Os impactos que o projeto político-pedagógico produziu na vida da escola no que tange a evasão e a repetência dos estudantes do ensino noturno
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1985 |
Resumo: | A dissertação investiga os impactos que o Projeto Político-Pedagógico de uma Escola Pública de Educação Básica, produziu na vida dessa escola no que tange a evasão e a repetência dos estudantes do Ensino Noturno. Objetiva analisar, na perspectiva dos professores e dos gestores dessa escola, os efeitos da experiência de uma pesquisa participante, a qual foi geradora do processo de construção do Projeto Político-Pedagógico, entre os anos 2001 e 2007, nos índices de evasão e repetência nesse nível de ensino, no período. A pesquisa tem a referencialidade conceitual estruturada nos ideários da teoria crítica, expressa no pensamento dos seguintes autores: Enguita, Veiga, Paro, Gadotti, Brandão, Arroyo, Giroux, Triviños, McLaren, entre outros. É um estudo de caso qualitativo descritivo e a coleta de informações foi processada por meio de análise de documentos, observações e entrevistas semi-estruturadas. Colaboram com o estudo três professoras e a diretora da escola. O processo analítico aplicado aos dados inspirou |
id |
USIN_e699349a0f95e5f177e98208c8cbdf05 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1985 |
network_acronym_str |
USIN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
repository_id_str |
|
spelling |
2015-03-04T20:05:59Z2015-03-04T20:05:59Z2009-08-31Made available in DSpace on 2015-03-04T20:05:59Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 31A dissertação investiga os impactos que o Projeto Político-Pedagógico de uma Escola Pública de Educação Básica, produziu na vida dessa escola no que tange a evasão e a repetência dos estudantes do Ensino Noturno. Objetiva analisar, na perspectiva dos professores e dos gestores dessa escola, os efeitos da experiência de uma pesquisa participante, a qual foi geradora do processo de construção do Projeto Político-Pedagógico, entre os anos 2001 e 2007, nos índices de evasão e repetência nesse nível de ensino, no período. A pesquisa tem a referencialidade conceitual estruturada nos ideários da teoria crítica, expressa no pensamento dos seguintes autores: Enguita, Veiga, Paro, Gadotti, Brandão, Arroyo, Giroux, Triviños, McLaren, entre outros. É um estudo de caso qualitativo descritivo e a coleta de informações foi processada por meio de análise de documentos, observações e entrevistas semi-estruturadas. Colaboram com o estudo três professoras e a diretora da escola. O processo analítico aplicado aos dados inspirouThe study investigates the impacts that the political and pedagogical project of a Public School for Basic Education, produced in the life of the school concerning dropout and repetition of Night school students. It aims to analyze from the perspective of the teachers and administrators of the school, the effects of the experience into a participant research, which was causing the process of building the political and pedagogical project, between 2001 and 2007, and the rates of dropout and repetition in that level of education in the same period. The research is structured in conceptual ideologies of critical theory, expressed in the thoughts of the following authors: Enguita, Veiga, Paro, Gadotti, Brandão, Arroyo, Giroux, Triviños, McLaren, among others. It is a qualitative case study and the descriptive information collection was processed by means of document analysis, observations and semi-structured interviews. Collaborate with the study, three teachers and the school principal. The analytical process apNenhumaFenner, Roniere dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/4083262126489867http://lattes.cnpq.br/2571450851374800Molina, Rosane Maria KreusburgUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNISINOSBrasilEscola de HumanidadesOs impactos que o projeto político-pedagógico produziu na vida da escola no que tange a evasão e a repetência dos estudantes do ensino noturnoCiências Humanaseducação de jovens e adultosevasão e repetênciaprojeto político pedagógicoensino noturnodropout and repetitionpedagogical political projectyouth and adultsnight educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1985info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALRoniereFennerEducacao.pdfRoniereFennerEducacao.pdfapplication/pdf464795http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1985/1/RoniereFennerEducacao.pdf2e7b22c2a3d2825d591e1782dfaf2991MD51UNISINOS/19852015-03-10 08:28:29.034oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1985Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-10T11:28:29Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Os impactos que o projeto político-pedagógico produziu na vida da escola no que tange a evasão e a repetência dos estudantes do ensino noturno |
title |
Os impactos que o projeto político-pedagógico produziu na vida da escola no que tange a evasão e a repetência dos estudantes do ensino noturno |
spellingShingle |
Os impactos que o projeto político-pedagógico produziu na vida da escola no que tange a evasão e a repetência dos estudantes do ensino noturno Fenner, Roniere dos Santos Ciências Humanas educação de jovens e adultos evasão e repetência projeto político pedagógico ensino noturno dropout and repetition pedagogical political project youth and adults night education |
title_short |
Os impactos que o projeto político-pedagógico produziu na vida da escola no que tange a evasão e a repetência dos estudantes do ensino noturno |
title_full |
Os impactos que o projeto político-pedagógico produziu na vida da escola no que tange a evasão e a repetência dos estudantes do ensino noturno |
title_fullStr |
Os impactos que o projeto político-pedagógico produziu na vida da escola no que tange a evasão e a repetência dos estudantes do ensino noturno |
title_full_unstemmed |
Os impactos que o projeto político-pedagógico produziu na vida da escola no que tange a evasão e a repetência dos estudantes do ensino noturno |
title_sort |
Os impactos que o projeto político-pedagógico produziu na vida da escola no que tange a evasão e a repetência dos estudantes do ensino noturno |
author |
Fenner, Roniere dos Santos |
author_facet |
Fenner, Roniere dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4083262126489867 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2571450851374800 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fenner, Roniere dos Santos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Molina, Rosane Maria Kreusburg |
contributor_str_mv |
Molina, Rosane Maria Kreusburg |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Ciências Humanas |
topic |
Ciências Humanas educação de jovens e adultos evasão e repetência projeto político pedagógico ensino noturno dropout and repetition pedagogical political project youth and adults night education |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação de jovens e adultos evasão e repetência projeto político pedagógico ensino noturno |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
dropout and repetition pedagogical political project youth and adults night education |
description |
A dissertação investiga os impactos que o Projeto Político-Pedagógico de uma Escola Pública de Educação Básica, produziu na vida dessa escola no que tange a evasão e a repetência dos estudantes do Ensino Noturno. Objetiva analisar, na perspectiva dos professores e dos gestores dessa escola, os efeitos da experiência de uma pesquisa participante, a qual foi geradora do processo de construção do Projeto Político-Pedagógico, entre os anos 2001 e 2007, nos índices de evasão e repetência nesse nível de ensino, no período. A pesquisa tem a referencialidade conceitual estruturada nos ideários da teoria crítica, expressa no pensamento dos seguintes autores: Enguita, Veiga, Paro, Gadotti, Brandão, Arroyo, Giroux, Triviños, McLaren, entre outros. É um estudo de caso qualitativo descritivo e a coleta de informações foi processada por meio de análise de documentos, observações e entrevistas semi-estruturadas. Colaboram com o estudo três professoras e a diretora da escola. O processo analítico aplicado aos dados inspirou |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-08-31 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-03-04T20:05:59Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-03-04T20:05:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1985 |
url |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1985 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNISINOS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Humanidades |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:UNISINOS |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
UNISINOS |
institution |
UNISINOS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
collection |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1985/1/RoniereFennerEducacao.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2e7b22c2a3d2825d591e1782dfaf2991 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801844941444349952 |