“Oi meu bem, tudo bem?” performances na influência digital de beleza: consumo e circulação na criação de conteúdo de Laura Brito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Kassieli Joaquina Gonçalves de Mello dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9715
Resumo: Esta pesquisa tem a intenção de identificar como as performances de influenciadoras digitais da temática de beleza operam a partir do Instagram e de que forma estão situadas na comunidade criada ao seu entorno. Para isso, escolhemos realizar a análise da performance da criadora de conteúdo Laura Brito1, como ponto de partida, dada as práticas comunicacionais marcadas por uma estética amadora e a propriedade na gestão dos recursos disponíveis pelas plataformas de redes sociais. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa e um método que parte da perspectiva de pesquisa da teoria fundamentada Fragoso, Recuero, Amaral (2011). As análises empíricas foram realizadas tendo a ideia de performance do ponto de vista metodológico Amaral; Soares; Polivanov (2018) e de conceito, de Schechner (2003, 2006). A pesquisa buscou identificar e descrever as dinâmicas de interação com base no consumo dos sujeitos com reflexões através do modelo de análise de codificação/decodificação de Hall (2003) e as noções de circulação de Fausto (2010) e Silverstone (2002). Propõe-se um diálogo entre as noções distintas dando um entendimento mais satisfatório sobre a circulação no processo comunicativo. Entre os resultados da pesquisa identifica-se o entrelaçamento no processo comunicacional desencadeado por performance, consumo e circulação. Além do esclarecimento acerca da instauração de uma estética amadora que visa proporcionar experiências menos roteirizadas e mais espontâneas aos sujeitos.
id USIN_dd63f9747bc01bcca4370cb9feb13470
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/9715
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2021-04-26T16:37:45Z2021-04-26T16:37:45Z2021-03-05Submitted by Tatiane Vieira da Costa (tatianec) on 2021-04-26T16:37:45Z No. of bitstreams: 1 Kassieli Joaquina Gonçalves de Mello dos Santos_.pdf: 1977780 bytes, checksum: 543a0b45d51550eaea9b5477fb29b7be (MD5)Made available in DSpace on 2021-04-26T16:37:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Kassieli Joaquina Gonçalves de Mello dos Santos_.pdf: 1977780 bytes, checksum: 543a0b45d51550eaea9b5477fb29b7be (MD5) Previous issue date: 2021-03-05Esta pesquisa tem a intenção de identificar como as performances de influenciadoras digitais da temática de beleza operam a partir do Instagram e de que forma estão situadas na comunidade criada ao seu entorno. Para isso, escolhemos realizar a análise da performance da criadora de conteúdo Laura Brito1, como ponto de partida, dada as práticas comunicacionais marcadas por uma estética amadora e a propriedade na gestão dos recursos disponíveis pelas plataformas de redes sociais. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa e um método que parte da perspectiva de pesquisa da teoria fundamentada Fragoso, Recuero, Amaral (2011). As análises empíricas foram realizadas tendo a ideia de performance do ponto de vista metodológico Amaral; Soares; Polivanov (2018) e de conceito, de Schechner (2003, 2006). A pesquisa buscou identificar e descrever as dinâmicas de interação com base no consumo dos sujeitos com reflexões através do modelo de análise de codificação/decodificação de Hall (2003) e as noções de circulação de Fausto (2010) e Silverstone (2002). Propõe-se um diálogo entre as noções distintas dando um entendimento mais satisfatório sobre a circulação no processo comunicativo. Entre os resultados da pesquisa identifica-se o entrelaçamento no processo comunicacional desencadeado por performance, consumo e circulação. Além do esclarecimento acerca da instauração de uma estética amadora que visa proporcionar experiências menos roteirizadas e mais espontâneas aos sujeitos.This research intends to identify how performances by digital influencers of the beauty theme operate from Instagram and how they are located in the community created around them. For this, we chose to carry out an analysis of the performance of content creator Laura Brito, as a starting point, given the communicational practices marked by an amateur aesthetic and ownership in the management of resources by social media platforms. The research has a qualitative approach and a method that starts from the research perspective of the grounded theory Fragoso, Recuero, Amaral (2011). Empirical analyzes were carried out with the idea of performance from the Amaral methodological point of view; Soares; Polivanov (2018) and concept, by Schechner (2003, 2006). The research sought to identify and identify as interaction dynamics based on the subjects' consumption with reflections through the model of derivation / decoding analysis of Hall (2003) and as notions of circulation by Fausto (2010) and Silverstone (2002). A dialogue is proposed between the different notions, giving a more satisfactory understanding of circulation in the communicative process. Among the research results, we can identify the intertwining in the communicational process triggered by performance, consumption and circulation. In addition to clarifying the establishment of an amateur aesthetic that aims to provide less scripted and more spontaneous experiences to the subjects.NenhumaSantos, Kassieli Joaquina Gonçalves de Mello doshttp://lattes.cnpq.br/0429933948243318http://lattes.cnpq.br/8210260553342144Amaral, Adriana da RosaUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em Ciências da ComunicaçãoUnisinosBrasilEscola da Indústria