Aquisição da escrita: o caminho entre alfabetização e letramento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Robazkievicz, Maria Cristina Fernandes
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2560
Resumo: Nesta dissertação, investiga-se, a partir do acompanhamento de duas turmas de 1ª série, e de entrevistas e conversas informais com suas docentes, o processo de construção da língua escrita, visto sob o ângulo da alfabetização e também do letramento. Para a distinção entre alfabetização e letramento, foram utilizados conceitos de Soares (2001,2002), Bortolotto (1998), Matêncio (1994), Terzi (2002), Kleiman (1998), Gontijo (2002), Rojo (1998). Para uma melhor compreensão do cenário e dos participantes, faz-se a descrição do ambiente escolar, da formação das professoras, do grau de letramento dos pais, além da analise á atuação das professoras em seu trabalho. Para a análise do processo de construção da escrita, foram coletados textos resultantes de atividades realizadas pelas crianças dentro do contexto da sala de aula, ao longo de um ano. Dessa forma, foi possível acompanhar esse processo em cada aluno e também verificar se as atividades de sala de aula visavam ao letramento ou somente à decodificação das pala
id USIN_76df18a83911b21e484de9b13cb8d290
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2560
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-03-05T18:10:49Z2015-03-05T18:10:49Z2007-03-15Made available in DSpace on 2015-03-05T18:10:49Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 15Nesta dissertação, investiga-se, a partir do acompanhamento de duas turmas de 1ª série, e de entrevistas e conversas informais com suas docentes, o processo de construção da língua escrita, visto sob o ângulo da alfabetização e também do letramento. Para a distinção entre alfabetização e letramento, foram utilizados conceitos de Soares (2001,2002), Bortolotto (1998), Matêncio (1994), Terzi (2002), Kleiman (1998), Gontijo (2002), Rojo (1998). Para uma melhor compreensão do cenário e dos participantes, faz-se a descrição do ambiente escolar, da formação das professoras, do grau de letramento dos pais, além da analise á atuação das professoras em seu trabalho. Para a análise do processo de construção da escrita, foram coletados textos resultantes de atividades realizadas pelas crianças dentro do contexto da sala de aula, ao longo de um ano. Dessa forma, foi possível acompanhar esse processo em cada aluno e também verificar se as atividades de sala de aula visavam ao letramento ou somente à decodificação das palaThis study is about the process of the written language, taken as a literacy (alfabetização) and as a literacy (letramento) process. This is done by following the work of two groups of 1st grades, by interviews, and informal speeches with the teachers of these groups of students. The difference between literacy (alfabetização) and literacy (letramento) is defined by the definitions of Soares (2001), Bortolotto (1998), Matêncio (1994), Terzi (2002), Kleiman (1998), Gontijo (2002), Rojo (1998) and Cardoso (2002). For a better understanding of the setting and the participants, it is done a description of the educational environment, of the teachers educational background, of the level of students parents literacy (letramento) and also the analysis of the teachers performance on their work. There were collected texts to analyse the way the children have constructed their writing by doing activities within the classroom environment, throughout a year. In such case, it was possible to follow the construction of thFundação Universitária para Desenvolvimento do Ensino e da PesquisaRobazkievicz, Maria Cristina Fernandeshttp://lattes.cnpq.br/6011730968475043http://lattes.cnpq.br/4439407429779665Guimarães, Ana Maria de MattosUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em Lingüística AplicadaUNISINOSBrasilEscola da Indústria CriativaAquisição da escrita: o caminho entre alfabetização e letramentoLetras e ArtesLingüísticaagir docenteconstrução da escritaletramentoalfabetizaçãoliteracyteacher’s performancewritten languageinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2560info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALaquisicao da escrita.pdfaquisicao da escrita.pdfapplication/pdf1248552http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2560/1/aquisicao+da+escrita.pdfafc081cbf0fb982d9fd8c0d249c4e945MD51UNISINOS/25602015-03-17 15:12:33.411oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2560Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-17T18:12:33Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aquisição da escrita: o caminho entre alfabetização e letramento
title Aquisição da escrita: o caminho entre alfabetização e letramento
spellingShingle Aquisição da escrita: o caminho entre alfabetização e letramento
Robazkievicz, Maria Cristina Fernandes
Letras e Artes
Lingüística
agir docente
construção da escrita
letramento
alfabetização
literacy
teacher’s performance
written language
title_short Aquisição da escrita: o caminho entre alfabetização e letramento
title_full Aquisição da escrita: o caminho entre alfabetização e letramento
title_fullStr Aquisição da escrita: o caminho entre alfabetização e letramento
title_full_unstemmed Aquisição da escrita: o caminho entre alfabetização e letramento
title_sort Aquisição da escrita: o caminho entre alfabetização e letramento
author Robazkievicz, Maria Cristina Fernandes
author_facet Robazkievicz, Maria Cristina Fernandes
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6011730968475043
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4439407429779665
dc.contributor.author.fl_str_mv Robazkievicz, Maria Cristina Fernandes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Guimarães, Ana Maria de Mattos
contributor_str_mv Guimarães, Ana Maria de Mattos
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Letras e Artes
Lingüística
topic Letras e Artes
Lingüística
agir docente
construção da escrita
letramento
alfabetização
literacy
teacher’s performance
written language
dc.subject.por.fl_str_mv agir docente
construção da escrita
letramento
alfabetização
dc.subject.eng.fl_str_mv literacy
teacher’s performance
written language
description Nesta dissertação, investiga-se, a partir do acompanhamento de duas turmas de 1ª série, e de entrevistas e conversas informais com suas docentes, o processo de construção da língua escrita, visto sob o ângulo da alfabetização e também do letramento. Para a distinção entre alfabetização e letramento, foram utilizados conceitos de Soares (2001,2002), Bortolotto (1998), Matêncio (1994), Terzi (2002), Kleiman (1998), Gontijo (2002), Rojo (1998). Para uma melhor compreensão do cenário e dos participantes, faz-se a descrição do ambiente escolar, da formação das professoras, do grau de letramento dos pais, além da analise á atuação das professoras em seu trabalho. Para a análise do processo de construção da escrita, foram coletados textos resultantes de atividades realizadas pelas crianças dentro do contexto da sala de aula, ao longo de um ano. Dessa forma, foi possível acompanhar esse processo em cada aluno e também verificar se as atividades de sala de aula visavam ao letramento ou somente à decodificação das pala
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-03-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-05T18:10:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-05T18:10:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2560
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2560
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Lingüística Aplicada
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNISINOS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola da Indústria Criativa
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2560/1/aquisicao+da+escrita.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv afc081cbf0fb982d9fd8c0d249c4e945
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844946096881664