A educação infantil em tempo de SARS-CoV-2: a (re)organização dos fazeres docentes
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Pesquisa |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/199926 |
Resumo: | O artigo decorre e faz parte de uma ampla pesquisa transnacional de convênio de cooperação científica entre uma universidade pública italiana e uma federal brasileira que visa identificar e analisar alguns elementos de organização pedagógica constituintes dos fazeres de professoras da educação infantil brasileiras na implementação do atendimento não presencial (ou remoto) em instituições de educação infantil, em razão da pandemia de covid-19. Os elementos de organização pedagógica no tratamento investigativo são: objetivos ou intencionalidades educacionais, recursos, tempo e estratégias. Trata-se de estudo com desenho metodológico de survey, utilizando-se do e-survey com uso de questionário contendo 44 perguntas, abertas e fechadas, que contou com a participação de 97 professoras de educação infantil. Dentre os resultados, constata-se que a maioria das(os) profissionais não teve formação tecnológica para uso pedagógico de ferramentas de comunicação ou mídias sociais, com destaque para o uso do WhatsApp® e do Facebook®. Tais ferramentas foram assumidas como principais recursos de contato com as famílias e as crianças e meios para atingir as principais intencionalidades: permanência viva da memória da rotina escolar e das relações afetivas com as professoras. Diante do contexto de pandemia e suspensão do atendimento presencial também na educação infantil, o redesenho dos fazeres docentes no que tange à organização pedagógica, incluindo a adaptação de materiais, foi evidenciada neste estudo. |
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A educação infantil em tempo de SARS-CoV-2: a (re)organização dos fazeres docentesEarly childhood education in the time of SARS-CoV-2: the (re)organization of teaching activitiesEarly childhood educationCovid-19Organization of teaching activitiesNon-face-to-face care for childrenEducação infantilCovid-19Organização dos fazeres docentesAtendimento não presencial de criançasO artigo decorre e faz parte de uma ampla pesquisa transnacional de convênio de cooperação científica entre uma universidade pública italiana e uma federal brasileira que visa identificar e analisar alguns elementos de organização pedagógica constituintes dos fazeres de professoras da educação infantil brasileiras na implementação do atendimento não presencial (ou remoto) em instituições de educação infantil, em razão da pandemia de covid-19. Os elementos de organização pedagógica no tratamento investigativo são: objetivos ou intencionalidades educacionais, recursos, tempo e estratégias. Trata-se de estudo com desenho metodológico de survey, utilizando-se do e-survey com uso de questionário contendo 44 perguntas, abertas e fechadas, que contou com a participação de 97 professoras de educação infantil. Dentre os resultados, constata-se que a maioria das(os) profissionais não teve formação tecnológica para uso pedagógico de ferramentas de comunicação ou mídias sociais, com destaque para o uso do WhatsApp® e do Facebook®. Tais ferramentas foram assumidas como principais recursos de contato com as famílias e as crianças e meios para atingir as principais intencionalidades: permanência viva da memória da rotina escolar e das relações afetivas com as professoras. Diante do contexto de pandemia e suspensão do atendimento presencial também na educação infantil, o redesenho dos fazeres docentes no que tange à organização pedagógica, incluindo a adaptação de materiais, foi evidenciada neste estudo.The article stems from an international scientific cooperation agreement between an Italian public university and a Brazilian federal university to identify and analyze the pedagogical elements that constitute the actions of Brazilian early childhood education teachers in the implementation of non-presential teaching (or remote) in early childhood education institutions, due to the COVID-19 pandemic. The pedagogical elements investigated were educational objectives and intentions, resources, time, and strategies. An electronic survey tool was designed to survey early childhood teachers, containing 44 open and closed questions. Among the 97 respondents, most professionals did not have technical training for the pedagogical use of communication tools or social media, emphasizing the use of WhatsApp® and Facebook®. Such tools were assumed as the primary resources for contact with families and children and to achieve the main intentions: keeping alive the memory of the school routine and the affective relationships with the teachers. Given the pandemic and suspension of face-to-face service in early childhood education, pedagogical practices were redesigned concerning the pedagogical organization, including adapting materials.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2022-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/19992610.1590/S1678-4634202248254817porEducação e Pesquisa; v. 48 n. contínuo (2022): Educação e Pesquisa; e254817Educação e Pesquisa; Vol. 48 No. contínuo (2022): Educação e Pesquisa; e254817Educação e Pesquisa; Vol. 48 Núm. contínuo (2022): Educação e Pesquisa; e2548171678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/199926/184196https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/199926/184197Copyright (c) 2022 Educação e Pesquisahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSommerhalder, Aline Pott, Eveline Tonelotto Barbosa Rocca, Concetta La2022-07-08T15:44:25Zoai:revistas.usp.br:article/199926Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2022-07-08T15:44:25Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false |
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