Family, school, and media: a field with new configurations

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Setton, Maria da Graça Jacintho
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Pesquisa
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27879
Resumo: Este artigo tem como objetivo refletir sobre a particularidade do processo de socialização e de construção das identidades dos sujeitos no mundo contemporâneo. Para desenvolver este argumento o texto se apoia na idéia de que as instâncias tradicionais da educação -- família e escola -- partilham com as instituições midiáticas uma responsabilidade pedagógica. Identificando uma nova estruturação no campo da socialização, busca-se uma perspectiva relacional de análise entre essas instâncias a fim de apreender a especificidade do processo de construção da identidade do sujeito na atualidade. Partindo do conceito de configuração de Norbert Elias, toma-se como hipótese que a cultura da modernidade imprime uma nova prática socializadora distinta das demais verificadas historicamente. Considera-se que o processo de socialização das formações atuais é um espaço plural de múltiplas referências identitárias. Ou seja, a modernidade caracteriza-se por oferecer um ambiente social em que o indivíduo encontra condições de forjar um sistema de referências que mescla as influências familiar, escolar e midiáticas (entre outras), um sistema de esquemas coerente, no entanto híbrido e fragmentado. Nesse sentido, a particularidade dessa socialização deriva não só da relação de interdependência entre as duas instâncias tradicionais da educação, mas da relação de interdependência entre elas e a mídia.
id USP-11_2667c2d25dcbd5b03bbaea421b8a8bcc
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/27879
network_acronym_str USP-11
network_name_str Educação e Pesquisa
repository_id_str
spelling Family, school, and media: a field with new configurations Família, escola e mídia: um campo com novas configurações SocializaçãoMídiaIdentidade socialSocializationMediaSocial identity Este artigo tem como objetivo refletir sobre a particularidade do processo de socialização e de construção das identidades dos sujeitos no mundo contemporâneo. Para desenvolver este argumento o texto se apoia na idéia de que as instâncias tradicionais da educação -- família e escola -- partilham com as instituições midiáticas uma responsabilidade pedagógica. Identificando uma nova estruturação no campo da socialização, busca-se uma perspectiva relacional de análise entre essas instâncias a fim de apreender a especificidade do processo de construção da identidade do sujeito na atualidade. Partindo do conceito de configuração de Norbert Elias, toma-se como hipótese que a cultura da modernidade imprime uma nova prática socializadora distinta das demais verificadas historicamente. Considera-se que o processo de socialização das formações atuais é um espaço plural de múltiplas referências identitárias. Ou seja, a modernidade caracteriza-se por oferecer um ambiente social em que o indivíduo encontra condições de forjar um sistema de referências que mescla as influências familiar, escolar e midiáticas (entre outras), um sistema de esquemas coerente, no entanto híbrido e fragmentado. Nesse sentido, a particularidade dessa socialização deriva não só da relação de interdependência entre as duas instâncias tradicionais da educação, mas da relação de interdependência entre elas e a mídia. The purpose of this article is to reflect on the specificity of the process of socialization and construction of identities of the subjects in the contemporary world. To develop this line of reasoning the text is founded on the idea that the traditional instances of education -- family and school -- share with the mediatic institutions a pedagogical responsibility. By the identification of a new structure in the field of socialization, a relational perspective of analysis is searched between those instances with a view to apprehend the specificity of the process of construction of identity of the subject nowadays. Based on Norbert Elias' concept of configuration, the hypothesis is made that the culture of modernity institutes a new socializing practice, distinct from others in history. The current process of socialization is seen as a plural space of multiple identitory references. That is, modernity is characterized by its supply of a social environment in which the individual finds conditions to assemble a system of references that merges family, school, and mediatic influences (amongst others) into a coherent, albeit hybrid and fragmentary, scheme. In this sense, the specificity of that socialization derives not just from the interdependence of the two traditional instances of education, but also from their interdependence with the media. Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2002-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/2787910.1590/S1517-97022002000100008Educação e Pesquisa; v. 28 n. 1 (2002); 107-116Educação e Pesquisa; Vol. 28 No. 1 (2002); 107-116Educação e Pesquisa; Vol. 28 Núm. 1 (2002); 107-1161678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27879/29651Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessSetton, Maria da Graça Jacintho2014-10-24T15:38:19Zoai:revistas.usp.br:article/27879Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2014-10-24T15:38:19Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Family, school, and media: a field with new configurations
Família, escola e mídia: um campo com novas configurações
title Family, school, and media: a field with new configurations
spellingShingle Family, school, and media: a field with new configurations
Setton, Maria da Graça Jacintho
Socialização
Mídia
Identidade social
Socialization
Media
Social identity
title_short Family, school, and media: a field with new configurations
title_full Family, school, and media: a field with new configurations
title_fullStr Family, school, and media: a field with new configurations
title_full_unstemmed Family, school, and media: a field with new configurations
title_sort Family, school, and media: a field with new configurations
author Setton, Maria da Graça Jacintho
author_facet Setton, Maria da Graça Jacintho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Setton, Maria da Graça Jacintho
dc.subject.por.fl_str_mv Socialização
Mídia
Identidade social
Socialization
Media
Social identity
topic Socialização
Mídia
Identidade social
Socialization
Media
Social identity
description Este artigo tem como objetivo refletir sobre a particularidade do processo de socialização e de construção das identidades dos sujeitos no mundo contemporâneo. Para desenvolver este argumento o texto se apoia na idéia de que as instâncias tradicionais da educação -- família e escola -- partilham com as instituições midiáticas uma responsabilidade pedagógica. Identificando uma nova estruturação no campo da socialização, busca-se uma perspectiva relacional de análise entre essas instâncias a fim de apreender a especificidade do processo de construção da identidade do sujeito na atualidade. Partindo do conceito de configuração de Norbert Elias, toma-se como hipótese que a cultura da modernidade imprime uma nova prática socializadora distinta das demais verificadas historicamente. Considera-se que o processo de socialização das formações atuais é um espaço plural de múltiplas referências identitárias. Ou seja, a modernidade caracteriza-se por oferecer um ambiente social em que o indivíduo encontra condições de forjar um sistema de referências que mescla as influências familiar, escolar e midiáticas (entre outras), um sistema de esquemas coerente, no entanto híbrido e fragmentado. Nesse sentido, a particularidade dessa socialização deriva não só da relação de interdependência entre as duas instâncias tradicionais da educação, mas da relação de interdependência entre elas e a mídia.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27879
10.1590/S1517-97022002000100008
url https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27879
identifier_str_mv 10.1590/S1517-97022002000100008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27879/29651
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Pesquisa; v. 28 n. 1 (2002); 107-116
Educação e Pesquisa; Vol. 28 No. 1 (2002); 107-116
Educação e Pesquisa; Vol. 28 Núm. 1 (2002); 107-116
1678-4634
1517-9702
reponame:Educação e Pesquisa
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Educação e Pesquisa
collection Educação e Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revedu@usp.br
_version_ 1787713810561236992