O desenho como objeto de ensino: história de uma disciplina a partir dos livros didáticos luso-brasileiros oitocentistas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2081 |
Resumo: | Este estudo, intitulado O Desenho como objeto de ensino: história de uma disciplina a partir dos livros didáticos Luso-Brasileiros oitocentistas, nasce a partir da insatisfação com o já-sabido: a ênfase dada à cultura grafocêntrica ao longo de toda a História da Educação. Objetiva diminuir a lacuna nos estudos sobre a disciplina de Desenho, principalmente no século XIX e identificar as raízes históricas do processo de transformação do conhecimento em Desenho em objeto de ensino para as escolas públicas luso-brasileiras. Trabalha em uma postura histórica, crítica e reflexiva e retoma a concepção da disciplina escolar como uma forma de Transposição Didática. Trata o livro didático - compêndios e manuais – como materializadores e socializadores do saber, como objeto cultural e suporte da memória escolar. Analisa obras francesas, portuguesas e brasileiras a partir de categorias como a “Obra”, o “Conteúdo”, os “Processos didáticos”, os “Autores” e seus “Interlocutores”. Conclui, grosso modo, que a didática do D |
id |
USIN_e87a56eb101cf7690afa636410a2205f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2081 |
network_acronym_str |
USIN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
repository_id_str |
|
spelling |
2015-03-04T21:16:01Z2015-03-04T21:16:01Z2008-03-31Made available in DSpace on 2015-03-04T21:16:01Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 31Este estudo, intitulado O Desenho como objeto de ensino: história de uma disciplina a partir dos livros didáticos Luso-Brasileiros oitocentistas, nasce a partir da insatisfação com o já-sabido: a ênfase dada à cultura grafocêntrica ao longo de toda a História da Educação. Objetiva diminuir a lacuna nos estudos sobre a disciplina de Desenho, principalmente no século XIX e identificar as raízes históricas do processo de transformação do conhecimento em Desenho em objeto de ensino para as escolas públicas luso-brasileiras. Trabalha em uma postura histórica, crítica e reflexiva e retoma a concepção da disciplina escolar como uma forma de Transposição Didática. Trata o livro didático - compêndios e manuais – como materializadores e socializadores do saber, como objeto cultural e suporte da memória escolar. Analisa obras francesas, portuguesas e brasileiras a partir de categorias como a “Obra”, o “Conteúdo”, os “Processos didáticos”, os “Autores” e seus “Interlocutores”. Conclui, grosso modo, que a didática do DThis thesis, entitled The Drawing as the object of education: history of a discipline seen from the Portuguese-Brazilian 1800s didactic books, is born from a well known discontentment feeling: the emphasis given to the graph centric culture through the entire History of Education. It intends to reduce the lack of studies in the field of the Drawing Class, mainly throughout the XIX century, by identifying the historical roots that transformed the knowledge in Drawing on a teaching subject on Portuguese- Brazilian public schools. It adopts a critical, reflexive and historical posture by retaking the conception of the scholar Class as a way of Didactic Transposition. It looks at the didactic book- manuals and compendiums – as social developers of knowledge, giving it the roll of cultural object supporting the scholar memory. It analyses French, Portuguese and Brazilian studies on categories such as “the Book”, the “Content”, the “Didactic Processes”, the “Author” and his “Interlocutors”. It concludes, in a sPrograma Internacional de Bolsas de Pós-Graduação da Fundação FordTrinchão, Gláucia Maria Costahttp://lattes.cnpq.br/9270635173528305http://lattes.cnpq.br/8006653453139072Werle, Flávia Obino C.Universidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNISINOSBrasilEscola de HumanidadesO desenho como objeto de ensino: história de uma disciplina a partir dos livros didáticos luso-brasileiros oitocentistasCiências Humanasdidática do desenhohistória da disciplina de desenholivros didáticostransposição didáticahistória da educação luso-brasileirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2081info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALGlauciaTrinchaoEducacao.pdfGlauciaTrinchaoEducacao.pdfapplication/pdf4198465http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2081/1/GlauciaTrinchaoEducacao.pdf425f42500cb7b494a4c9abcd8b46a2a6MD51UNISINOS/20812015-03-10 11:44:37.317oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2081Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-10T14:44:37Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O desenho como objeto de ensino: história de uma disciplina a partir dos livros didáticos luso-brasileiros oitocentistas |
title |
O desenho como objeto de ensino: história de uma disciplina a partir dos livros didáticos luso-brasileiros oitocentistas |
spellingShingle |
O desenho como objeto de ensino: história de uma disciplina a partir dos livros didáticos luso-brasileiros oitocentistas Trinchão, Gláucia Maria Costa Ciências Humanas didática do desenho história da disciplina de desenho livros didáticos transposição didática história da educação luso-brasileira |
title_short |
O desenho como objeto de ensino: história de uma disciplina a partir dos livros didáticos luso-brasileiros oitocentistas |
title_full |
O desenho como objeto de ensino: história de uma disciplina a partir dos livros didáticos luso-brasileiros oitocentistas |
title_fullStr |
O desenho como objeto de ensino: história de uma disciplina a partir dos livros didáticos luso-brasileiros oitocentistas |
title_full_unstemmed |
O desenho como objeto de ensino: história de uma disciplina a partir dos livros didáticos luso-brasileiros oitocentistas |
title_sort |
O desenho como objeto de ensino: história de uma disciplina a partir dos livros didáticos luso-brasileiros oitocentistas |
author |
Trinchão, Gláucia Maria Costa |
author_facet |
Trinchão, Gláucia Maria Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9270635173528305 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8006653453139072 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Trinchão, Gláucia Maria Costa |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Werle, Flávia Obino C. |
contributor_str_mv |
Werle, Flávia Obino C. |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Ciências Humanas |
topic |
Ciências Humanas didática do desenho história da disciplina de desenho livros didáticos transposição didática história da educação luso-brasileira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
didática do desenho história da disciplina de desenho livros didáticos transposição didática história da educação luso-brasileira |
description |
Este estudo, intitulado O Desenho como objeto de ensino: história de uma disciplina a partir dos livros didáticos Luso-Brasileiros oitocentistas, nasce a partir da insatisfação com o já-sabido: a ênfase dada à cultura grafocêntrica ao longo de toda a História da Educação. Objetiva diminuir a lacuna nos estudos sobre a disciplina de Desenho, principalmente no século XIX e identificar as raízes históricas do processo de transformação do conhecimento em Desenho em objeto de ensino para as escolas públicas luso-brasileiras. Trabalha em uma postura histórica, crítica e reflexiva e retoma a concepção da disciplina escolar como uma forma de Transposição Didática. Trata o livro didático - compêndios e manuais – como materializadores e socializadores do saber, como objeto cultural e suporte da memória escolar. Analisa obras francesas, portuguesas e brasileiras a partir de categorias como a “Obra”, o “Conteúdo”, os “Processos didáticos”, os “Autores” e seus “Interlocutores”. Conclui, grosso modo, que a didática do D |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-03-31 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-03-04T21:16:01Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-03-04T21:16:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2081 |
url |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2081 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNISINOS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Humanidades |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:UNISINOS |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
UNISINOS |
institution |
UNISINOS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
collection |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2081/1/GlauciaTrinchaoEducacao.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
425f42500cb7b494a4c9abcd8b46a2a6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801844942169964544 |