Historical consciousness and social representation: a study on the perceptions of young students about Brazil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Aaron Sena Cerqueira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, Joilson Pereira da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Educação e Pesquisa
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/186949
Resumo: Neste artigo, analisamos as percepções de jovens estudantes sobre o Brasil a partir do diálogo entre as teorias da consciência histórica e das representações sociais. Mediante a produção de narrativas escritas, buscamos identificar as visões de mundo que os participantes utilizam para orientar-se no tempo e perspectivar seu futuro. Com isto, intentamos valorizar as construções mentais de sujeitos em situação escolar, contribuindo com o fortalecimento das pesquisas no âmbito do Ensino de História. O estudo foi realizado em uma escola pública estadual, localizada no bairro Butantã, na cidade de São Paulo/SP, no ano de 2017. Participaram 127 estudantes, entre 14 e 18 anos de idade, dos gêneros masculino e feminino, distribuídos em cinco turmas do 1º ano do Ensino Médio. Os dados foram coletados a partir de um questionário e analisados segundo os pressupostos da Grounded theory com auxílio do IRAMUTEQ. Este software viabilizou a construção de um dendograma composto por três classes que implicaram a identificação de representações sobre o tempo presente (classe 1), articulações com o passado (classe 2) e projeções para o futuro (classe 3). De acordo com os resultados, evidenciamos ideias relacionadas à percepção de um país em crise, com um passado preconceituoso e um futuro, contraditoriamente, promissor. Trabalhadas em sala de aula, essas ideias podem contribuir com a formação da consciência histórica dos estudantes.
id USP-11_d5367b9ec277c58629843a574a468587
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/186949
network_acronym_str USP-11
network_name_str Educação e Pesquisa
repository_id_str
spelling Historical consciousness and social representation: a study on the perceptions of young students about BrazilConsciência histórica e representações sociais: um estudo acerca das percepções de jovens estudantes sobre o BrasilEnsino de históriaConsciência históricaRepresentações sociaisJovensEscola públicaTeaching of HistoryHistorical consciousnessSocial representationsYoung peoplePublic schoolNeste artigo, analisamos as percepções de jovens estudantes sobre o Brasil a partir do diálogo entre as teorias da consciência histórica e das representações sociais. Mediante a produção de narrativas escritas, buscamos identificar as visões de mundo que os participantes utilizam para orientar-se no tempo e perspectivar seu futuro. Com isto, intentamos valorizar as construções mentais de sujeitos em situação escolar, contribuindo com o fortalecimento das pesquisas no âmbito do Ensino de História. O estudo foi realizado em uma escola pública estadual, localizada no bairro Butantã, na cidade de São Paulo/SP, no ano de 2017. Participaram 127 estudantes, entre 14 e 18 anos de idade, dos gêneros masculino e feminino, distribuídos em cinco turmas do 1º ano do Ensino Médio. Os dados foram coletados a partir de um questionário e analisados segundo os pressupostos da Grounded theory com auxílio do IRAMUTEQ. Este software viabilizou a construção de um dendograma composto por três classes que implicaram a identificação de representações sobre o tempo presente (classe 1), articulações com o passado (classe 2) e projeções para o futuro (classe 3). De acordo com os resultados, evidenciamos ideias relacionadas à percepção de um país em crise, com um passado preconceituoso e um futuro, contraditoriamente, promissor. Trabalhadas em sala de aula, essas ideias podem contribuir com a formação da consciência histórica dos estudantes.In this article, we analyze the perceptions of young students about Brazil, starting from the dialogue between the historical consciousness and social representations theories. Through the production of written narratives, we aim to identify the worldviews which our participants use to guide themselves over time and to envision their future. Therewith, we intend to value the mental constructions of the subjects in the school context contributing to the strengthening of research in the field of Teaching of History. This study was carried out in a public state school located in the Butantã neighborhood, in the city of São Paulo/SP, Brazil, in 2017. It was part of it 127 students, between the ages of 14 and 18, males and females, distributed in five groups of the 1st grade of High School. The data was obtained through a questionnaire and analyzed accordingly with the assumptions of Grounded theory with the help of IRAMUTEQ. This enabled the construction of a dendrogram composed of three classes which implied in the identification of representations about the present time (class 1), articulations with the past (class 2), and projections for the future (class 3). Under the results, we evidenced ideas related to the perception of a country in crisis, with a prejudiced past and with a future, contradictorily, promising. Once worked in class, these ideas can contribute to the formation of the historical consciousness of the students.