Lecturers’ Perceptions on the Student Voice on Quality in Tourism Higher Education in Brazil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Turismo em Análise |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/64190 |
Resumo: | A importância da voz do estudante na educação é apresentada e as peculiaridades da pesquisa sobre o tema no contexto da qualidade do ensino superior de turismo são abordadas. Um estudo empírico com professores brasileiros foi conduzido para verificar as suas percepções sobre esta questão. Entrevistas telefônicas foram realizadas utilizando um quadro teórico pré-definido e os resultados mostraram que docentes são receptivos à ideia de ouvir a voz do estudante. No entanto, alguns deles demonstraram pouca consciência do que isso realmente significava. Muito poucos usam uma abordagem sistemática e formal para ouvir seus alunos. Professores acreditam que seja responsabilidade das instituições, não deles. Todavia, os comentários de docentes indicam que as instituições não fazem bom uso dos dados coletados por meio de auto-avaliações. Como tal, a voz do estudante é muitas vezes negligenciada. Em casos muito raros em que ações são empreendidas com base na voz do estudante, pouco esforço é feito para mostrar aos alunos que as suas vozes deram origem a tais ações. |
id |
USP - 65_63f1d992fec63408d79298dde6729350 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/64190 |
network_acronym_str |
USP - 65 |
network_name_str |
Revista Turismo em Análise |
repository_id_str |
|
spelling |
Lecturers’ Perceptions on the Student Voice on Quality in Tourism Higher Education in BrazilPercepciones de docentes sobre la voz de los estudiantes con respecto a la calidad en la educación superior en turismo en BrasilPercepções de docentes sobre a voz dos estudantes em relação à qualidade no Ensino Superior em Turismo no Brasilvoz do estudantequalidade na educação superiorturismopercepções de docentesBrasil.student voicequality in tourism Higher Educationlecturers’ perceptionsBrazil.voz del estudiantecalidad en la educación superior de turismopercepciones docentesBrasil.A importância da voz do estudante na educação é apresentada e as peculiaridades da pesquisa sobre o tema no contexto da qualidade do ensino superior de turismo são abordadas. Um estudo empírico com professores brasileiros foi conduzido para verificar as suas percepções sobre esta questão. Entrevistas telefônicas foram realizadas utilizando um quadro teórico pré-definido e os resultados mostraram que docentes são receptivos à ideia de ouvir a voz do estudante. No entanto, alguns deles demonstraram pouca consciência do que isso realmente significava. Muito poucos usam uma abordagem sistemática e formal para ouvir seus alunos. Professores acreditam que seja responsabilidade das instituições, não deles. Todavia, os comentários de docentes indicam que as instituições não fazem bom uso dos dados coletados por meio de auto-avaliações. Como tal, a voz do estudante é muitas vezes negligenciada. Em casos muito raros em que ações são empreendidas com base na voz do estudante, pouco esforço é feito para mostrar aos alunos que as suas vozes deram origem a tais ações.The importance of the student voice on education is offered and the peculiarities of the research on the topic in the context of quality in tourism higher education are addressed. An empirical study with Brazilian lecturers was conducted to verify their perceptions about the issue. Telephone interviews were carried out using a predefined framework and the results showed that lecturers are receptive to the idea of listening to the student voice. However, some of them demonstrated little awareness of what that really meant. Very few use a systematic and formal approach to listening to their students. Lecturers believe that is the institutions’ responsibility, not theirs. However, lecturers’ comments indicate that institutions do not make good use of the data collected through self-evaluations. As such, the student voice is often overlooked. In the very rare cases where action is taken based on the student voice, little effort is made to show students that their voices originated such actions.La importancia de la voz del estudiante en la educación se presenta y las peculiaridades de la investigación sobre el tema en el contexto de la calidad en la educación superior en turismo son tratadas. Un estudio empírico con profesores brasileños se llevó a cabo para verificar sus percepciones sobre el tema. Entrevistas telefónicas fueron realizadas utilizando un marco teórico predefinido y los resultados mostraron que los profesores son receptivos a la idea de escuchar la voz del estudiante. Sin embargo, algunos de ellos demostraron poco conocimiento de lo que eso realmente quiere decir. Muy pocos utilizan un enfoque sistemático y formal para escuchar a sus alumnos. Profesores creen que eso sea responsabilidad de las instituciones, no de ellos. Sin embargo, los comentarios de profesores indican que las instituciones no hacen un buen uso de los datos recogidos a través de auto-evaluaciones. Como tal, la voz del estudiante es a menudo renunciada. En casos muy raros en que acciones son tomadas a partir de la voz del estudiante, se hacen pocos esfuerzos para mostrar a los estudiantes que sus voces han dado lugar a tales acciones.