Statistical training in Brazilian graduate programs: an analysis of the courses offered

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Felipe Tumenas
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Louzada Neto, Francisco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Pesquisa
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/213804
Resumo: A estatística é uma das bases da ciência e seu ensino em programas de pós-graduação tem influência direta na formação da próxima geração de pesquisadores. Este trabalho traz um panorama geral das disciplinas relacionadas à estatística na pós-graduação stricto sensu no Brasil, a partir da análise das ementas das 176.823 disciplinas, sendo 12.552 com conteúdos relacionados à estatística. Dentre os fatos encontrados temos que poucos programas possuem disciplinas obrigatórias relacionadas à estatística. Quanto maior o conceito da pós-graduação na Capes, maior a quantidade média de disciplinas relacionadas à estatística ofertadas. Entretanto, essa relação não está presente nas disciplinas obrigatórias. Com relação ao conteúdo das disciplinas, elas se dividem em dois grandes grupos. Um grupo com base teórica em probabilidade e estatística, outro com foco em aplicações e utilização de ferramentas. Existe um pequeno terceiro grupo de disciplinas, ofertadas na língua inglesa. Por fim, a oferta de disciplinas relacionadas a técnicas avançadas (Machine Learning) é, se comparada à oferta das disciplinas relacionadas à estatística, muito pequena e se concentra, principalmente, nos programas de Engenharia e Ciências Exatas e da Terra.
id USP-11_91e63e0ea2c4e812a6e3250d94a93968
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/213804
network_acronym_str USP-11
network_name_str Educação e Pesquisa
repository_id_str
spelling Statistical training in Brazilian graduate programs: an analysis of the courses offeredFormação estatística nos programas de pós-graduação brasileiros: análise das disciplinas oferecidasPós-GraduaçãoDisciplinasEstatísticaGraduate StudiesCoursesStatisticsA estatística é uma das bases da ciência e seu ensino em programas de pós-graduação tem influência direta na formação da próxima geração de pesquisadores. Este trabalho traz um panorama geral das disciplinas relacionadas à estatística na pós-graduação stricto sensu no Brasil, a partir da análise das ementas das 176.823 disciplinas, sendo 12.552 com conteúdos relacionados à estatística. Dentre os fatos encontrados temos que poucos programas possuem disciplinas obrigatórias relacionadas à estatística. Quanto maior o conceito da pós-graduação na Capes, maior a quantidade média de disciplinas relacionadas à estatística ofertadas. Entretanto, essa relação não está presente nas disciplinas obrigatórias. Com relação ao conteúdo das disciplinas, elas se dividem em dois grandes grupos. Um grupo com base teórica em probabilidade e estatística, outro com foco em aplicações e utilização de ferramentas. Existe um pequeno terceiro grupo de disciplinas, ofertadas na língua inglesa. Por fim, a oferta de disciplinas relacionadas a técnicas avançadas (Machine Learning) é, se comparada à oferta das disciplinas relacionadas à estatística, muito pequena e se concentra, principalmente, nos programas de Engenharia e Ciências Exatas e da Terra.Statistics is one of the foundations of science, and its teaching in graduate programs has a direct influence on shaping the next generation of researchers. This study provides a general overview of statistics-related courses in stricto sensu graduate programs in Brazil, based on the analysis of the syllabi of 176,823 courses, of which 12,552 contained content related to statistics. Among the findings, it was observed that only a few programs have mandatory courses specifically related to statistics. The higher the concept of the graduate program according to Capes evaluation, the greater the average number of statistics-related courses offered. However, this relationship is not evident in the mandatory courses. Regarding the content of the courses, they can be divided into two main groups: one with a theoretical foundation in probability and statistics, and another focused on applications and the use of tools. There is a small third group of courses offered in the English language. Finally, the availability of courses related to advanced techniques (such as Machine Learning) is much smaller compared to the offering of statistics-related courses, and it is mainly concentrated in Engineering and Exact and Earth Sciences programs.