Marcas surdas: escola, família, associação, comunidade, e universidade constituindo cultura e diferença surda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chiella, Vânia Elisabeth
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1937
Resumo: A presente dissertação tem por objetivo analisar e problematizar marcadores culturais surdos. Para tanto, foram selecionadas teses de doutorado, dissertações de mestrado e propostas de dissertação escritas em português por sujeitos surdos militantes da política surda. A escolha dos materiais de pesquisa deu-se a partir da observação de que os surdos, ao escreverem, trazem histórias de vida que nos permitem ver alguns elementos próprios da comunidade surda. Ancorada nos Estudos Culturais de inspiração pós-estruturalista e no campo dos Estudos Surdos, foi possível definir algumas ferramentas conceituais que operavam nas narrativas surdas sobre si. Em tais narrativas, a escola, a comunidade, a associação, a família e a universidade apareceram como espaços de constituição de marcas surdas. As marcas culturais que vi constituindo a diferença surda a partir da categoria de análise do espaço/lugar foram a surdez, a luta, a nostalgia de ser surdo, a presencialidade, a temporalidade surda, a língua de sinais, o olhar
id USIN_e14d8af1cbf5723379e2b6d55acb7df1
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1937
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-03-04T20:03:28Z2015-03-04T20:03:28Z2007-09-04Made available in DSpace on 2015-03-04T20:03:28Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 4A presente dissertação tem por objetivo analisar e problematizar marcadores culturais surdos. Para tanto, foram selecionadas teses de doutorado, dissertações de mestrado e propostas de dissertação escritas em português por sujeitos surdos militantes da política surda. A escolha dos materiais de pesquisa deu-se a partir da observação de que os surdos, ao escreverem, trazem histórias de vida que nos permitem ver alguns elementos próprios da comunidade surda. Ancorada nos Estudos Culturais de inspiração pós-estruturalista e no campo dos Estudos Surdos, foi possível definir algumas ferramentas conceituais que operavam nas narrativas surdas sobre si. Em tais narrativas, a escola, a comunidade, a associação, a família e a universidade apareceram como espaços de constituição de marcas surdas. As marcas culturais que vi constituindo a diferença surda a partir da categoria de análise do espaço/lugar foram a surdez, a luta, a nostalgia de ser surdo, a presencialidade, a temporalidade surda, a língua de sinais, o olharThe present research aims at both analyzing and problematizing deaf cultural markers. In order to do that, I have selected doctorate theses, master’s dissertations, and dissertation projects written in Portuguese by deaf subjects who have struggled for the deaf policy. The selection of the research materials has been based on the observation that deaf individuals bring life histories to their writings, which enable us to see some elements that are characteristic of the deaf community. Grounded on the Cultural Studies, with post-structuralist inspiration, as well as on Deaf Studies, I have been able to define some conceptual tools that operate in the deaf narratives about the self. In such narratives, school, community, association, family, and university have emerged as places for the constitution of deaf marks. The cultural marks that I have seen as constituting the deaf difference from the analysis category called space/place are deafness, struggle, nostalgia of being deaf, presentiality, deaf temporality,NenhumaChiella, Vânia Elisabethhttp://lattes.cnpq.br/9800578482652758http://lattes.cnpq.br/3876751682370290Lopes, Maura CorciniUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNISINOSBrasilEscola de HumanidadesMarcas surdas: escola, família, associação, comunidade, e universidade constituindo cultura e diferença surdaCiências Humanasanálise de textocultura surdalinguagemmarcadores culturaisnarrativas surdassurdosestudo culturalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1937info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALmarcas surdas.pdfmarcas surdas.pdfapplication/pdf655864http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1937/1/marcas+surdas.pdffbd993662c52b57ceb29a8315f725351MD51UNISINOS/19372015-03-09 16:44:12.274oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1937Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-09T19:44:12Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Marcas surdas: escola, família, associação, comunidade, e universidade constituindo cultura e diferença surda
title Marcas surdas: escola, família, associação, comunidade, e universidade constituindo cultura e diferença surda
spellingShingle Marcas surdas: escola, família, associação, comunidade, e universidade constituindo cultura e diferença surda
Chiella, Vânia Elisabeth
Ciências Humanas
análise de texto
cultura surda
linguagem
marcadores culturais
narrativas surdas
surdos
estudo cultural
title_short Marcas surdas: escola, família, associação, comunidade, e universidade constituindo cultura e diferença surda
title_full Marcas surdas: escola, família, associação, comunidade, e universidade constituindo cultura e diferença surda
title_fullStr Marcas surdas: escola, família, associação, comunidade, e universidade constituindo cultura e diferença surda
title_full_unstemmed Marcas surdas: escola, família, associação, comunidade, e universidade constituindo cultura e diferença surda
title_sort Marcas surdas: escola, família, associação, comunidade, e universidade constituindo cultura e diferença surda
author Chiella, Vânia Elisabeth
author_facet Chiella, Vânia Elisabeth
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9800578482652758
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3876751682370290
dc.contributor.author.fl_str_mv Chiella, Vânia Elisabeth
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lopes, Maura Corcini
contributor_str_mv Lopes, Maura Corcini
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciências Humanas
topic Ciências Humanas
análise de texto
cultura surda
linguagem
marcadores culturais
narrativas surdas
surdos
estudo cultural
dc.subject.por.fl_str_mv análise de texto
cultura surda
linguagem
marcadores culturais
narrativas surdas
surdos
estudo cultural
description A presente dissertação tem por objetivo analisar e problematizar marcadores culturais surdos. Para tanto, foram selecionadas teses de doutorado, dissertações de mestrado e propostas de dissertação escritas em português por sujeitos surdos militantes da política surda. A escolha dos materiais de pesquisa deu-se a partir da observação de que os surdos, ao escreverem, trazem histórias de vida que nos permitem ver alguns elementos próprios da comunidade surda. Ancorada nos Estudos Culturais de inspiração pós-estruturalista e no campo dos Estudos Surdos, foi possível definir algumas ferramentas conceituais que operavam nas narrativas surdas sobre si. Em tais narrativas, a escola, a comunidade, a associação, a família e a universidade apareceram como espaços de constituição de marcas surdas. As marcas culturais que vi constituindo a diferença surda a partir da categoria de análise do espaço/lugar foram a surdez, a luta, a nostalgia de ser surdo, a presencialidade, a temporalidade surda, a língua de sinais, o olhar
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-09-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-04T20:03:28Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-04T20:03:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1937
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1937
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNISINOS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Humanidades
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1937/1/marcas+surdas.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fbd993662c52b57ceb29a8315f725351
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844941348929536