything - forms, techniques, aesthetics, media.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorKoetz, Julianahttp://lattes.cnpq.br/5669017263652497http://lattes.cnpq.br/9654736235562553Montaño La Cruz, Sonia EstelaUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em Ciências da ComunicaçãoUnisinosBrasilEscola da Indústria CriativaAntologias audiovisualizadas na série Ela Quer Tudo de Spike Lee na NetflixACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::ComunicaçãoAntologias audiovisualizadasEla Quer TudoTecnocultura audiovisualAudiovisualidadesSpike LeeAudiovisualized anthologiesShe’s Gotta Have ItTechnocultureAudiovisualitiesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9780info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82175http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9780/2/license.txt320e21f23402402ac4988605e1edd177MD52ORIGINALJuliana Koetz_.pdfJuliana Koetz_.pdfapplication/pdf4571351http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9780/3/Juliana+Koetz_.pdf16051ac4bb09511600edfde2ccb3bd27MD53UNISINOS/97802021-09-03 16:07:11.207oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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 Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2021-09-03T19:07:11Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Antologias audiovisualizadas na série Ela Quer Tudo de Spike Lee na Netflix |
title |
Antologias audiovisualizadas na série Ela Quer Tudo de Spike Lee na Netflix |
spellingShingle |
Antologias audiovisualizadas na série Ela Quer Tudo de Spike Lee na Netflix Koetz, Juliana ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação Antologias audiovisualizadas Ela Quer Tudo Tecnocultura audiovisual Audiovisualidades Spike Lee Audiovisualized anthologies She’s Gotta Have It Technoculture Audiovisualities |
title_short |
Antologias audiovisualizadas na série Ela Quer Tudo de Spike Lee na Netflix |
title_full |
Antologias audiovisualizadas na série Ela Quer Tudo de Spike Lee na Netflix |
title_fullStr |
Antologias audiovisualizadas na série Ela Quer Tudo de Spike Lee na Netflix |
title_full_unstemmed |
Antologias audiovisualizadas na série Ela Quer Tudo de Spike Lee na Netflix |
title_sort |
Antologias audiovisualizadas na série Ela Quer Tudo de Spike Lee na Netflix |
author |
Koetz, Juliana |
author_facet |
Koetz, Juliana |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5669017263652497 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9654736235562553 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Koetz, Juliana |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Montaño La Cruz, Sonia Estela |
contributor_str_mv |
Montaño La Cruz, Sonia Estela |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação |
topic |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação Antologias audiovisualizadas Ela Quer Tudo Tecnocultura audiovisual Audiovisualidades Spike Lee Audiovisualized anthologies She’s Gotta Have It Technoculture Audiovisualities |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Antologias audiovisualizadas Ela Quer Tudo Tecnocultura audiovisual Audiovisualidades |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Spike Lee Audiovisualized anthologies She’s Gotta Have It Technoculture Audiovisualities |
description |
Este trabalho busca compreender como a série Ela Quer Tudo (2017 - 2019), de Spike Lee, na Netflix, atualiza as antologias audiovisualizadas, isto é, uma audiovisualidade que refleete o caráter antológico presente na tecnocultura audiovisual contemporânea, a qual é marcada pela coexistência de múltiplas naturezas imagéticas e sonoras, e que frequentemente é carregada de uma política. Esta política se caracteriza por fazer avançar a técnica (BENJAMIN, 2012), se revelando no tensionamento de hierarquias, interrupções de espectações e de formas dadas como naturais ou padronizadas no audiovisual. Assim, nossos acionamentos teóricos buscam compreender o devir antologia, caracterizado pelo estabelecimento ou revisão de cânones (SERRANI, 2008), e refletir sobre as estratégias de audiovisualização deste gênero e formato na tecnocultura contemporânea. Para tanto, partimos metodologicamente da flanerie (BENJAMIN, 2009) a fim de abrir nosso objeto empírico, desdiscretizamos e cartografamos as molduras (KILPP, 2002) que produzem os sentidos de tais convergências tecnoestéticas. No capítulo de análise desenvolvemos seis pausas, que a partir das proposições de Abreu (2014), construímos como ordenações transitórias, as quais podem ser rearranjadas e revelar outras potências. Entretanto, nestas pausas encontramos e refletimos a respeito das potências tecnoculturais presentes em tais conjuntos de imagens, que nos levam a compreender a imagem contemporânea como uma imagem que quer tudo - formas, técnicas, estéticas, mídias. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-05-24T14:32:38Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-05-24T14:32:38Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-04-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9780 |
url |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9780 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
Unisinos |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola da Indústria Criativa |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:UNISINOS |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
UNISINOS |
institution |
UNISINOS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
collection |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9780/2/license.txt http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9780/3/Juliana+Koetz_.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
320e21f23402402ac4988605e1edd177 16051ac4bb09511600edfde2ccb3bd27 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801845048891932672 |