Impacts of Pibid's public policies on the formative paths of former scholarship holders: a literature review

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bartochak, Ântony Vinícius
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Sanfelice, Gustavo Roese
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/5597
Resumo: Este estudo tem como objetivo averiguar os impactos da política pública do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) em prol das trajetórias formativas de ex-bolsistas. Utilizou-se como metodologia a pesquisa descritiva de revisão integrativa da literatura, com abordagem qualitativa, realizada nas bases de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Analisando-se os dados, verificou-se que foram desenvolvidas poucas teses e dissertações em relação aos impactos das trajetórias formativas dos ex-bolsistas depois de terem passado pelo Pibid. Concluiu-se que o Programa impulsionou o ingresso dos ex-bolsistas em cursos de pós-graduação, possibilitou a transição de aluno a professor, influenciou na decisão de continuarem na docência, proporcionou os ciclos reflexivos de planejamento, execução de planos de aulas, condução e postura diante de suas práticas pedagógicas e construção da autonomia e da identidade como docentes. Entretanto, observou-se que a realidade escolar se mostra diferente da atuação que os ex-bolsistas vivenciaram no Pibid, em alguns casos, sendo extremamente difícil o diálogo com outros docentes sobre a inserção e a atuação profissional. Além disso, o Programa nem sempre encaminha os sujeitos para a docência na educação básica, visto que as políticas de valorização do magistério ainda não modificaram a atratividade da carreira docente.
id INEP-2_3990270d65d26392a2331277c23a98e8
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/5597
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling Impacts of Pibid's public policies on the formative paths of former scholarship holders: a literature reviewImpactos de la política pública del Pibid en las trayectorias formativas de ex becarios: una revisión de la literaturaImpactos da política pública do Pibid nas trajetórias formativas de ex-bolsistas: uma revisão de literaturaPibid; teaching initiation; education public policies; scholarship studentPibid; iniciación a la docencia; políticas públicas en educación; estudiante con becaPibid; iniciação à docência; políticas públicas em educação; aluno bolsistaEste estudo tem como objetivo averiguar os impactos da política pública do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) em prol das trajetórias formativas de ex-bolsistas. Utilizou-se como metodologia a pesquisa descritiva de revisão integrativa da literatura, com abordagem qualitativa, realizada nas bases de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Analisando-se os dados, verificou-se que foram desenvolvidas poucas teses e dissertações em relação aos impactos das trajetórias formativas dos ex-bolsistas depois de terem passado pelo Pibid. Concluiu-se que o Programa impulsionou o ingresso dos ex-bolsistas em cursos de pós-graduação, possibilitou a transição de aluno a professor, influenciou na decisão de continuarem na docência, proporcionou os ciclos reflexivos de planejamento, execução de planos de aulas, condução e postura diante de suas práticas pedagógicas e construção da autonomia e da identidade como docentes. Entretanto, observou-se que a realidade escolar se mostra diferente da atuação que os ex-bolsistas vivenciaram no Pibid, em alguns casos, sendo extremamente difícil o diálogo com outros docentes sobre a inserção e a atuação profissional. Além disso, o Programa nem sempre encaminha os sujeitos para a docência na educação básica, visto que as políticas de valorização do magistério ainda não modificaram a atratividade da carreira docente.This study focuses on determining the impact of the Institutional Scholarship Program for Teaching Initiation (Pibid) public policy in favor of the formative trajectories of former scholarship holders. A descriptive research, with a qualitative approach of integrative literature review was selected as methodology and achieved through the databases of the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD). Analyzing the data, few of theses and dissertations were developed in relation to the impacts on the formative paths of past scholarship recipients after having gone through Pibid. It was concluded that the Program boosted the entry of former scholarship holders in postgraduate courses, enabled the transition from student to teacher, influenced the decision to continue teaching, provided the reflective planning cycles, execution of lesson plans, guidance and attitude towards their pedagogical practices, and the development of their autonomy and identity as teachers. Nevertheless, it was observed that school