Higher education, democratization policies and the reproduction of social inequalities: case study

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá, Thiago Antônio de Oliveira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Pesquisa
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/202934
Resumo: A Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG) aderiu ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) e à reserva de vagas. Cabe, agora, conhecer o impacto dessas adesões. Assim, o objetivo geral da pesquisa foi conhecer os efeitos da implantação de políticas públicas na Unifal-MG quanto a suas metas democratizantes de ampliação e diversificação de acesso. Para isso, buscaram-se estes objetivos específicos: mensurar a expansão; qualificar o alunado; conhecer sua distribuição pelos cursos; descrever a dinâmica da evasão; e evidenciar o papel exercido pelas configurações institucionais condutoras da expansão e reguladoras do acesso aos cursos. Investigaram-se os ingressantes da coorte de 2013 de graduação presencial de seus campi-sede, recorrendo-se a métodos quantitativos. Observou-se que seu alunado se expandiu e se diversificou, porém essa diversidade ficou limitada a certas carreiras. As taxas de evasão aumentaram, acometendo sobretudo os novos estudantes, e as configurações institucionais fomentaram uma segmentação interna. Conclui-se que políticas de democratização reproduzem desigualdades porque são acompanhadas de mecanismos que dispõem o público novo, recém-incluído, em vagas menos atraentes. As configurações institucionais condutoras da expansão e reguladoras do acesso contribuíram para a promoção de uma “política de cotas às avessas” e de um acesso dispensável, entregando aos calouros uma situação semelhante à que já têm. Políticas inclusivas conjugadas com conformações que ratificam processos de seleção e eliminação operados pelo sistema de ensino anteriores à universidade preservam um modelo de ensino elitista. Diferenças educativas convertem-se em desigualdades socioeconômicas, e o sistema se legitima sob o mito da democratização. Assim, homologa-se a reprodução.
id USP-11_a4d95cd571fa6689ececc8c1783c5468
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/202934
network_acronym_str USP-11
network_name_str Educação e Pesquisa
repository_id_str
spelling Higher education, democratization policies and the reproduction of social inequalities: case studyPolíticas de democratização do ensino superior e a reprodução de desigualdades sociais: estudo de casoEnsino superiorPolíticas de democratizaçãoReproduçãoDesigualdadesHigher educationDemocratization policiesReproductionInequalitiesA Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG) aderiu ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) e à reserva de vagas. Cabe, agora, conhecer o impacto dessas adesões. Assim, o objetivo geral da pesquisa foi conhecer os efeitos da implantação de políticas públicas na Unifal-MG quanto a suas metas democratizantes de ampliação e diversificação de acesso. Para isso, buscaram-se estes objetivos específicos: mensurar a expansão; qualificar o alunado; conhecer sua distribuição pelos cursos; descrever a dinâmica da evasão; e evidenciar o papel exercido pelas configurações institucionais condutoras da expansão e reguladoras do acesso aos cursos. Investigaram-se os ingressantes da coorte de 2013 de graduação presencial de seus campi-sede, recorrendo-se a métodos quantitativos. Observou-se que seu alunado se expandiu e se diversificou, porém essa diversidade ficou limitada a certas carreiras. As taxas de evasão aumentaram, acometendo sobretudo os novos estudantes, e as configurações institucionais fomentaram uma segmentação interna. Conclui-se que políticas de democratização reproduzem desigualdades porque são acompanhadas de mecanismos que dispõem o público novo, recém-incluído, em vagas menos atraentes. As configurações institucionais condutoras da expansão e reguladoras do acesso contribuíram para a promoção de uma “política de cotas às avessas” e de um acesso dispensável, entregando aos calouros uma situação semelhante à que já têm. Políticas inclusivas conjugadas com conformações que ratificam processos de seleção e eliminação operados pelo sistema de ensino anteriores à universidade preservam um modelo de ensino elitista. Diferenças educativas convertem-se em desigualdades socioeconômicas, e o sistema se legitima sob o mito da democratização. Assim, homologa-se a reprodução.The Federal University of Alfenas (Unifal-MG) joined the Support Program for Restructuring and Expansion Plans of Federal Universities (Reuni) and the reservation of vacancies. It is now necessary to know the impact of these adhesions. Thus, the general objective of the research was to know the effects of the implementation of public policies at Unifal-MG regarding its democratizing goals of expansion and diversification of access. For this, these specific objectives were sought: measuring expansion; qualifying the students; knowing its distribution by the courses; describing the dynamics of dropout; and highlighting the role played by institutional configurations that drive expansion and regulate access to courses. The participants of the 2013 cohort of on-site graduation from their main campuses were investigated, using quantitative methods. It was observed that its students expanded and diversified, but this diversity was limited to certain careers. Dropout rates increased, affecting mainly new students, and institutional configurations led to internal segmentation. It is concluded that democratization policies reproduce inequalities because they are accompanied by mechanisms that dispose the recently included public in less attractive vacancies. The institutional configurations that carried expansion out and regulate access contributed to the promotion of a “backward quota policy” and dispensable access, giving freshmen a situation similar to the one they already have. Inclusive policies, combined with conformations that ratify selection and elimination processes operated by the education system prior to the university, preserve an elitist teaching model. Educational differences become socioeconomic inequalities, and the system is legitimized under the myth of democratization. Thus, the reproduction is approved.