Start from the middle of making: recompose Sociology teaching

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schweig, Graziele Ramos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Educação e Pesquisa
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/186994
Resumo: A partir do debate contemporâneo acerca da virada ontológica, busca-se discutir neste artigo possíveis implicações de seus pressupostos para conceber as práticas da docência da sociologia na escola básica. A educação e o ensino são pensados deslocando-se do questionamento epistemológico (como conhecer) para aquele da ontologia (como a realidade se produz), de modo a abrir um campo de atenção à materialidade das práticas de conhecimento. Explora-se essa perspectiva tendo como disparador o relato de uma situação de planejamento pedagógico oriundo de pesquisa de campo etnográfica realizada em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Ao se desdobrar as controvérsias contidas na narrativa, tensionam-se os limites do idioma representacional na concepção da docência da sociologia no ensino médio. Questiona-se, portanto, qual ensino seria possível ao assumirmos que não há um mundo – e uma sociologia – prontos previamente às práticas. Assim, ao explorar os caminhos indicados no próprio relato de campo, elabora-se a ideia de “começar pelo meio de um fazer” em uma proposição de inversão e transmutação dos elementos implicados na intervenção pedagógica na escola. Com isso, concebe-se a prática docente menos em termos normativos e finalísticos e mais a partir da ideia de abertura às recalcitrâncias e cultivo da atenção a processos e percursos.
id USP-11_5928120b570f591be42f6074a5c13cc2
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/186994
network_acronym_str USP-11
network_name_str Educação e Pesquisa
repository_id_str
spelling Start from the middle of making: recompose Sociology teachingComeçar pelo meio de um fazer: recompor o ensino de sociologiaSociology teachingOntological TurnTeaching PracticeEthnographyAnthropology of EducationEnsino de sociologiaVirada ontológicaPrática docenteEtnografiaAntropologia da educaçãoA partir do debate contemporâneo acerca da virada ontológica, busca-se discutir neste artigo possíveis implicações de seus pressupostos para conceber as práticas da docência da sociologia na escola básica. A educação e o ensino são pensados deslocando-se do questionamento epistemológico (como conhecer) para aquele da ontologia (como a realidade se produz), de modo a abrir um campo de atenção à materialidade das práticas de conhecimento. Explora-se essa perspectiva tendo como disparador o relato de uma situação de planejamento pedagógico oriundo de pesquisa de campo etnográfica realizada em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Ao se desdobrar as controvérsias contidas na narrativa, tensionam-se os limites do idioma representacional na concepção da docência da sociologia no ensino médio. Questiona-se, portanto, qual ensino seria possível ao assumirmos que não há um mundo – e uma sociologia – prontos previamente às práticas. Assim, ao explorar os caminhos indicados no próprio relato de campo, elabora-se a ideia de “começar pelo meio de um fazer” em uma proposição de inversão e transmutação dos elementos implicados na intervenção pedagógica na escola. Com isso, concebe-se a prática docente menos em termos normativos e finalísticos e mais a partir da ideia de abertura às recalcitrâncias e cultivo da atenção a processos e percursos.Considering contemporary debate on the ontological turn, this article seeks to discuss possible implications of its assumptions to understand Sociology teaching practices in school. Education and teaching are conceived by detaching from epistemological debate (how to know) and approaching to that of ontology (how reality is produced), as a way to open a field of attention to the materiality of knowledge practices. This perspective is explored having as a triggering the fieldnote of a pedagogical planning situation observed during an ethnographic research carried out in Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil. As the controversies contained in the narrative unfold, they show the limitations of representational language to describe Sociology teaching in high school. Therefore, one might wonder: what kind of teaching would be possible when we assume that there is no world - nor Sociology - ready before everyday practices? Thus, as the article explores the tracks indicated in the fieldnote itself, it leads to the idea of “starting from the middle of making” as a proposition of inversion and transmutation of the elements involved in pedagogical intervention in school. Hence, teaching practice is conceived less in normative and finalistic terms, but more in the idea of openness to recalcitrances and cultivation of attention to processes and paths.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2021-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/xmlapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/18699410.1590/S1678-4634202147223740Educação e Pesquisa; v. 47 (2021); e223740Educação e Pesquisa; Vol. 47 (2021); e223740Educação e Pesquisa; Vol. 47 (2021); e2237401678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/186994/172632https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/186994/172631https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/186994/172630Copyright (c) 2021 Educação e Pesquisahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSchweig, Graziele Ramos 2021-12-07T13:57:46Zoai:revistas.usp.br:article/186994Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2021-12-07T13:57:46Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Start from the middle of making: recompose Sociology teaching
Começar pelo meio de um fazer: recompor o ensino de sociologia
title Start from the middle of making: recompose Sociology teaching
spellingShingle Start from the middle of making: recompose Sociology teaching
Schweig, Graziele Ramos
Sociology teaching
Ontological Turn
Teaching Practice
Ethnography
Anthropology of Education
Ensino de sociologia
Virada ontológica
Prática docente
Etnografia
Antropologia da educação
title_short Start from the middle of making: recompose Sociology teaching
title_full Start from the middle of making: recompose Sociology teaching
title_fullStr Start from the middle of making: recompose Sociology teaching
title_full_unstemmed Start from the middle of making: recompose Sociology teaching
title_sort Start from the middle of making: recompose Sociology teaching
author Schweig, Graziele Ramos
author_facet Schweig, Graziele Ramos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schweig, Graziele Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv Sociology teaching
Ontological Turn
Teaching Practice
Ethnography
Anthropology of Education
Ensino de sociologia
Virada ontológica
Prática docente
Etnografia
Antropologia da educação
topic Sociology teaching
Ontological Turn
Teaching Practice
Ethnography
Anthropology of Education
Ensino de sociologia
Virada ontológica
Prática docente
Etnografia
Antropologia da educação
description A partir do debate contemporâneo acerca da virada ontológica, busca-se discutir neste artigo possíveis implicações de seus pressupostos para conceber as práticas da docência da sociologia na escola básica. A educação e o ensino são pensados deslocando-se do questionamento epistemológico (como conhecer) para aquele da ontologia (como a realidade se produz), de modo a abrir um campo de atenção à materialidade das práticas de conhecimento. Explora-se essa perspectiva tendo como disparador o relato de uma situação de planejamento pedagógico oriundo de pesquisa de campo etnográfica realizada em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Ao se desdobrar as controvérsias contidas na narrativa, tensionam-se os limites do idioma representacional na concepção da docência da sociologia no ensino médio. Questiona-se, portanto, qual ensino seria possível ao assumirmos que não há um mundo – e uma sociologia – prontos previamente às práticas. Assim, ao explorar os caminhos indicados no próprio relato de campo, elabora-se a ideia de “começar pelo meio de um fazer” em uma proposição de inversão e transmutação dos elementos implicados na intervenção pedagógica na escola. Com isso, concebe-se a prática docente menos em termos normativos e finalísticos e mais a partir da ideia de abertura às recalcitrâncias e cultivo da atenção a processos e percursos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/186994
10.1590/S1678-4634202147223740
url https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/186994
identifier_str_mv 10.1590/S1678-4634202147223740
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/186994/172632
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/186994/172631
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/186994/172630
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Educação e Pesquisa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Educação e Pesquisa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/xml
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Pesquisa; v. 47 (2021); e223740
Educação e Pesquisa; Vol. 47 (2021); e223740
Educação e Pesquisa; Vol. 47 (2021); e223740
1678-4634
1517-9702
reponame:Educação e Pesquisa
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Educação e Pesquisa
collection Educação e Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revedu@usp.br
_version_ 1787713814095986688