Marcas surdas: escola, família, associação, comunidade, e universidade constituindo cultura e diferença surda
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1937 |
Resumo: | A presente dissertação tem por objetivo analisar e problematizar marcadores culturais surdos. Para tanto, foram selecionadas teses de doutorado, dissertações de mestrado e propostas de dissertação escritas em português por sujeitos surdos militantes da política surda. A escolha dos materiais de pesquisa deu-se a partir da observação de que os surdos, ao escreverem, trazem histórias de vida que nos permitem ver alguns elementos próprios da comunidade surda. Ancorada nos Estudos Culturais de inspiração pós-estruturalista e no campo dos Estudos Surdos, foi possível definir algumas ferramentas conceituais que operavam nas narrativas surdas sobre si. Em tais narrativas, a escola, a comunidade, a associação, a família e a universidade apareceram como espaços de constituição de marcas surdas. As marcas culturais que vi constituindo a diferença surda a partir da categoria de análise do espaço/lugar foram a surdez, a luta, a nostalgia de ser surdo, a presencialidade, a temporalidade surda, a língua de sinais, o olhar |
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2015-03-04T20:03:28Z2015-03-04T20:03:28Z2007-09-04Made available in DSpace on 2015-03-04T20:03:28Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 4A presente dissertação tem por objetivo analisar e problematizar marcadores culturais surdos. Para tanto, foram selecionadas teses de doutorado, dissertações de mestrado e propostas de dissertação escritas em português por sujeitos surdos militantes da política surda. A escolha dos materiais de pesquisa deu-se a partir da observação de que os surdos, ao escreverem, trazem histórias de vida que nos permitem ver alguns elementos próprios da comunidade surda. Ancorada nos Estudos Culturais de inspiração pós-estruturalista e no campo dos Estudos Surdos, foi possível definir algumas ferramentas conceituais que operavam nas narrativas surdas sobre si. Em tais narrativas, a escola, a comunidade, a associação, a família e a universidade apareceram como espaços de constituição de marcas surdas. As marcas culturais que vi constituindo a diferença surda a partir da categoria de análise do espaço/lugar foram a surdez, a luta, a nostalgia de ser surdo, a presencialidade, a temporalidade surda, a língua de sinais, o olharThe present research aims at both analyzing and problematizing deaf cultural markers. In order to do that, I have selected doctorate theses, master’s dissertations, and dissertation projects written in Portuguese by deaf subjects who have struggled for the deaf policy. The selection of the research materials has been based on the observation that deaf individuals bring life histories to their writings, which enable us to see some elements that are characteristic of the deaf community. Grounded on the Cultural Studies, with post-structuralist inspiration, as well as on Deaf Studies, I have been able to define some conceptual tools that operate in the deaf narratives about the self. In such narratives, school, community, association, family, and university have emerged as places for the constitution of deaf marks. The cultural marks that I have seen as constituting the deaf difference from the analysis category called space/place are deafness, struggle, nostalgia of being deaf, presentiality, deaf temporality,NenhumaChiella, Vânia Elisabethhttp://lattes.cnpq.br/9800578482652758http://lattes.cnpq.br/3876751682370290Lopes, Maura CorciniUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNISINOSBrasilEscola de HumanidadesMarcas surdas: escola, família, associação, comunidade, e universidade constituindo cultura e diferença surdaCiências Humanasanálise de textocultura surdalinguagemmarcadores culturaisnarrativas surdassurdosestudo culturalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1937info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALmarcas surdas.pdfmarcas surdas.pdfapplication/pdf655864http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1937/1/marcas+surdas.pdffbd993662c52b57ceb29a8315f725351MD51UNISINOS/19372015-03-09 16:44:12.274oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1937Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-09T19:44:12Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
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