Contribuições metodológicas para a análise dos sentidos em um estudo sobre atividade docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Pesquisa |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/114076 |
Resumo: | O presente artigo tem por objetivo realizar uma discussão a respeito do método utilizado em uma pesquisa que visa a identificar e explicar os sentidos e significados da atividade docente. A pesquisa é de caráter qualitativo e está fundamentada nos pressupostos teórico--metodológicos da psicologia sócio-histórica. Condizente com a linha teórica escolhida, opta ainda pela proposta metodológica de Aguiar e Ozella (2006), que sugerem a construção e a análise de “núcleos de significação”. Dentre as categorias de análise oferecidas pelo referencial adotado, a fundamental para a pesquisa é a de sentido. A pergunta que move este estudo, frequentemente feita por muitos pesquisadores ou que , pelo menos, deve ser, é: como a escolha do método e dos procedimentos pode contribuir para a realização da análise? Sendo assim, a principal discussão que este artigo suscita – e, portanto, seu tema fundamental – é a contribuição de procedimentos já notórios, como a entrevista individual recorrente, e de procedimentos não tão usuais, como os recursos de sensibilização, nesse tipo de análise que busca a apreensão dos sentidos da atividade docente. O resultado da pesquisa evidencia que uma nova forma de entender e trabalhar com esses procedimentos pode possibilitar um maior domínio e envolvimento do pesquisador com o processo investigativo e, sobretudo, ampliar o alcance construtivo-interpretativo da análise. A conclusão assinala a necessidade de empregar novos instrumentos para análise dos sentidos. |
id |
USP-11_acd2b642aafee3bc907375108392998a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/114076 |
network_acronym_str |
USP-11 |
network_name_str |
Educação e Pesquisa |
repository_id_str |
|
spelling |
Contribuições metodológicas para a análise dos sentidos em um estudo sobre atividade docente Methodological contributions for the analysis of meanings in a study on teaching O presente artigo tem por objetivo realizar uma discussão a respeito do método utilizado em uma pesquisa que visa a identificar e explicar os sentidos e significados da atividade docente. A pesquisa é de caráter qualitativo e está fundamentada nos pressupostos teórico--metodológicos da psicologia sócio-histórica. Condizente com a linha teórica escolhida, opta ainda pela proposta metodológica de Aguiar e Ozella (2006), que sugerem a construção e a análise de “núcleos de significação”. Dentre as categorias de análise oferecidas pelo referencial adotado, a fundamental para a pesquisa é a de sentido. A pergunta que move este estudo, frequentemente feita por muitos pesquisadores ou que , pelo menos, deve ser, é: como a escolha do método e dos procedimentos pode contribuir para a realização da análise? Sendo assim, a principal discussão que este artigo suscita – e, portanto, seu tema fundamental – é a contribuição de procedimentos já notórios, como a entrevista individual recorrente, e de procedimentos não tão usuais, como os recursos de sensibilização, nesse tipo de análise que busca a apreensão dos sentidos da atividade docente. O resultado da pesquisa evidencia que uma nova forma de entender e trabalhar com esses procedimentos pode possibilitar um maior domínio e envolvimento do pesquisador com o processo investigativo e, sobretudo, ampliar o alcance construtivo-interpretativo da análise. A conclusão assinala a necessidade de empregar novos instrumentos para análise dos sentidos. This article aims to discuss the method used in a qualitative study intended to identify and explain the senses and meanings of teaching. It is based on the theoretical and methodological assumptions of historical social psychology and the methodological proposal of Aguiar and Ozella (2006), who suggest the construction and analysis of “nuclei of meanings”. The categories of analysis provided by such framework include one that is fundamental for research: meaning. The question which drives this study and is or should be frequently asked by a number of researchers is: how may the choice of method and procedures contribute to analysis? Thus, the key subject of and the major discussion this article generates is the contribution of well-known procedures such as recurrent individual interviews and of procedures which are not so usual, such as awareness raising resources, in this kind of analysis that seeks to apprehend the meanings of teaching. The research has evidenced that a new way of understanding and dealing with these procedures fosters researchers’ greater mastery of and involvement in the investigation process and may, above all, enhance the constructive-interpretative potential of the analysis. Finally, it indicates the need to employ new tools for the analysis of meanings. Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2016-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/11407610.1590/S1517-9702201603125797Educação e Pesquisa; v. 42 n. 1 (2016); 39-52Educação e Pesquisa; Vol. 42 No. 1 (2016); 39-52Educação e Pesquisa; Vol. 42 Núm. 1 (2016); 39-521678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/114076/111962Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Vanessa Cristina daDavis, Claudia Leme Ferreira2016-04-08T14:08:49Zoai:revistas.usp.br:article/114076Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2016-04-08T14:08:49Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuições metodológicas para a análise dos sentidos em um estudo sobre atividade docente Methodological contributions for the analysis of meanings in a study on teaching |
title |
Contribuições metodológicas para a análise dos sentidos em um estudo sobre atividade docente |
spellingShingle |
Contribuições metodológicas para a análise dos sentidos em um estudo sobre atividade docente Silva, Vanessa Cristina da |
title_short |
Contribuições metodológicas para a análise dos sentidos em um estudo sobre atividade docente |
title_full |
Contribuições metodológicas para a análise dos sentidos em um estudo sobre atividade docente |
title_fullStr |
Contribuições metodológicas para a análise dos sentidos em um estudo sobre atividade docente |
title_full_unstemmed |
Contribuições metodológicas para a análise dos sentidos em um estudo sobre atividade docente |
title_sort |
Contribuições metodológicas para a análise dos sentidos em um estudo sobre atividade docente |
author |
Silva, Vanessa Cristina da |
author_facet |
Silva, Vanessa Cristina da Davis, Claudia Leme Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Davis, Claudia Leme Ferreira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Vanessa Cristina da Davis, Claudia Leme Ferreira |
description |
O presente artigo tem por objetivo realizar uma discussão a respeito do método utilizado em uma pesquisa que visa a identificar e explicar os sentidos e significados da atividade docente. A pesquisa é de caráter qualitativo e está fundamentada nos pressupostos teórico--metodológicos da psicologia sócio-histórica. Condizente com a linha teórica escolhida, opta ainda pela proposta metodológica de Aguiar e Ozella (2006), que sugerem a construção e a análise de “núcleos de significação”. Dentre as categorias de análise oferecidas pelo referencial adotado, a fundamental para a pesquisa é a de sentido. A pergunta que move este estudo, frequentemente feita por muitos pesquisadores ou que , pelo menos, deve ser, é: como a escolha do método e dos procedimentos pode contribuir para a realização da análise? Sendo assim, a principal discussão que este artigo suscita – e, portanto, seu tema fundamental – é a contribuição de procedimentos já notórios, como a entrevista individual recorrente, e de procedimentos não tão usuais, como os recursos de sensibilização, nesse tipo de análise que busca a apreensão dos sentidos da atividade docente. O resultado da pesquisa evidencia que uma nova forma de entender e trabalhar com esses procedimentos pode possibilitar um maior domínio e envolvimento do pesquisador com o processo investigativo e, sobretudo, ampliar o alcance construtivo-interpretativo da análise. A conclusão assinala a necessidade de empregar novos instrumentos para análise dos sentidos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/114076 10.1590/S1517-9702201603125797 |
url |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/114076 |
identifier_str_mv |
10.1590/S1517-9702201603125797 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/114076/111962 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Pesquisa; v. 42 n. 1 (2016); 39-52 Educação e Pesquisa; Vol. 42 No. 1 (2016); 39-52 Educação e Pesquisa; Vol. 42 Núm. 1 (2016); 39-52 1678-4634 1517-9702 reponame:Educação e Pesquisa instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Educação e Pesquisa |
collection |
Educação e Pesquisa |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedu@usp.br |
_version_ |
1787713811648610304 |