O trabalho com seqüências didáticas no ensino fundamental: reflexões sobre experiências com o gênero de texto narrativa de horror

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Chislene Moreira
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2576
Resumo: Realiza-se, neste trabalho, uma reflexão sobre uma experiência de sistematização do ensino de língua materna com base na proposta de aplicação de uma seqüência didática (Schneuwly e Dolz, 2004) que tem como foco um gênero de texto. Segue-se o Interacionismo Sociodiscursivo (Bronckart, 2005), que apresenta a idéia de que a apropriação de diversos gêneros textuais é fundamental no processo de inserção do indivíduo na prática social. Dessa forma, entende que o domínio de diferentes gêneros é necessário para que o usuário de uma língua participe, de forma ativa, na comunidade verbal na qual esteja inserido. O trabalho com a seqüência didática é uma perspectiva para desenvolver um gênero textual em uma situação de ensino-aprendizagem. Apresenta-se como um conjunto de atividades escolares organizadas sistematicamente e deve focar um gênero por vez. Neste caso, o gênero escolhido foi a narrativa de horror, desenvolvida junto a duas turmas de adolescentes da 7ª série, em uma escola particular e em uma escola estadual
id USIN_f968f5d348fcc8c79878594a64ce5936
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2576
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-03-05T18:11:58Z2015-03-05T18:11:58Z2008-10-28Made available in DSpace on 2015-03-05T18:11:58Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 28Realiza-se, neste trabalho, uma reflexão sobre uma experiência de sistematização do ensino de língua materna com base na proposta de aplicação de uma seqüência didática (Schneuwly e Dolz, 2004) que tem como foco um gênero de texto. Segue-se o Interacionismo Sociodiscursivo (Bronckart, 2005), que apresenta a idéia de que a apropriação de diversos gêneros textuais é fundamental no processo de inserção do indivíduo na prática social. Dessa forma, entende que o domínio de diferentes gêneros é necessário para que o usuário de uma língua participe, de forma ativa, na comunidade verbal na qual esteja inserido. O trabalho com a seqüência didática é uma perspectiva para desenvolver um gênero textual em uma situação de ensino-aprendizagem. Apresenta-se como um conjunto de atividades escolares organizadas sistematicamente e deve focar um gênero por vez. Neste caso, o gênero escolhido foi a narrativa de horror, desenvolvida junto a duas turmas de adolescentes da 7ª série, em uma escola particular e em uma escola estadualIt is held in this work, a reflection on the experience of a systematization of teaching in mother tongue based on the proposal for implementing a didactic sequence (Schneuwly and DOLZ, 2004) that focuses a genre of text. The following is the Interactionism Sociodiscursivo (Bronckart, 2005), which presents the idea that the ownership of various genres text is vital in the process of integration of the individual in social practice. Thus, believes that mastery of different genres is necessary so that the user of a language involved, so active in the community in which word is inserted. The work is didactic sequence with a view to developing a textual genre in a situation of teaching and learning. It is presented as a series of educational activities organized systematically and should focus on a genre at a time. In this case, the narrative was the chosen genre of horror, carried out in two classes of teenagers in 7th grade of elementary school, in a private school and in a state school. The comparison betweenBolsa para curso e programa de Pós GraduaçãoCardoso, Chislene Moreirahttp://lattes.cnpq.br/7842796799622055http://lattes.cnpq.br/4439407429779665Guimarães, Ana Maria de MattosUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em Lingüística AplicadaUNISINOSBrasilEscola da Indústria CriativaO trabalho com seqüências didáticas no ensino fundamental: reflexões sobre experiências com o gênero de texto narrativa de horrorLetras e ArtesLingüísticagênero textualnarrativa de horrorseqüência didáticahorror narrativetextual genderdidactic sequenceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2576info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALChisleneCardosoLinguistica.pdfChisleneCardosoLinguistica.pdfapplication/pdf671514http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2576/1/ChisleneCardosoLinguistica.pdf794f0905b7dc7b3b031364b79703fdf9MD51UNISINOS/25762015-03-17 15:57:43.066oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2576Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-17T18:57:43Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O trabalho com seqüências didáticas no ensino fundamental: reflexões sobre experiências com o gênero de texto narrativa de horror
title O trabalho com seqüências didáticas no ensino fundamental: reflexões sobre experiências com o gênero de texto narrativa de horror
spellingShingle O trabalho com seqüências didáticas no ensino fundamental: reflexões sobre experiências com o gênero de texto narrativa de horror
Cardoso, Chislene Moreira
Letras e Artes
Lingüística
gênero textual
narrativa de horror
seqüência didática
horror narrative
textual gender
didactic sequence
title_short O trabalho com seqüências didáticas no ensino fundamental: reflexões sobre experiências com o gênero de texto narrativa de horror
title_full O trabalho com seqüências didáticas no ensino fundamental: reflexões sobre experiências com o gênero de texto narrativa de horror
title_fullStr O trabalho com seqüências didáticas no ensino fundamental: reflexões sobre experiências com o gênero de texto narrativa de horror
title_full_unstemmed O trabalho com seqüências didáticas no ensino fundamental: reflexões sobre experiências com o gênero de texto narrativa de horror
title_sort O trabalho com seqüências didáticas no ensino fundamental: reflexões sobre experiências com o gênero de texto narrativa de horror
author Cardoso, Chislene Moreira
author_facet Cardoso, Chislene Moreira
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7842796799622055
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4439407429779665
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Chislene Moreira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Guimarães, Ana Maria de Mattos
contributor_str_mv Guimarães, Ana Maria de Mattos
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Letras e Artes
Lingüística
topic Letras e Artes
Lingüística
gênero textual
narrativa de horror
seqüência didática
horror narrative
textual gender
didactic sequence
dc.subject.por.fl_str_mv gênero textual
narrativa de horror
seqüência didática
dc.subject.eng.fl_str_mv horror narrative
textual gender
didactic sequence
description Realiza-se, neste trabalho, uma reflexão sobre uma experiência de sistematização do ensino de língua materna com base na proposta de aplicação de uma seqüência didática (Schneuwly e Dolz, 2004) que tem como foco um gênero de texto. Segue-se o Interacionismo Sociodiscursivo (Bronckart, 2005), que apresenta a idéia de que a apropriação de diversos gêneros textuais é fundamental no processo de inserção do indivíduo na prática social. Dessa forma, entende que o domínio de diferentes gêneros é necessário para que o usuário de uma língua participe, de forma ativa, na comunidade verbal na qual esteja inserido. O trabalho com a seqüência didática é uma perspectiva para desenvolver um gênero textual em uma situação de ensino-aprendizagem. Apresenta-se como um conjunto de atividades escolares organizadas sistematicamente e deve focar um gênero por vez. Neste caso, o gênero escolhido foi a narrativa de horror, desenvolvida junto a duas turmas de adolescentes da 7ª série, em uma escola particular e em uma escola estadual
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-10-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-05T18:11:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-05T18:11:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2576
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2576
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Lingüística Aplicada
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNISINOS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola da Indústria Criativa
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2576/1/ChisleneCardosoLinguistica.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 794f0905b7dc7b3b031364b79703fdf9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844946127290368