In Search for the Definition of Reputation of Touristic Destinations: meanings and associated themes from a professional view
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Turismo em Análise |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/102847 |
Resumo: | Pesquisadores de marketing turístico têm enfatizado a importância da imagem do destino turístico no processo de escolha de um lugar para visitar. No entanto, faltam pesquisas sobre reputação desses mesmos destinos turísticos, que pode ser usada como uma ferramenta para atrair visitantes potenciais. Autores como De Chernatony (1999), Gioia et al. (2000) e Torres et al. (2011) afirmam que o foco na imagem da marca evoca percepções recentes, que estão sujeitas a alterações. Portanto, estudos de reputação lidam com impressões mais consistentes do que a imagem do destino e consideram várias imagens percebidas ao longo do tempo. O método da pesquisa foi a abordagem qualitativa. O objetivo do artigo foi compreender o significado da reputação de destinos turísticos e seus temas associados. Quinze especialistas foram entrevistados e suas respostas foram classificadas em três áreas de conhecimento: Administração/Gestão, Marketing e Turismo. As respostas foram analisadas com base em Creswell (2007) e Bardin (2008) e os dados foram codificados em temas relacionados à literatura de reputação corporativa e reputação de destinos. Dentre os resultados, em geral, os entrevistados indicaram a associação de reputação e imagem e a importância do tempo para a formação da reputação. Além disso, o estudo identificou as peculiaridades apontadas por cada grupo, como por exemplo, uma ênfase no contexto social (Turismo), a importância da gestão (Administração/Gestão) e a avaliação de indivíduos ou grupos (Marketing). Finalmente, o estudo demonstrou que a reputação dos destinos turísticos é integrada a pelo menos quatro temas: comunicação, avaliação, diferenciação e tempo. |
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In Search for the Definition of Reputation of Touristic Destinations: meanings and associated themes from a professional viewEn Busca de la Definición de Reputación de Destinos Turísticos: significados y temas asociados desde la perspectiva de profesionalesEm Busca da Definição de Reputação de Destinos Turísticos: significados e temas associados a partir da visão de profissionaisGestión TurísticaReputaciónImagen del DestinoMarketing TurísticoComportamiento del ConsumidorTouristic ManagementReputationDestination’s ImageTouristic MarketingConsumer BehaviorGestão TurísticaReputaçãoImagem do DestinoMarketing TurísticoComportamento do ConsumidorPesquisadores de marketing turístico têm enfatizado a importância da imagem do destino turístico no processo de escolha de um lugar para visitar. No entanto, faltam pesquisas sobre reputação desses mesmos destinos turísticos, que pode ser usada como uma ferramenta para atrair visitantes potenciais. Autores como De Chernatony (1999), Gioia et al. (2000) e Torres et al. (2011) afirmam que o foco na imagem da marca evoca percepções recentes, que estão sujeitas a alterações. Portanto, estudos de reputação lidam com impressões mais consistentes do que a imagem do destino e consideram várias imagens percebidas ao longo do tempo. O método da pesquisa foi a abordagem qualitativa. O objetivo do artigo foi compreender o significado da reputação de destinos turísticos e seus temas associados. Quinze especialistas foram entrevistados e suas respostas foram classificadas em três áreas de conhecimento: Administração/Gestão, Marketing e Turismo. As respostas foram analisadas com base em Creswell (2007) e Bardin (2008) e os dados foram codificados em temas relacionados à literatura de reputação corporativa e reputação de destinos. Dentre os resultados, em geral, os entrevistados indicaram a associação de reputação e imagem e a importância do tempo para a formação da reputação. Além disso, o estudo identificou as peculiaridades apontadas por cada grupo, como por exemplo, uma ênfase no contexto social (Turismo), a importância da gestão (Administração/Gestão) e a avaliação de indivíduos ou grupos (Marketing). Finalmente, o estudo demonstrou que a reputação dos destinos turísticos é integrada a pelo menos quatro temas: comunicação, avaliação, diferenciação e tempo.Tourism marketing researchers have emphasized the importance of the image of touristic destination to select a place to visit. However, there is a lack of research on the reputation of