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2013-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Pares Peer-reviewedRevisado por paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/6419010.11606/issn.1984-4867.v24i2p459-478Revista Turismo em Análise; Vol. 24 No. 2 (2013); 459-478Revista Turismo em Análise; Vol. 24 Núm. 2 (2013); 459-478Revista Turismo em Análise; v. 24 n. 2 (2013); 459-4781984-48670103-5541reponame:Revista Turismo em Análiseinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/64190/66876Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análiseinfo:eu-repo/semantics/openAccessLeal, Sérgio RodriguesTribe, JohnHolanda, Luciana Araújo de2015-11-13T15:58:32Zoai:revistas.usp.br:article/64190Revistahttps://www.revistas.usp.br/rtaPUBhttps://www.revistas.usp.br/rta/oaitanalise@usp.br || bragadc@usp.br1984-48670103-5541opendoar:2015-11-13T15:58:32Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Lecturers’ Perceptions on the Student Voice on Quality in Tourism Higher Education in Brazil Percepciones de docentes sobre la voz de los estudiantes con respecto a la calidad en la educación superior en turismo en Brasil Percepções de docentes sobre a voz dos estudantes em relação à qualidade no Ensino Superior em Turismo no Brasil |
title |
Lecturers’ Perceptions on the Student Voice on Quality in Tourism Higher Education in Brazil |
spellingShingle |
Lecturers’ Perceptions on the Student Voice on Quality in Tourism Higher Education in Brazil Leal, Sérgio Rodrigues voz do estudante qualidade na educação superior turismo percepções de docentes Brasil. student voice quality in tourism Higher Education lecturers’ perceptions Brazil. voz del estudiante calidad en la educación superior de turismo percepciones docentes Brasil. |
title_short |
Lecturers’ Perceptions on the Student Voice on Quality in Tourism Higher Education in Brazil |
title_full |
Lecturers’ Perceptions on the Student Voice on Quality in Tourism Higher Education in Brazil |
title_fullStr |
Lecturers’ Perceptions on the Student Voice on Quality in Tourism Higher Education in Brazil |
title_full_unstemmed |
Lecturers’ Perceptions on the Student Voice on Quality in Tourism Higher Education in Brazil |
title_sort |
Lecturers’ Perceptions on the Student Voice on Quality in Tourism Higher Education in Brazil |
author |
Leal, Sérgio Rodrigues |
author_facet |
Leal, Sérgio Rodrigues Tribe, John Holanda, Luciana Araújo de |
author_role |
author |
author2 |
Tribe, John Holanda, Luciana Araújo de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leal, Sérgio Rodrigues Tribe, John Holanda, Luciana Araújo de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
voz do estudante qualidade na educação superior turismo percepções de docentes Brasil. student voice quality in tourism Higher Education lecturers’ perceptions Brazil. voz del estudiante calidad en la educación superior de turismo percepciones docentes Brasil. |
topic |
voz do estudante qualidade na educação superior turismo percepções de docentes Brasil. student voice quality in tourism Higher Education lecturers’ perceptions Brazil. voz del estudiante calidad en la educación superior de turismo percepciones docentes Brasil. |
description |
A importância da voz do estudante na educação é apresentada e as peculiaridades da pesquisa sobre o tema no contexto da qualidade do ensino superior de turismo são abordadas. Um estudo empírico com professores brasileiros foi conduzido para verificar as suas percepções sobre esta questão. Entrevistas telefônicas foram realizadas utilizando um quadro teórico pré-definido e os resultados mostraram que docentes são receptivos à ideia de ouvir a voz do estudante. No entanto, alguns deles demonstraram pouca consciência do que isso realmente significava. Muito poucos usam uma abordagem sistemática e formal para ouvir seus alunos. Professores acreditam que seja responsabilidade das instituições, não deles. Todavia, os comentários de docentes indicam que as instituições não fazem bom uso dos dados coletados por meio de auto-avaliações. Como tal, a voz do estudante é muitas vezes negligenciada. Em casos muito raros em que ações são empreendidas com base na voz do estudante, pouco esforço é feito para mostrar aos alunos que as suas vozes deram origem a tais ações. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-08-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Peer-reviewed Revisado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/64190 10.11606/issn.1984-4867.v24i2p459-478 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/64190 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.1984-4867.v24i2p459-478 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/64190/66876 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análise info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análise |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Turismo em Análise; Vol. 24 No. 2 (2013); 459-478 Revista Turismo em Análise; Vol. 24 Núm. 2 (2013); 459-478 Revista Turismo em Análise; v. 24 n. 2 (2013); 459-478 1984-4867 0103-5541 reponame:Revista Turismo em Análise instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Turismo em Análise |
collection |
Revista Turismo em Análise |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
tanalise@usp.br || bragadc@usp.br |
_version_ |
1797054167589584896 |