Lecturers’ Perceptions on the Student Voice on Quality in Tourism Higher Education in Brazil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leal, Sérgio Rodrigues
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Tribe, John, Holanda, Luciana Araújo de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Turismo em Análise
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/64190
Resumo: A importância da voz do estudante na educação é apresentada e as peculiaridades da pesquisa sobre o tema no contexto da qualidade do ensino superior de turismo são abordadas. Um estudo empírico com professores brasileiros foi conduzido para verificar as suas percepções sobre esta questão. Entrevistas telefônicas foram realizadas utilizando um quadro teórico pré-definido e os resultados mostraram que docentes são receptivos à ideia de ouvir a voz do estudante. No entanto, alguns deles demonstraram pouca consciência do que isso realmente significava. Muito poucos usam uma abordagem sistemática e formal para ouvir seus alunos. Professores acreditam que seja responsabilidade das instituições, não deles. Todavia, os comentários de docentes indicam que as instituições não fazem bom uso dos dados coletados por meio de auto-avaliações. Como tal, a voz do estudante é muitas vezes negligenciada. Em casos muito raros em que ações são empreendidas com base na voz do estudante, pouco esforço é feito para mostrar aos alunos que as suas vozes deram origem a tais ações.
id USP - 65_63f1d992fec63408d79298dde6729350
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/64190
network_acronym_str USP - 65
network_name_str Revista Turismo em Análise
repository_id_str
spelling Lecturers’ Perceptions on the Student Voice on Quality in Tourism Higher Education in BrazilPercepciones de docentes sobre la voz de los estudiantes con respecto a la calidad en la educación superior en turismo en BrasilPercepções de docentes sobre a voz dos estudantes em relação à qualidade no Ensino Superior em Turismo no Brasilvoz do estudantequalidade na educação superiorturismopercepções de docentesBrasil.student voicequality in tourism Higher Educationlecturers’ perceptionsBrazil.voz del estudiantecalidad en la educación superior de turismopercepciones docentesBrasil.A importância da voz do estudante na educação é apresentada e as peculiaridades da pesquisa sobre o tema no contexto da qualidade do ensino superior de turismo são abordadas. Um estudo empírico com professores brasileiros foi conduzido para verificar as suas percepções sobre esta questão. Entrevistas telefônicas foram realizadas utilizando um quadro teórico pré-definido e os resultados mostraram que docentes são receptivos à ideia de ouvir a voz do estudante. No entanto, alguns deles demonstraram pouca consciência do que isso realmente significava. Muito poucos usam uma abordagem sistemática e formal para ouvir seus alunos. Professores acreditam que seja responsabilidade das instituições, não deles. Todavia, os comentários de docentes indicam que as instituições não fazem bom uso dos dados coletados por meio de auto-avaliações. Como tal, a voz do estudante é muitas vezes negligenciada. Em casos muito raros em que ações são empreendidas com base na voz do estudante, pouco esforço é feito para mostrar aos alunos que as suas vozes deram origem a tais ações.The importance of the student voice on education is offered and the peculiarities of the research on the topic in the context of quality in tourism higher education are addressed. An empirical study with Brazilian lecturers was conducted to verify their perceptions about the issue. Telephone interviews were carried out using a predefined framework and the results showed that lecturers are receptive to the idea of listening to the student voice. However, some of them demonstrated little awareness of what that really meant. Very few use a systematic and formal approach to listening to their students. Lecturers believe that is the institutions’ responsibility, not theirs. However, lecturers’ comments indicate that institutions do not make good use of the data collected through self-evaluations. As such, the student voice is often overlooked. In the very rare cases where action is taken based on the student voice, little effort is made to show students that their voices originated such actions.La importancia de la voz del estudiante en la educación se presenta y las peculiaridades de la investigación sobre el tema en el contexto de la calidad en la educación superior en turismo son tratadas. Un estudio empírico con profesores brasileños se llevó a cabo para verificar sus percepciones sobre el tema. Entrevistas telefónicas fueron realizadas utilizando un marco teórico predefinido y los resultados mostraron que los profesores son receptivos a la idea de escuchar la voz del estudiante. Sin embargo, algunos de ellos demostraron poco conocimiento de lo que eso realmente quiere decir. Muy pocos utilizan un enfoque sistemático y formal para escuchar a sus alumnos. Profesores creen que eso sea responsabilidad de las instituciones, no de ellos. Sin embargo, los comentarios de profesores indican que las instituciones no hacen un buen uso de los datos recogidos a través de auto-evaluaciones. Como tal, la voz del estudiante es a menudo renunciada. En casos muy raros en que acciones son tomadas a partir de la voz del estudiante, se hacen pocos esfuerzos para mostrar a los estudiantes que sus voces han dado lugar a tales acciones.