Estratégias educativas de internacionalização: uma revisão da literatura sociológica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Educação e Pesquisa |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/28180 |
Resumo: | Este artigo traça um panorama das contribuições de pesquisas estrangeira e nacional sobre o tema das estratégias educativas de internacionalização. São trabalhos que, em geral, versam sobre modalidades recentes de investimento por parte de famílias socialmente favorecidas em uma dimensão internacional do capital cultural. A aquisição desses recursos - o acúmulo de competências linguísticas, culturais e sociais, além da própria mobilidade - é interpretada, por esses grupos, como o vetor da constituição de disposições que resultariam em certa desenvoltura de atuação de seus filhos em meios internacionais. A análise do conjunto de resultados fornece pistas importantes, na medida em que permite a visibilidade a estratégias comuns, próprias do momento atual, mas sinaliza também a necessidade de maior compreensão das particularidades que caracterizam ações e valores distintos atribuídos ao capital simbólico internacional por parte de populações de nações diversas. Nesse sentido, o texto realça a relevância sociológica do objeto, em particular, no caso brasileiro. É que o recurso recente a esse capital como estratégia educativa não só das elites, mas também de grupos em ascensão, vem tornar mais complexo, ou mesmo agravar, o quadro de desigualdade de oportunidades escolares que, tradicionalmente, tem marcado a disputa pelas melhores posições na hierarquia social do país. Assim, o interesse renovado pela dimensão internacional do capital cultural parece se constituir, recentemente, em um fator a mais a aprofundar e consolidar fronteiras já existentes entre os que podem se beneficiar da rentabilidade de tal investimento, ao longo de sua escolarização, e aqueles que se limitam aos recursos nacionais. |
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Estratégias educativas de internacionalização: uma revisão da literatura sociológica Internationalization strategies for education: a survey of the sociological literature Dimensão internacional do capital culturalEstratégias educativas familiaresEducação e internacionalizaçãoInternational dimension of cultural capitalEducation strategies of familiesEducation and internationalization Este artigo traça um panorama das contribuições de pesquisas estrangeira e nacional sobre o tema das estratégias educativas de internacionalização. São trabalhos que, em geral, versam sobre modalidades recentes de investimento por parte de famílias socialmente favorecidas em uma dimensão internacional do capital cultural. A aquisição desses recursos - o acúmulo de competências linguísticas, culturais e sociais, além da própria mobilidade - é interpretada, por esses grupos, como o vetor da constituição de disposições que resultariam em certa desenvoltura de atuação de seus filhos em meios internacionais. A análise do conjunto de resultados fornece pistas importantes, na medida em que permite a visibilidade a estratégias comuns, próprias do momento atual, mas sinaliza também a necessidade de maior compreensão das particularidades que caracterizam ações e valores distintos atribuídos ao capital simbólico internacional por parte de populações de nações diversas. Nesse sentido, o texto realça a relevância sociológica do objeto, em particular, no caso brasileiro. É que o recurso recente a esse capital como estratégia educativa não só das elites, mas também de grupos em ascensão, vem tornar mais complexo, ou mesmo agravar, o quadro de desigualdade de oportunidades escolares que, tradicionalmente, tem marcado a disputa pelas melhores posições na hierarquia social do país. Assim, o interesse renovado pela dimensão internacional do capital cultural parece se constituir, recentemente, em um fator a mais a aprofundar e consolidar fronteiras já existentes entre os que podem se beneficiar da rentabilidade de tal investimento, ao longo de sua escolarização, e aqueles que se limitam aos recursos nacionais. This work gives an overview of the contributions made by national and international studies on the theme of internationalization strategies for education. In general, these studies focus on recent modalities of investment made by socially advantaged families, and on the international dimension of the cultural capital. Acquiring these resources - the sum of linguistic, cultural and social skills, apart from the mobility itself - is interpreted by these groups as the agent of the constitution of aptitudes that would result in a resourceful performance by their children in international environments. The analysis of the collection of results gives important clues insofar as it makes visible common strategies characteristic of the current times, but also signal to the need for better understanding of the peculiarities that characterize distinct actions and values attributed to what is international by segments of the population in several countries. In this sense the text highlights the sociological relevance of the object, particularly in the Brazilian case. What happens is that the recent resorting to what is international as an educative strategy, not only on the part of the elites, but also by socially emerging groups, has contributed to an increased complexity, or even a worsening, of the scenario of inequalities in school opportunities that has traditionally been a hallmark of the struggle for higher positions in the social hierarchy of the country. Thus, the renewed interest by things international seems to constitute in recent times a further factor to deepen and consolidate the already existing boundaries separating those who can benefit from this kind of capital throughout their schooling from those who are limited to the national resources. Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2009-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/2818010.1590/S1517-97022009000100005Educação e Pesquisa; v. 35 n. 1 (2009); 67-79Educação e Pesquisa; Vol. 35 No. 1 (2009); 67-79Educação e Pesquisa; Vol. 35 Núm. 1 (2009); 67-791678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/28180/29992https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/28180/29993Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessAguiar, Andréa2014-10-24T15:46:46Zoai:revistas.usp.br:article/28180Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2014-10-24T15:46:46Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false |
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