those same touristic destinations, which can be used as a tool to attract potential visitors. Authors such as De Chernatony (1999), Gioia et al. (2000), Torres et al. (2011) argue that the focus on brand image evokes recent perceptions, which are subject to change. Therefore, reputation studies deal with more consistent impressions of the destination image and consider multiple images perceived over time. The research method was a qualitative approach. Fifteen experts were interviewed and their responses were classified into three areas of expertise: Business/Management, Marketing and Tourism. The paper’s objective was to understand the meaning of touristic destinations’ reputation and its associated themes. The responses were analyzed based on Creswell (2007) and Bardin (2008) and the data was coded on issues related to corporate reputation literature and reputation of destinations. Among the results, in general, respondents indicated the association of reputation and image and the importance of time for reputation formation. In addition, the study identified the peculiarities mentioned by each group, such as an emphasis on the social context (Tourism), the importance of management (Business/Management) and the assessment of individuals or groups (Marketing). Finally, the study demonstrated that the reputation of touristic destinations is integrated with at least four themes: communication, assessment, differentiation and time.Investigadores de marketing turístico han enfatizado la importancia de la imagen del destino turístico en el proceso de selección de un lugar para visitarse. Sin embargo, faltan estudios sobre la reputación de los destinos turísticos, que pueden ser utilizados como una herramienta para atraer a potenciales visitantes. Autores como De Chernatony (1999), Gioia et al. (2000), Torres et al. (2011) afirman que el enfoque en la imagen de la marca evoca percepciones recientes, que están sujetas a cambios. Por lo tanto, los estudios de reputación tratan de impresiones más consistentes de la imagen del destino y consideran múltiplas imágenes percibidas a lo largo del tiempo. El método de investigación usado fue el enfoque cualitativo. Quince expertos fueron entrevistados y sus respuestas clasificadas en tres áreas de especialización: Administración/Gestión, Marketing y Turismo. El objetivo fue comprender el significado de la reputación de los destinos turísticos y sus temas asociados. En los resultados, en general, los encuestados indicaron la combinación de reputación y imagen y la importancia del tiempo para la formación de una reputación. Además, el estudio identificó las peculiaridades mencionadas por cada grupo, como por ejemplo, el enfasis en el contexto social (Turismo), la importancia de la gestión (Administración/Gestión) y la evaluación de los individuos o grupos (Marketing). Finalmente, el estudio demostró que la reputación de los destinos turísticos está integrada a por lo menos cuatro temas: Comunicación, Evaluación, Diferenciación y Tiempo.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2015-08-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Pares Peer-reviewedRevisado por paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/10284710.11606/issn.1984-4867.v26i2p262-281Revista Turismo em Análise; Vol. 26 No. 2 (2015); 262-281Revista Turismo em Análise; Vol. 26 Núm. 2 (2015); 262-281Revista Turismo em Análise; v. 26 n. 2 (2015); 262-2811984-48670103-5541reponame:Revista Turismo em Análiseinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/102847/101203Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análiseinfo:eu-repo/semantics/openAccessCoelho, Mariana de FreitasGosling, Marlusa2016-01-14T16:41:28Zoai:revistas.usp.br:article/102847Revistahttps://www.revistas.usp.br/rtaPUBhttps://www.revistas.usp.br/rta/oaitanalise@usp.br || bragadc@usp.br1984-48670103-5541opendoar:2016-01-14T16:41:28Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP)false |
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In Search for the Definition of Reputation of Touristic Destinations: meanings and associated themes from a professional view Coelho, Mariana de Freitas Gestión Turística Reputación Imagen del Destino Marketing Turístico Comportamiento del Consumidor Touristic Management Reputation Destination’s Image Touristic Marketing Consumer Behavior Gestão Turística Reputação Imagem do Destino Marketing Turístico Comportamento do Consumidor |
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