The portfolio in teacher education and professional evaluation
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Pesquisa |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/28313 |
Resumo: | A área da avaliação e formação de professores está em constante renovação, incapaz de abarcar todos os conteúdos relevantes de um modo completo, deixando (in)satisfeitos avaliados e avaliadores (ou seja, os docentes). Sendo uma área bastante complexa, o método de avaliação por portefólios tem assumido uma importância vital nos últimos anos, tido como uma ferramenta que possibilita a avaliação de vários domínios. Para além disso, permite o acompanhamento da evolução do desenvolvimento pessoal e profissional enquanto medida qualitativa de avaliação, mas também é utilizado para discriminar professores excelentes de professores "satisfatórios" no processo de progressão na carreira. Os portefólios são ainda utilizados como base para as entrevistas de emprego e como meio de apresentação do indivíduo em novos contextos de trabalho. Neste sentido, procurámos estudar a validade e a utilidade desta ferramenta de avaliação de professores na área da formação profissional, comprovando a sua aplicabilidade e as respectivas vantagens/desvantagens. Através da revisão bibliográfica de vários estudos desenvolvidos até o momento, salienta-se a importância do portefólio como instrumento de avaliação de docentes em início de carreira (visando a sua evolução) e sua complementaridade com outros métodos. Assim, atingimos um modelo de avaliação mais completo, individualizado, eficaz no desenvolvimento e avaliação de competências, acessível a toda a comunidade escolar e não circunscrito a um determinado período ou momento, mas valorizando a vida profissional dos docentes. |
id |
USP-11_946936b912d149dd4854741c07d34495 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/28313 |
network_acronym_str |
USP-11 |
network_name_str |
Educação e Pesquisa |
repository_id_str |
|
spelling |
The portfolio in teacher education and professional evaluation O portefólio na formação e avaliação profissional de professores PortefólioAprendizagemDesenvolvimentoCompetênciasAvaliação de professoresPortfolioLearningDevelopmentCompetencesTeacher evaluation A área da avaliação e formação de professores está em constante renovação, incapaz de abarcar todos os conteúdos relevantes de um modo completo, deixando (in)satisfeitos avaliados e avaliadores (ou seja, os docentes). Sendo uma área bastante complexa, o método de avaliação por portefólios tem assumido uma importância vital nos últimos anos, tido como uma ferramenta que possibilita a avaliação de vários domínios. Para além disso, permite o acompanhamento da evolução do desenvolvimento pessoal e profissional enquanto medida qualitativa de avaliação, mas também é utilizado para discriminar professores excelentes de professores "satisfatórios" no processo de progressão na carreira. Os portefólios são ainda utilizados como base para as entrevistas de emprego e como meio de apresentação do indivíduo em novos contextos de trabalho. Neste sentido, procurámos estudar a validade e a utilidade desta ferramenta de avaliação de professores na área da formação profissional, comprovando a sua aplicabilidade e as respectivas vantagens/desvantagens. Através da revisão bibliográfica de vários estudos desenvolvidos até o momento, salienta-se a importância do portefólio como instrumento de avaliação de docentes em início de carreira (visando a sua evolução) e sua complementaridade com outros métodos. Assim, atingimos um modelo de avaliação mais completo, individualizado, eficaz no desenvolvimento e avaliação de competências, acessível a toda a comunidade escolar e não circunscrito a um determinado período ou momento, mas valorizando a vida profissional dos docentes. The area of teacher education and evaluation is in constant renovation, incapable of encompassing all relevant contents in a complete manner, leaving (dis)satisfied both evaluated and evaluators (that is, teachers). In such complex area, the method of evaluation by portfolio has assumed a vital importance in recent years, regarded as it is as a tool that allows the evaluation of various domains. Moreover, it makes it possible to follow the evolution of personal and professional development as a qualitative measure for evaluation, and can also be used to separate excellent teachers from "satisfactory" ones in the process of career progression. Portfolios are also used as basis for job interviews and as a means of presentation of the individual in new job situations. In this sense, we investigated the validity and usefulness of this tool for teacher evaluation in the area of professional education, demonstrating its applicability and respective advantages and disadvantages. Through a bibliographical survey of several published studies, the importance of the portfolio is highlighted as an instrument for the evaluation of teachers at the beginning of their careers (aiming at their evolution) and its complementarity with respect to other methods. We have, therefore, achieved a more complete evaluation model, more individualized and efficient in the development and evaluation of competences, accessible to all education community, and not restricted to a given period or moment, but valuing the professional life of teachers. Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2011-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/2831310.1590/S1517-97022011000300006Educação e Pesquisa; v. 37 n. 3 (2011); 529-548Educação e Pesquisa; Vol. 37 No. 3 (2011); 529-548Educação e Pesquisa; Vol. 37 Núm. 3 (2011); 529-5481678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/28313/30167Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, JoãoRebelo, NicoleMendes, PatríciaCandeias, Adelinda2014-10-24T15:49:53Zoai:revistas.usp.br:article/28313Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2014-10-24T15:49:53Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
The portfolio in teacher education and professional evaluation O portefólio na formação e avaliação profissional de professores |
title |
The portfolio in teacher education and professional evaluation |
spellingShingle |
The portfolio in teacher education and professional evaluation Silva, João Portefólio Aprendizagem Desenvolvimento Competências Avaliação de professores Portfolio Learning Development Competences Teacher evaluation |
title_short |
The portfolio in teacher education and professional evaluation |
title_full |
The portfolio in teacher education and professional evaluation |
title_fullStr |
The portfolio in teacher education and professional evaluation |
title_full_unstemmed |
The portfolio in teacher education and professional evaluation |
title_sort |
The portfolio in teacher education and professional evaluation |
author |
Silva, João |
author_facet |
Silva, João Rebelo, Nicole Mendes, Patrícia Candeias, Adelinda |
author_role |
author |
author2 |
Rebelo, Nicole Mendes, Patrícia Candeias, Adelinda |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, João Rebelo, Nicole Mendes, Patrícia Candeias, Adelinda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Portefólio Aprendizagem Desenvolvimento Competências Avaliação de professores Portfolio Learning Development Competences Teacher evaluation |
topic |
Portefólio Aprendizagem Desenvolvimento Competências Avaliação de professores Portfolio Learning Development Competences Teacher evaluation |
description |
A área da avaliação e formação de professores está em constante renovação, incapaz de abarcar todos os conteúdos relevantes de um modo completo, deixando (in)satisfeitos avaliados e avaliadores (ou seja, os docentes). Sendo uma área bastante complexa, o método de avaliação por portefólios tem assumido uma importância vital nos últimos anos, tido como uma ferramenta que possibilita a avaliação de vários domínios. Para além disso, permite o acompanhamento da evolução do desenvolvimento pessoal e profissional enquanto medida qualitativa de avaliação, mas também é utilizado para discriminar professores excelentes de professores "satisfatórios" no processo de progressão na carreira. Os portefólios são ainda utilizados como base para as entrevistas de emprego e como meio de apresentação do indivíduo em novos contextos de trabalho. Neste sentido, procurámos estudar a validade e a utilidade desta ferramenta de avaliação de professores na área da formação profissional, comprovando a sua aplicabilidade e as respectivas vantagens/desvantagens. Através da revisão bibliográfica de vários estudos desenvolvidos até o momento, salienta-se a importância do portefólio como instrumento de avaliação de docentes em início de carreira (visando a sua evolução) e sua complementaridade com outros métodos. Assim, atingimos um modelo de avaliação mais completo, individualizado, eficaz no desenvolvimento e avaliação de competências, acessível a toda a comunidade escolar e não circunscrito a um determinado período ou momento, mas valorizando a vida profissional dos docentes. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/28313 10.1590/S1517-97022011000300006 |
url |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/28313 |
identifier_str_mv |
10.1590/S1517-97022011000300006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/28313/30167 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Pesquisa; v. 37 n. 3 (2011); 529-548 Educação e Pesquisa; Vol. 37 No. 3 (2011); 529-548 Educação e Pesquisa; Vol. 37 Núm. 3 (2011); 529-548 1678-4634 1517-9702 reponame:Educação e Pesquisa instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Educação e Pesquisa |
collection |
Educação e Pesquisa |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedu@usp.br |
_version_ |
1787713808737763328 |