Aquisição da escrita: o caminho entre alfabetização e letramento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2560 |
Resumo: | Nesta dissertação, investiga-se, a partir do acompanhamento de duas turmas de 1ª série, e de entrevistas e conversas informais com suas docentes, o processo de construção da língua escrita, visto sob o ângulo da alfabetização e também do letramento. Para a distinção entre alfabetização e letramento, foram utilizados conceitos de Soares (2001,2002), Bortolotto (1998), Matêncio (1994), Terzi (2002), Kleiman (1998), Gontijo (2002), Rojo (1998). Para uma melhor compreensão do cenário e dos participantes, faz-se a descrição do ambiente escolar, da formação das professoras, do grau de letramento dos pais, além da analise á atuação das professoras em seu trabalho. Para a análise do processo de construção da escrita, foram coletados textos resultantes de atividades realizadas pelas crianças dentro do contexto da sala de aula, ao longo de um ano. Dessa forma, foi possível acompanhar esse processo em cada aluno e também verificar se as atividades de sala de aula visavam ao letramento ou somente à decodificação das pala |
id |
USIN_76df18a83911b21e484de9b13cb8d290 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2560 |
network_acronym_str |
USIN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
repository_id_str |
|
spelling |
2015-03-05T18:10:49Z2015-03-05T18:10:49Z2007-03-15Made available in DSpace on 2015-03-05T18:10:49Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 15Nesta dissertação, investiga-se, a partir do acompanhamento de duas turmas de 1ª série, e de entrevistas e conversas informais com suas docentes, o processo de construção da língua escrita, visto sob o ângulo da alfabetização e também do letramento. Para a distinção entre alfabetização e letramento, foram utilizados conceitos de Soares (2001,2002), Bortolotto (1998), Matêncio (1994), Terzi (2002), Kleiman (1998), Gontijo (2002), Rojo (1998). Para uma melhor compreensão do cenário e dos participantes, faz-se a descrição do ambiente escolar, da formação das professoras, do grau de letramento dos pais, além da analise á atuação das professoras em seu trabalho. Para a análise do processo de construção da escrita, foram coletados textos resultantes de atividades realizadas pelas crianças dentro do contexto da sala de aula, ao longo de um ano. Dessa forma, foi possível acompanhar esse processo em cada aluno e também verificar se as atividades de sala de aula visavam ao letramento ou somente à decodificação das palaThis study is about the process of the written language, taken as a literacy (alfabetização) and as a literacy (letramento) process. This is done by following the work of two groups of 1st grades, by interviews, and informal speeches with the teachers of these groups of students. The difference between literacy (alfabetização) and literacy (letramento) is defined by the definitions of Soares (2001), Bortolotto (1998), Matêncio (1994), Terzi (2002), Kleiman (1998), Gontijo (2002), Rojo (1998) and Cardoso (2002). For a better understanding of the setting and the participants, it is done a description of the educational environment, of the teachers educational background, of the level of students parents literacy (letramento) and also the analysis of the teachers performance on their work. There were collected texts to analyse the way the children have constructed their writing by doing activities within the classroom environment, throughout a year. In such case, it was possible to follow the construction of thFundação Universitária para Desenvolvimento do Ensino e da PesquisaRobazkievicz, Maria Cristina Fernandeshttp://lattes.cnpq.br/6011730968475043http://lattes.cnpq.br/4439407429779665Guimarães, Ana Maria de MattosUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em Lingüística AplicadaUNISINOSBrasilEscola da Indústria CriativaAquisição da escrita: o caminho entre alfabetização e letramentoLetras e ArtesLingüísticaagir docenteconstrução da escritaletramentoalfabetizaçãoliteracyteacher’s performancewritten languageinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2560info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALaquisicao da escrita.pdfaquisicao da escrita.pdfapplication/pdf1248552http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2560/1/aquisicao+da+escrita.pdfafc081cbf0fb982d9fd8c0d249c4e945MD51UNISINOS/25602015-03-17 15:12:33.411oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2560Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-17T18:12:33Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Aquisição da escrita: o caminho entre alfabetização e letramento |
title |
Aquisição da escrita: o caminho entre alfabetização e letramento |
spellingShingle |
Aquisição da escrita: o caminho entre alfabetização e letramento Robazkievicz, Maria Cristina Fernandes Letras e Artes Lingüística agir docente construção da escrita letramento alfabetização literacy teacher’s performance written language |
title_short |
Aquisição da escrita: o caminho entre alfabetização e letramento |
title_full |
Aquisição da escrita: o caminho entre alfabetização e letramento |
title_fullStr |
Aquisição da escrita: o caminho entre alfabetização e letramento |
title_full_unstemmed |
Aquisição da escrita: o caminho entre alfabetização e letramento |
title_sort |
Aquisição da escrita: o caminho entre alfabetização e letramento |
author |
Robazkievicz, Maria Cristina Fernandes |
author_facet |
Robazkievicz, Maria Cristina Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6011730968475043 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4439407429779665 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Robazkievicz, Maria Cristina Fernandes |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Guimarães, Ana Maria de Mattos |
contributor_str_mv |
Guimarães, Ana Maria de Mattos |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Letras e Artes Lingüística |
topic |
Letras e Artes Lingüística agir docente construção da escrita letramento alfabetização literacy teacher’s performance written language |
dc.subject.por.fl_str_mv |
agir docente construção da escrita letramento alfabetização |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
literacy teacher’s performance written language |
description |
Nesta dissertação, investiga-se, a partir do acompanhamento de duas turmas de 1ª série, e de entrevistas e conversas informais com suas docentes, o processo de construção da língua escrita, visto sob o ângulo da alfabetização e também do letramento. Para a distinção entre alfabetização e letramento, foram utilizados conceitos de Soares (2001,2002), Bortolotto (1998), Matêncio (1994), Terzi (2002), Kleiman (1998), Gontijo (2002), Rojo (1998). Para uma melhor compreensão do cenário e dos participantes, faz-se a descrição do ambiente escolar, da formação das professoras, do grau de letramento dos pais, além da analise á atuação das professoras em seu trabalho. Para a análise do processo de construção da escrita, foram coletados textos resultantes de atividades realizadas pelas crianças dentro do contexto da sala de aula, ao longo de um ano. Dessa forma, foi possível acompanhar esse processo em cada aluno e também verificar se as atividades de sala de aula visavam ao letramento ou somente à decodificação das pala |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-03-15 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-03-05T18:10:49Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-03-05T18:10:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2560 |
url |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2560 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Lingüística Aplicada |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNISINOS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola da Indústria Criativa |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:UNISINOS |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
UNISINOS |
institution |
UNISINOS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
collection |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2560/1/aquisicao+da+escrita.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
afc081cbf0fb982d9fd8c0d249c4e945 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801844946096881664 |