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2021-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/xmlapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/18694910.1590/S1678-4634202147226702Educação e Pesquisa; v. 47 (2021); e226702 Educação e Pesquisa; Vol. 47 (2021); e226702 Educação e Pesquisa; Vol. 47 (2021); e226702 1678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/186949/172522https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/186949/172521https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/186949/172520Copyright (c) 2021 Educação e Pesquisahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessReis, Aaron Sena Cerqueira Silva, Joilson Pereira da 2021-12-07T13:57:46Zoai:revistas.usp.br:article/186949Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2021-12-07T13:57:46Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Historical consciousness and social representation: a study on the perceptions of young students about Brazil
Consciência histórica e representações sociais: um estudo acerca das percepções de jovens estudantes sobre o Brasil
title Historical consciousness and social representation: a study on the perceptions of young students about Brazil
spellingShingle Historical consciousness and social representation: a study on the perceptions of young students about Brazil
Reis, Aaron Sena Cerqueira
Ensino de história
Consciência histórica
Representações sociais
Jovens
Escola pública
Teaching of History
Historical consciousness
Social representations
Young people
Public school
title_short Historical consciousness and social representation: a study on the perceptions of young students about Brazil
title_full Historical consciousness and social representation: a study on the perceptions of young students about Brazil
title_fullStr Historical consciousness and social representation: a study on the perceptions of young students about Brazil
title_full_unstemmed Historical consciousness and social representation: a study on the perceptions of young students about Brazil
title_sort Historical consciousness and social representation: a study on the perceptions of young students about Brazil
author Reis, Aaron Sena Cerqueira
author_facet Reis, Aaron Sena Cerqueira
Silva, Joilson Pereira da
author_role author
author2 Silva, Joilson Pereira da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Aaron Sena Cerqueira
Silva, Joilson Pereira da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de história
Consciência histórica
Representações sociais
Jovens
Escola pública
Teaching of History
Historical consciousness
Social representations
Young people
Public school
topic Ensino de história
Consciência histórica
Representações sociais
Jovens
Escola pública
Teaching of History
Historical consciousness
Social representations
Young people
Public school
description Neste artigo, analisamos as percepções de jovens estudantes sobre o Brasil a partir do diálogo entre as teorias da consciência histórica e das representações sociais. Mediante a produção de narrativas escritas, buscamos identificar as visões de mundo que os participantes utilizam para orientar-se no tempo e perspectivar seu futuro. Com isto, intentamos valorizar as construções mentais de sujeitos em situação escolar, contribuindo com o fortalecimento das pesquisas no âmbito do Ensino de História. O estudo foi realizado em uma escola pública estadual, localizada no bairro Butantã, na cidade de São Paulo/SP, no ano de 2017. Participaram 127 estudantes, entre 14 e 18 anos de idade, dos gêneros masculino e feminino, distribuídos em cinco turmas do 1º ano do Ensino Médio. Os dados foram coletados a partir de um questionário e analisados segundo os pressupostos da Grounded theory com auxílio do IRAMUTEQ. Este software viabilizou a construção de um dendograma composto por três classes que implicaram a identificação de representações sobre o tempo presente (classe 1), articulações com o passado (classe 2) e projeções para o futuro (classe 3). De acordo com os resultados, evidenciamos ideias relacionadas à percepção de um país em crise, com um passado preconceituoso e um futuro, contraditoriamente, promissor. Trabalhadas em sala de aula, essas ideias podem contribuir com a formação da consciência histórica dos estudantes.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/186949
10.1590/S1678-4634202147226702
url https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/186949
identifier_str_mv 10.1590/S1678-4634202147226702
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/186949/172522
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/186949/172521
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/186949/172520
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Educação e Pesquisa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Educação e Pesquisa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/xml
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Pesquisa; v. 47 (2021); e226702
Educação e Pesquisa; Vol. 47 (2021); e226702
Educação e Pesquisa; Vol. 47 (2021); e226702
1678-4634
1517-9702
reponame:Educação e Pesquisa
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Educação e Pesquisa
collection Educação e Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revedu@usp.br
_version_ 1787713813743665152