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2013-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Pares Peer-reviewedRevisado por paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/6419010.11606/issn.1984-4867.v24i2p459-478Revista Turismo em Análise; Vol. 24 No. 2 (2013); 459-478Revista Turismo em Análise; Vol. 24 Núm. 2 (2013); 459-478Revista Turismo em Análise; v. 24 n. 2 (2013); 459-4781984-48670103-5541reponame:Revista Turismo em Análiseinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/64190/66876Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análiseinfo:eu-repo/semantics/openAccessLeal, Sérgio RodriguesTribe, JohnHolanda, Luciana Araújo de2015-11-13T15:58:32Zoai:revistas.usp.br:article/64190Revistahttps://www.revistas.usp.br/rtaPUBhttps://www.revistas.usp.br/rta/oaitanalise@usp.br || bragadc@usp.br1984-48670103-5541opendoar:2015-11-13T15:58:32Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Lecturers’ Perceptions on the Student Voice on Quality in Tourism Higher Education in Brazil
Percepciones de docentes sobre la voz de los estudiantes con respecto a la calidad en la educación superior en turismo en Brasil
Percepções de docentes sobre a voz dos estudantes em relação à qualidade no Ensino Superior em Turismo no Brasil
title Lecturers’ Perceptions on the Student Voice on Quality in Tourism Higher Education in Brazil
spellingShingle Lecturers’ Perceptions on the Student Voice on Quality in Tourism Higher Education in Brazil
Leal, Sérgio Rodrigues
voz do estudante
qualidade na educação superior
turismo
percepções de docentes
Brasil.
student voice
quality in tourism Higher Education
lecturers’ perceptions
Brazil.
voz del estudiante
calidad en la educación superior de turismo
percepciones docentes
Brasil.
title_short Lecturers’ Perceptions on the Student Voice on Quality in Tourism Higher Education in Brazil
title_full Lecturers’ Perceptions on the Student Voice on Quality in Tourism Higher Education in Brazil
title_fullStr Lecturers’ Perceptions on the Student Voice on Quality in Tourism Higher Education in Brazil
title_full_unstemmed Lecturers’ Perceptions on the Student Voice on Quality in Tourism Higher Education in Brazil
title_sort Lecturers’ Perceptions on the Student Voice on Quality in Tourism Higher Education in Brazil
author Leal, Sérgio Rodrigues
author_facet Leal, Sérgio Rodrigues
Tribe, John
Holanda, Luciana Araújo de
author_role author
author2 Tribe, John
Holanda, Luciana Araújo de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leal, Sérgio Rodrigues
Tribe, John
Holanda, Luciana Araújo de
dc.subject.por.fl_str_mv voz do estudante
qualidade na educação superior
turismo
percepções de docentes
Brasil.
student voice
quality in tourism Higher Education
lecturers’ perceptions
Brazil.
voz del estudiante
calidad en la educación superior de turismo
percepciones docentes
Brasil.
topic voz do estudante
qualidade na educação superior
turismo
percepções de docentes
Brasil.
student voice
quality in tourism Higher Education
lecturers’ perceptions
Brazil.
voz del estudiante
calidad en la educación superior de turismo
percepciones docentes
Brasil.
description A importância da voz do estudante na educação é apresentada e as peculiaridades da pesquisa sobre o tema no contexto da qualidade do ensino superior de turismo são abordadas. Um estudo empírico com professores brasileiros foi conduzido para verificar as suas percepções sobre esta questão. Entrevistas telefônicas foram realizadas utilizando um quadro teórico pré-definido e os resultados mostraram que docentes são receptivos à ideia de ouvir a voz do estudante. No entanto, alguns deles demonstraram pouca consciência do que isso realmente significava. Muito poucos usam uma abordagem sistemática e formal para ouvir seus alunos. Professores acreditam que seja responsabilidade das instituições, não deles. Todavia, os comentários de docentes indicam que as instituições não fazem bom uso dos dados coletados por meio de auto-avaliações. Como tal, a voz do estudante é muitas vezes negligenciada. Em casos muito raros em que ações são empreendidas com base na voz do estudante, pouco esforço é feito para mostrar aos alunos que as suas vozes deram origem a tais ações.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Peer-reviewed
Revisado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/64190
10.11606/issn.1984-4867.v24i2p459-478
url https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/64190
identifier_str_mv 10.11606/issn.1984-4867.v24i2p459-478
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/64190/66876
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análise
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análise
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Revista Turismo em Análise; Vol. 24 No. 2 (2013); 459-478
Revista Turismo em Análise; Vol. 24 Núm. 2 (2013); 459-478
Revista Turismo em Análise; v. 24 n. 2 (2013); 459-478
1984-4867
0103-5541
reponame:Revista Turismo em Análise
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Turismo em Análise
collection Revista Turismo em Análise
repository.name.fl_str_mv Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv tanalise@usp.br || bragadc@usp.br
_version_ 1797054167589584896