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2022-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/xmlapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/20293410.1590/S1678-4634202248248527porEducação e Pesquisa; v. 48 n. contínuo (2022): Educação e Pesquisa; e248527Educação e Pesquisa; Vol. 48 No. contínuo (2022): Educação e Pesquisa; e248527Educação e Pesquisa; Vol. 48 Núm. contínuo (2022): Educação e Pesquisa; e2485271678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/202934/186986https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/202934/186985Copyright (c) 2022 Educação e Pesquisahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess Sá, Thiago Antônio de Oliveira2022-09-26T23:32:45Zoai:revistas.usp.br:article/202934Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2022-09-26T23:32:45Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Higher education, democratization policies and the reproduction of social inequalities: case study
Políticas de democratização do ensino superior e a reprodução de desigualdades sociais: estudo de caso
title Higher education, democratization policies and the reproduction of social inequalities: case study
spellingShingle Higher education, democratization policies and the reproduction of social inequalities: case study
Sá, Thiago Antônio de Oliveira
Ensino superior
Políticas de democratização
Reprodução
Desigualdades
Higher education
Democratization policies
Reproduction
Inequalities
title_short Higher education, democratization policies and the reproduction of social inequalities: case study
title_full Higher education, democratization policies and the reproduction of social inequalities: case study
title_fullStr Higher education, democratization policies and the reproduction of social inequalities: case study
title_full_unstemmed Higher education, democratization policies and the reproduction of social inequalities: case study
title_sort Higher education, democratization policies and the reproduction of social inequalities: case study
author Sá, Thiago Antônio de Oliveira
author_facet Sá, Thiago Antônio de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sá, Thiago Antônio de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Políticas de democratização
Reprodução
Desigualdades
Higher education
Democratization policies
Reproduction
Inequalities
topic Ensino superior
Políticas de democratização
Reprodução
Desigualdades
Higher education
Democratization policies
Reproduction
Inequalities
description A Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG) aderiu ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) e à reserva de vagas. Cabe, agora, conhecer o impacto dessas adesões. Assim, o objetivo geral da pesquisa foi conhecer os efeitos da implantação de políticas públicas na Unifal-MG quanto a suas metas democratizantes de ampliação e diversificação de acesso. Para isso, buscaram-se estes objetivos específicos: mensurar a expansão; qualificar o alunado; conhecer sua distribuição pelos cursos; descrever a dinâmica da evasão; e evidenciar o papel exercido pelas configurações institucionais condutoras da expansão e reguladoras do acesso aos cursos. Investigaram-se os ingressantes da coorte de 2013 de graduação presencial de seus campi-sede, recorrendo-se a métodos quantitativos. Observou-se que seu alunado se expandiu e se diversificou, porém essa diversidade ficou limitada a certas carreiras. As taxas de evasão aumentaram, acometendo sobretudo os novos estudantes, e as configurações institucionais fomentaram uma segmentação interna. Conclui-se que políticas de democratização reproduzem desigualdades porque são acompanhadas de mecanismos que dispõem o público novo, recém-incluído, em vagas menos atraentes. As configurações institucionais condutoras da expansão e reguladoras do acesso contribuíram para a promoção de uma “política de cotas às avessas” e de um acesso dispensável, entregando aos calouros uma situação semelhante à que já têm. Políticas inclusivas conjugadas com conformações que ratificam processos de seleção e eliminação operados pelo sistema de ensino anteriores à universidade preservam um modelo de ensino elitista. Diferenças educativas convertem-se em desigualdades socioeconômicas, e o sistema se legitima sob o mito da democratização. Assim, homologa-se a reprodução.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/202934
10.1590/S1678-4634202248248527por
url https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/202934
identifier_str_mv 10.1590/S1678-4634202248248527por
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/202934/186986
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/202934/186985
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Educação e Pesquisa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Educação e Pesquisa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/xml
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Pesquisa; v. 48 n. contínuo (2022): Educação e Pesquisa; e248527
Educação e Pesquisa; Vol. 48 No. contínuo (2022): Educação e Pesquisa; e248527
Educação e Pesquisa; Vol. 48 Núm. contínuo (2022): Educação e Pesquisa; e248527
1678-4634
1517-9702
reponame:Educação e Pesquisa
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Educação e Pesquisa
collection Educação e Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revedu@usp.br
_version_ 1787713815003004928