Criativa“Oi meu bem, tudo bem?” performances na influência digital de beleza: consumo e circulação na criação de conteúdo de Laura BritoACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::ComunicaçãoInfluenciadores digitaisPerformanceConsumoLaura BritoDigital InfluencersInstagramPerformanceConsumptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9715info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALKassieli Joaquina Gonçalves de Mello dos Santos_.pdfKassieli Joaquina Gonçalves de Mello dos Santos_.pdfapplication/pdf1977780http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9715/1/Kassieli+Joaquina+Gon%C3%A7alves+de+Mello+dos+Santos_.pdf543a0b45d51550eaea9b5477fb29b7beMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82175http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9715/2/license.txt320e21f23402402ac4988605e1edd177MD52UNISINOS/97152021-04-26 13:38:42.961oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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 Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2021-04-26T16:38:42Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv “Oi meu bem, tudo bem?” performances na influência digital de beleza: consumo e circulação na criação de conteúdo de Laura Brito
title “Oi meu bem, tudo bem?” performances na influência digital de beleza: consumo e circulação na criação de conteúdo de Laura Brito
spellingShingle “Oi meu bem, tudo bem?” performances na influência digital de beleza: consumo e circulação na criação de conteúdo de Laura Brito
Santos, Kassieli Joaquina Gonçalves de Mello dos
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação
Influenciadores digitais
Performance
Consumo
Laura Brito
Digital Influencers
Instagram
Performance
Consumption
title_short “Oi meu bem, tudo bem?” performances na influência digital de beleza: consumo e circulação na criação de conteúdo de Laura Brito
title_full “Oi meu bem, tudo bem?” performances na influência digital de beleza: consumo e circulação na criação de conteúdo de Laura Brito
title_fullStr “Oi meu bem, tudo bem?” performances na influência digital de beleza: consumo e circulação na criação de conteúdo de Laura Brito
title_full_unstemmed “Oi meu bem, tudo bem?” performances na influência digital de beleza: consumo e circulação na criação de conteúdo de Laura Brito
title_sort “Oi meu bem, tudo bem?” performances na influência digital de beleza: consumo e circulação na criação de conteúdo de Laura Brito
author Santos, Kassieli Joaquina Gonçalves de Mello dos
author_facet Santos, Kassieli Joaquina Gonçalves de Mello dos
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0429933948243318
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8210260553342144
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Kassieli Joaquina Gonçalves de Mello dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Amaral, Adriana da Rosa
contributor_str_mv Amaral, Adriana da Rosa
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação
topic ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação
Influenciadores digitais
Performance
Consumo
Laura Brito
Digital Influencers
Instagram
Performance
Consumption
dc.subject.por.fl_str_mv Influenciadores digitais
Performance
Consumo
Laura Brito
dc.subject.eng.fl_str_mv Digital Influencers
Instagram
Performance
Consumption
description Esta pesquisa tem a intenção de identificar como as performances de influenciadoras digitais da temática de beleza operam a partir do Instagram e de que forma estão situadas na comunidade criada ao seu entorno. Para isso, escolhemos realizar a análise da performance da criadora de conteúdo Laura Brito1, como ponto de partida, dada as práticas comunicacionais marcadas por uma estética amadora e a propriedade na gestão dos recursos disponíveis pelas plataformas de redes sociais. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa e um método que parte da perspectiva de pesquisa da teoria fundamentada Fragoso, Recuero, Amaral (2011). As análises empíricas foram realizadas tendo a ideia de performance do ponto de vista metodológico Amaral; Soares; Polivanov (2018) e de conceito, de Schechner (2003, 2006). A pesquisa buscou identificar e descrever as dinâmicas de interação com base no consumo dos sujeitos com reflexões através do modelo de análise de codificação/decodificação de Hall (2003) e as noções de circulação de Fausto (2010) e Silverstone (2002). Propõe-se um diálogo entre as noções distintas dando um entendimento mais satisfatório sobre a circulação no processo comunicativo. Entre os resultados da pesquisa identifica-se o entrelaçamento no processo comunicacional desencadeado por performance, consumo e circulação. Além do esclarecimento acerca da instauração de uma estética amadora que visa proporcionar experiências menos roteirizadas e mais espontâneas aos sujeitos.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-04-26T16:37:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-04-26T16:37:45Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-03-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9715
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9715
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv Unisinos
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola da Indústria Criativa
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9715/1/Kassieli+Joaquina+Gon%C3%A7alves+de+Mello+dos+Santos_.pdf
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9715/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 543a0b45d51550eaea9b5477fb29b7be
320e21f23402402ac4988605e1edd177
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801845048484036608