Os impactos que o projeto político-pedagógico produziu na vida da escola no que tange a evasão e a repetência dos estudantes do ensino noturno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fenner, Roniere dos Santos
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1985
Resumo: A dissertação investiga os impactos que o Projeto Político-Pedagógico de uma Escola Pública de Educação Básica, produziu na vida dessa escola no que tange a evasão e a repetência dos estudantes do Ensino Noturno. Objetiva analisar, na perspectiva dos professores e dos gestores dessa escola, os efeitos da experiência de uma pesquisa participante, a qual foi geradora do processo de construção do Projeto Político-Pedagógico, entre os anos 2001 e 2007, nos índices de evasão e repetência nesse nível de ensino, no período. A pesquisa tem a referencialidade conceitual estruturada nos ideários da teoria crítica, expressa no pensamento dos seguintes autores: Enguita, Veiga, Paro, Gadotti, Brandão, Arroyo, Giroux, Triviños, McLaren, entre outros. É um estudo de caso qualitativo descritivo e a coleta de informações foi processada por meio de análise de documentos, observações e entrevistas semi-estruturadas. Colaboram com o estudo três professoras e a diretora da escola. O processo analítico aplicado aos dados inspirou
id USIN_e699349a0f95e5f177e98208c8cbdf05
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1985
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-03-04T20:05:59Z2015-03-04T20:05:59Z2009-08-31Made available in DSpace on 2015-03-04T20:05:59Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 31A dissertação investiga os impactos que o Projeto Político-Pedagógico de uma Escola Pública de Educação Básica, produziu na vida dessa escola no que tange a evasão e a repetência dos estudantes do Ensino Noturno. Objetiva analisar, na perspectiva dos professores e dos gestores dessa escola, os efeitos da experiência de uma pesquisa participante, a qual foi geradora do processo de construção do Projeto Político-Pedagógico, entre os anos 2001 e 2007, nos índices de evasão e repetência nesse nível de ensino, no período. A pesquisa tem a referencialidade conceitual estruturada nos ideários da teoria crítica, expressa no pensamento dos seguintes autores: Enguita, Veiga, Paro, Gadotti, Brandão, Arroyo, Giroux, Triviños, McLaren, entre outros. É um estudo de caso qualitativo descritivo e a coleta de informações foi processada por meio de análise de documentos, observações e entrevistas semi-estruturadas. Colaboram com o estudo três professoras e a diretora da escola. O processo analítico aplicado aos dados inspirouThe study investigates the impacts that the political and pedagogical project of a Public School for Basic Education, produced in the life of the school concerning dropout and repetition of Night school students. It aims to analyze from the perspective of the teachers and administrators of the school, the effects of the experience into a participant research, which was causing the process of building the political and pedagogical project, between 2001 and 2007, and the rates of dropout and repetition in that level of education in the same period. The research is structured in conceptual ideologies of critical theory, expressed in the thoughts of the following authors: Enguita, Veiga, Paro, Gadotti, Brandão, Arroyo, Giroux, Triviños, McLaren, among others. It is a qualitative case study and the descriptive information collection was processed by means of document analysis, observations and semi-structured interviews. Collaborate with the study, three teachers and the school principal. The analytical process apNenhumaFenner, Roniere dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/4083262126489867http://lattes.cnpq.br/2571450851374800Molina, Rosane Maria KreusburgUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNISINOSBrasilEscola de HumanidadesOs impactos que o projeto político-pedagógico produziu na vida da escola no que tange a evasão e a repetência dos estudantes do ensino noturnoCiências Humanaseducação de jovens e adultosevasão e repetênciaprojeto político pedagógicoensino noturnodropout and repetitionpedagogical political projectyouth and adultsnight educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1985info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALRoniereFennerEducacao.pdfRoniereFennerEducacao.pdfapplication/pdf464795http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1985/1/RoniereFennerEducacao.pdf2e7b22c2a3d2825d591e1782dfaf2991MD51UNISINOS/19852015-03-10 08:28:29.034oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1985Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-10T11:28:29Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os impactos que o projeto político-pedagógico produziu na vida da escola no que tange a evasão e a repetência dos estudantes do ensino noturno
title Os impactos que o projeto político-pedagógico produziu na vida da escola no que tange a evasão e a repetência dos estudantes do ensino noturno
spellingShingle Os impactos que o projeto político-pedagógico produziu na vida da escola no que tange a evasão e a repetência dos estudantes do ensino noturno
Fenner, Roniere dos Santos
Ciências Humanas
educação de jovens e adultos
evasão e repetência
projeto político pedagógico
ensino noturno
dropout and repetition
pedagogical political project
youth and adults
night education
title_short Os impactos que o projeto político-pedagógico produziu na vida da escola no que tange a evasão e a repetência dos estudantes do ensino noturno
title_full Os impactos que o projeto político-pedagógico produziu na vida da escola no que tange a evasão e a repetência dos estudantes do ensino noturno
title_fullStr Os impactos que o projeto político-pedagógico produziu na vida da escola no que tange a evasão e a repetência dos estudantes do ensino noturno
title_full_unstemmed Os impactos que o projeto político-pedagógico produziu na vida da escola no que tange a evasão e a repetência dos estudantes do ensino noturno
title_sort Os impactos que o projeto político-pedagógico produziu na vida da escola no que tange a evasão e a repetência dos estudantes do ensino noturno
author Fenner, Roniere dos Santos
author_facet Fenner, Roniere dos Santos
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4083262126489867
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2571450851374800
dc.contributor.author.fl_str_mv Fenner, Roniere dos Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Molina, Rosane Maria Kreusburg
contributor_str_mv Molina, Rosane Maria Kreusburg
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciências Humanas
topic Ciências Humanas
educação de jovens e adultos
evasão e repetência
projeto político pedagógico
ensino noturno
dropout and repetition
pedagogical political project
youth and adults
night education
dc.subject.por.fl_str_mv educação de jovens e adultos
evasão e repetência
projeto político pedagógico
ensino noturno
dc.subject.eng.fl_str_mv dropout and repetition
pedagogical political project
youth and adults
night education
description A dissertação investiga os impactos que o Projeto Político-Pedagógico de uma Escola Pública de Educação Básica, produziu na vida dessa escola no que tange a evasão e a repetência dos estudantes do Ensino Noturno. Objetiva analisar, na perspectiva dos professores e dos gestores dessa escola, os efeitos da experiência de uma pesquisa participante, a qual foi geradora do processo de construção do Projeto Político-Pedagógico, entre os anos 2001 e 2007, nos índices de evasão e repetência nesse nível de ensino, no período. A pesquisa tem a referencialidade conceitual estruturada nos ideários da teoria crítica, expressa no pensamento dos seguintes autores: Enguita, Veiga, Paro, Gadotti, Brandão, Arroyo, Giroux, Triviños, McLaren, entre outros. É um estudo de caso qualitativo descritivo e a coleta de informações foi processada por meio de análise de documentos, observações e entrevistas semi-estruturadas. Colaboram com o estudo três professoras e a diretora da escola. O processo analítico aplicado aos dados inspirou
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-08-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-04T20:05:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-04T20:05:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1985
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1985
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNISINOS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Humanidades
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1985/1/RoniereFennerEducacao.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2e7b22c2a3d2825d591e1782dfaf2991
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844941444349952