O trabalho com seqüências didáticas no ensino fundamental: reflexões sobre experiências com o gênero de texto narrativa de horror
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2576 |
Resumo: | Realiza-se, neste trabalho, uma reflexão sobre uma experiência de sistematização do ensino de língua materna com base na proposta de aplicação de uma seqüência didática (Schneuwly e Dolz, 2004) que tem como foco um gênero de texto. Segue-se o Interacionismo Sociodiscursivo (Bronckart, 2005), que apresenta a idéia de que a apropriação de diversos gêneros textuais é fundamental no processo de inserção do indivíduo na prática social. Dessa forma, entende que o domínio de diferentes gêneros é necessário para que o usuário de uma língua participe, de forma ativa, na comunidade verbal na qual esteja inserido. O trabalho com a seqüência didática é uma perspectiva para desenvolver um gênero textual em uma situação de ensino-aprendizagem. Apresenta-se como um conjunto de atividades escolares organizadas sistematicamente e deve focar um gênero por vez. Neste caso, o gênero escolhido foi a narrativa de horror, desenvolvida junto a duas turmas de adolescentes da 7ª série, em uma escola particular e em uma escola estadual |
id |
USIN_f968f5d348fcc8c79878594a64ce5936 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2576 |
network_acronym_str |
USIN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
repository_id_str |
|
spelling |
2015-03-05T18:11:58Z2015-03-05T18:11:58Z2008-10-28Made available in DSpace on 2015-03-05T18:11:58Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 28Realiza-se, neste trabalho, uma reflexão sobre uma experiência de sistematização do ensino de língua materna com base na proposta de aplicação de uma seqüência didática (Schneuwly e Dolz, 2004) que tem como foco um gênero de texto. Segue-se o Interacionismo Sociodiscursivo (Bronckart, 2005), que apresenta a idéia de que a apropriação de diversos gêneros textuais é fundamental no processo de inserção do indivíduo na prática social. Dessa forma, entende que o domínio de diferentes gêneros é necessário para que o usuário de uma língua participe, de forma ativa, na comunidade verbal na qual esteja inserido. O trabalho com a seqüência didática é uma perspectiva para desenvolver um gênero textual em uma situação de ensino-aprendizagem. Apresenta-se como um conjunto de atividades escolares organizadas sistematicamente e deve focar um gênero por vez. Neste caso, o gênero escolhido foi a narrativa de horror, desenvolvida junto a duas turmas de adolescentes da 7ª série, em uma escola particular e em uma escola estadualIt is held in this work, a reflection on the experience of a systematization of teaching in mother tongue based on the proposal for implementing a didactic sequence (Schneuwly and DOLZ, 2004) that focuses a genre of text. The following is the Interactionism Sociodiscursivo (Bronckart, 2005), which presents the idea that the ownership of various genres text is vital in the process of integration of the individual in social practice. Thus, believes that mastery of different genres is necessary so that the user of a language involved, so active in the community in which word is inserted. The work is didactic sequence with a view to developing a textual genre in a situation of teaching and learning. It is presented as a series of educational activities organized systematically and should focus on a genre at a time. In this case, the narrative was the chosen genre of horror, carried out in two classes of teenagers in 7th grade of elementary school, in a private school and in a state school. The comparison betweenBolsa para curso e programa de Pós GraduaçãoCardoso, Chislene Moreirahttp://lattes.cnpq.br/7842796799622055http://lattes.cnpq.br/4439407429779665Guimarães, Ana Maria de MattosUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em Lingüística AplicadaUNISINOSBrasilEscola da Indústria CriativaO trabalho com seqüências didáticas no ensino fundamental: reflexões sobre experiências com o gênero de texto narrativa de horrorLetras e ArtesLingüísticagênero textualnarrativa de horrorseqüência didáticahorror narrativetextual genderdidactic sequenceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2576info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALChisleneCardosoLinguistica.pdfChisleneCardosoLinguistica.pdfapplication/pdf671514http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2576/1/ChisleneCardosoLinguistica.pdf794f0905b7dc7b3b031364b79703fdf9MD51UNISINOS/25762015-03-17 15:57:43.066oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2576Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-17T18:57:43Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O trabalho com seqüências didáticas no ensino fundamental: reflexões sobre experiências com o gênero de texto narrativa de horror |
title |
O trabalho com seqüências didáticas no ensino fundamental: reflexões sobre experiências com o gênero de texto narrativa de horror |
spellingShingle |
O trabalho com seqüências didáticas no ensino fundamental: reflexões sobre experiências com o gênero de texto narrativa de horror Cardoso, Chislene Moreira Letras e Artes Lingüística gênero textual narrativa de horror seqüência didática horror narrative textual gender didactic sequence |
title_short |
O trabalho com seqüências didáticas no ensino fundamental: reflexões sobre experiências com o gênero de texto narrativa de horror |
title_full |
O trabalho com seqüências didáticas no ensino fundamental: reflexões sobre experiências com o gênero de texto narrativa de horror |
title_fullStr |
O trabalho com seqüências didáticas no ensino fundamental: reflexões sobre experiências com o gênero de texto narrativa de horror |
title_full_unstemmed |
O trabalho com seqüências didáticas no ensino fundamental: reflexões sobre experiências com o gênero de texto narrativa de horror |
title_sort |
O trabalho com seqüências didáticas no ensino fundamental: reflexões sobre experiências com o gênero de texto narrativa de horror |
author |
Cardoso, Chislene Moreira |
author_facet |
Cardoso, Chislene Moreira |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7842796799622055 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4439407429779665 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Chislene Moreira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Guimarães, Ana Maria de Mattos |
contributor_str_mv |
Guimarães, Ana Maria de Mattos |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Letras e Artes Lingüística |
topic |
Letras e Artes Lingüística gênero textual narrativa de horror seqüência didática horror narrative textual gender didactic sequence |
dc.subject.por.fl_str_mv |
gênero textual narrativa de horror seqüência didática |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
horror narrative textual gender didactic sequence |
description |
Realiza-se, neste trabalho, uma reflexão sobre uma experiência de sistematização do ensino de língua materna com base na proposta de aplicação de uma seqüência didática (Schneuwly e Dolz, 2004) que tem como foco um gênero de texto. Segue-se o Interacionismo Sociodiscursivo (Bronckart, 2005), que apresenta a idéia de que a apropriação de diversos gêneros textuais é fundamental no processo de inserção do indivíduo na prática social. Dessa forma, entende que o domínio de diferentes gêneros é necessário para que o usuário de uma língua participe, de forma ativa, na comunidade verbal na qual esteja inserido. O trabalho com a seqüência didática é uma perspectiva para desenvolver um gênero textual em uma situação de ensino-aprendizagem. Apresenta-se como um conjunto de atividades escolares organizadas sistematicamente e deve focar um gênero por vez. Neste caso, o gênero escolhido foi a narrativa de horror, desenvolvida junto a duas turmas de adolescentes da 7ª série, em uma escola particular e em uma escola estadual |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-10-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-03-05T18:11:58Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-03-05T18:11:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2576 |
url |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2576 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Lingüística Aplicada |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNISINOS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola da Indústria Criativa |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:UNISINOS |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
UNISINOS |
institution |
UNISINOS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
collection |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2576/1/ChisleneCardosoLinguistica.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
794f0905b7dc7b3b031364b79703fdf9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801844946127290368 |