Towards a theory of sports capital: Bourdieu – Lahire talks
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Educação e Pesquisa |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/202935 |
Resumo: | Este artigo discute a possibilidade de uma teoria do capital esportivo a partir dos preceitos do que se pode denominar de um modelo disposicionalista no contexto dos esportes. Busca-se, portanto, elencar alguns aspectos teóricos que informam esse modelo e defendê-lo como um dos contributos da obra de Pierre Bourdieu para as áreas de educação física e ciências do esporte. Nesse sentido, são recuperados alguns elementos fundantes do programa de pesquisa disposicionalista demarcado no campo da sociologia francesa, mais especificamente em obras de Bourdieu e Lahire, para pensar o modo como as disposições esportivas, mais ou menos duradouras, são produzidas relacionalmente ao acúmulo de um capital esportivo. Foram revisitados alguns estudos que analisaram as trajetórias esportivas de atletas de diferentes modalidades e, em seguida, inferiu-se que elas endossam a necessidade de um modelo de socialização no domínio dos esportes que procure expandir a lógica de explicação das trajetórias esportivas que se assenta na herança familiar. Conclui-se a partir do artigo que: está devidamente demarcado um programa disposicionalista nas áreas de educação física e ciências do esporte no Brasil; a noção de “capital esportivo” ajuda a pensar as trajetórias biográficas dentro do campo dos esportes; e a família e a educação física escolar são espaços de socialização esportiva. |
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Towards a theory of sports capital: Bourdieu – Lahire talksPara uma teoria do capital esportivo: conversações com Bourdieu e LahirePierre BourdieuHabitusSports capitalPhysical educationPierre BourdieuHabitusCapital esportivoEducação físicaEste artigo discute a possibilidade de uma teoria do capital esportivo a partir dos preceitos do que se pode denominar de um modelo disposicionalista no contexto dos esportes. Busca-se, portanto, elencar alguns aspectos teóricos que informam esse modelo e defendê-lo como um dos contributos da obra de Pierre Bourdieu para as áreas de educação física e ciências do esporte. Nesse sentido, são recuperados alguns elementos fundantes do programa de pesquisa disposicionalista demarcado no campo da sociologia francesa, mais especificamente em obras de Bourdieu e Lahire, para pensar o modo como as disposições esportivas, mais ou menos duradouras, são produzidas relacionalmente ao acúmulo de um capital esportivo. Foram revisitados alguns estudos que analisaram as trajetórias esportivas de atletas de diferentes modalidades e, em seguida, inferiu-se que elas endossam a necessidade de um modelo de socialização no domínio dos esportes que procure expandir a lógica de explicação das trajetórias esportivas que se assenta na herança familiar. Conclui-se a partir do artigo que: está devidamente demarcado um programa disposicionalista nas áreas de educação física e ciências do esporte no Brasil; a noção de “capital esportivo” ajuda a pensar as trajetórias biográficas dentro do campo dos esportes; e a família e a educação física escolar são espaços de socialização esportiva.The current study aims at discussing a possible way to make up a sort of dispositionalist model that embodies sport as an unvaluable asset. In light of Pierre Bourdieu´s main ideas, such made up disposionalist model might shade light on the terrain of physical education and sport sciences as well. As such, on the ground of french sociology, whose dispositionalist constructs are in a sense recovered, we intend to single out how sportive dispositions (a somewhat durable achievement) are relational deduced from a cumulative ‘sports capital’. We reviewed some studies attached to distinct athletes and their sportive pathways; their modalities turn out to require an explanation as regard to these sportive pathways beyond uniform parenthood. Takeaways: a properly dispositionalist agenda within Brazilian physical education/sport sciences is offered; the so-called ‘sports capital’ enlarges personal achievements within the field of sports; both family and physical education proceeded in the school contribute to sports socialization.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2022-09-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/xmlapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/20293510.1590/S1678-4634202248253013porEducação e Pesquisa; v. 48 n. contínuo (2022): Educação e Pesquisa; e253013Educação e Pesquisa; Vol. 48 No. contínuo (2022): Educação e Pesquisa; e253013Educação e Pesquisa; Vol. 48 Núm. contínuo (2022): Educação e Pesquisa; e2530131678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/202935/186988https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/202935/186987Copyright (c) 2022 Educação e Pesquisahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBungenstab, Gabriel Carvalho Souza, Juliano de Garcia, Rui Proença 2022-09-26T23:44:11Zoai:revistas.usp.br:article/202935Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2022-09-26T23:44:11Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false |
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