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2023-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/xmlapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/21380410.1590/S1678-4634202349249290Educação e Pesquisa; v. 49 n. contínuo (2023): Educação e pesquisa volume 49 único contínuo ; e249290Educação e Pesquisa; Vol. 49 No. contínuo (2023): Educação e pesquisa volume 49 único contínuo ; e249290Educação e Pesquisa; Vol. 49 Núm. contínuo (2023): Educação e pesquisa volume 49 único contínuo ; e2492901678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/213804/195967https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/213804/195966Copyright (c) 2023 Educação e Pesquisahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMarques, Felipe Tumenas Louzada Neto, Francisco 2023-12-22T13:32:28Zoai:revistas.usp.br:article/213804Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2023-12-22T13:32:28Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Statistical training in Brazilian graduate programs: an analysis of the courses offered
Formação estatística nos programas de pós-graduação brasileiros: análise das disciplinas oferecidas
title Statistical training in Brazilian graduate programs: an analysis of the courses offered
spellingShingle Statistical training in Brazilian graduate programs: an analysis of the courses offered
Marques, Felipe Tumenas
Pós-Graduação
Disciplinas
Estatística
Graduate Studies
Courses
Statistics
title_short Statistical training in Brazilian graduate programs: an analysis of the courses offered
title_full Statistical training in Brazilian graduate programs: an analysis of the courses offered
title_fullStr Statistical training in Brazilian graduate programs: an analysis of the courses offered
title_full_unstemmed Statistical training in Brazilian graduate programs: an analysis of the courses offered
title_sort Statistical training in Brazilian graduate programs: an analysis of the courses offered
author Marques, Felipe Tumenas
author_facet Marques, Felipe Tumenas
Louzada Neto, Francisco
author_role author
author2 Louzada Neto, Francisco
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Felipe Tumenas
Louzada Neto, Francisco
dc.subject.por.fl_str_mv Pós-Graduação
Disciplinas
Estatística
Graduate Studies
Courses
Statistics
topic Pós-Graduação
Disciplinas
Estatística
Graduate Studies
Courses
Statistics
description A estatística é uma das bases da ciência e seu ensino em programas de pós-graduação tem influência direta na formação da próxima geração de pesquisadores. Este trabalho traz um panorama geral das disciplinas relacionadas à estatística na pós-graduação stricto sensu no Brasil, a partir da análise das ementas das 176.823 disciplinas, sendo 12.552 com conteúdos relacionados à estatística. Dentre os fatos encontrados temos que poucos programas possuem disciplinas obrigatórias relacionadas à estatística. Quanto maior o conceito da pós-graduação na Capes, maior a quantidade média de disciplinas relacionadas à estatística ofertadas. Entretanto, essa relação não está presente nas disciplinas obrigatórias. Com relação ao conteúdo das disciplinas, elas se dividem em dois grandes grupos. Um grupo com base teórica em probabilidade e estatística, outro com foco em aplicações e utilização de ferramentas. Existe um pequeno terceiro grupo de disciplinas, ofertadas na língua inglesa. Por fim, a oferta de disciplinas relacionadas a técnicas avançadas (Machine Learning) é, se comparada à oferta das disciplinas relacionadas à estatística, muito pequena e se concentra, principalmente, nos programas de Engenharia e Ciências Exatas e da Terra.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/213804
10.1590/S1678-4634202349249290
url https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/213804
identifier_str_mv 10.1590/S1678-4634202349249290
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/213804/195967
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/213804/195966
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Educação e Pesquisa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Educação e Pesquisa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/xml
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Pesquisa; v. 49 n. contínuo (2023): Educação e pesquisa volume 49 único contínuo ; e249290
Educação e Pesquisa; Vol. 49 No. contínuo (2023): Educação e pesquisa volume 49 único contínuo ; e249290
Educação e Pesquisa; Vol. 49 Núm. contínuo (2023): Educação e pesquisa volume 49 único contínuo ; e249290
1678-4634
1517-9702
reponame:Educação e Pesquisa
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Educação e Pesquisa
collection Educação e Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revedu@usp.br
_version_ 1800237485542866944