reality is different from the performance that past scholarship holders experienced at Pibid, in some cases, drastically hampering the dialogue regarding insertion and professional performance with other professors. Additionally, the Program does not always direct the subjects to teaching in basic education since the policies of valuing teaching have not yet changed the attractiveness of the career.Este estudio tiene como objetivo investigar los impactos de la política pública del Programa Institucional de Becas de Iniciación a la Docencia (Pibid) a favor de las trayectorias formativas de los ex becarios. Se utilizó como metodología la investigación descriptiva de revisión integrativa de literatura, con enfoque cualitativo, realizada en las bases de datos de la Biblioteca Digital Brasileña de Tesis y Disertaciones (BDTD). Al analizar los datos, se constató que pocas tesis y disertaciones fueron desarrolladas con relación a los impactos de las trayectorias formativas de los ex becarios después de haber pasado por el Pibid. Se concluyó que el programa impulsó el ingreso de ex becarios a los cursos de posgrado, posibilitó la transición de estudiante a profesor, influyó en la decisión de seguir enseñando, proporcionó ciclos reflexivos de planificación, ejecución de planes de estudio, conducción y actitud hacia sus prácticas pedagógicas y construcción de autonomía e identidad como docentes. Sin embargo, se observó que la realidad escolar es diferente a la experiencia que vivieron los ex becarios en el Pibid, en algunos casos, dificultando enormemente el diálogo con otros docentes sobre la inserción y el desempeño profesional. Además, el programa ni siempre encamina los sujetos a la docencia en la educación básica, ya que las políticas para valorar la enseñanza aún no han cambiado el atractivo de la carrera docente.INEP2023-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/559710.24109/2176-6681.rbep.104.5597Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 104 (2023); e5597Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 104 (2023); e5597Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 104 (2023); e55972176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.104reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/5597/4319Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Estudos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBartochak, Ântony ViníciusSanfelice, Gustavo Roese2024-02-27T12:27:21Zoai:ojs3.inep:article/5597Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-02-27T12:27:21Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Impacts of Pibid's public policies on the formative paths of former scholarship holders: a literature review
Impactos de la política pública del Pibid en las trayectorias formativas de ex becarios: una revisión de la literatura
Impactos da política pública do Pibid nas trajetórias formativas de ex-bolsistas: uma revisão de literatura
title Impacts of Pibid's public policies on the formative paths of former scholarship holders: a literature review
spellingShingle Impacts of Pibid's public policies on the formative paths of former scholarship holders: a literature review
Bartochak, Ântony Vinícius
Pibid; teaching initiation; education public policies; scholarship student
Pibid; iniciación a la docencia; políticas públicas en educación; estudiante con beca
Pibid; iniciação à docência; políticas públicas em educação; aluno bolsista
title_short Impacts of Pibid's public policies on the formative paths of former scholarship holders: a literature review
title_full Impacts of Pibid's public policies on the formative paths of former scholarship holders: a literature review
title_fullStr Impacts of Pibid's public policies on the formative paths of former scholarship holders: a literature review
title_full_unstemmed Impacts of Pibid's public policies on the formative paths of former scholarship holders: a literature review
title_sort Impacts of Pibid's public policies on the formative paths of former scholarship holders: a literature review
author Bartochak, Ântony Vinícius
author_facet Bartochak, Ântony Vinícius
Sanfelice, Gustavo Roese
author_role author
author2 Sanfelice, Gustavo Roese
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bartochak, Ântony Vinícius
Sanfelice, Gustavo Roese
dc.subject.por.fl_str_mv Pibid; teaching initiation; education public policies; scholarship student
Pibid; iniciación a la docencia; políticas públicas en educación; estudiante con beca
Pibid; iniciação à docência; políticas públicas em educação; aluno bolsista
topic Pibid; teaching initiation; education public policies; scholarship student
Pibid; iniciación a la docencia; políticas públicas en educación; estudiante con beca
Pibid; iniciação à docência; políticas públicas em educação; aluno bolsista
description Este estudo tem como objetivo averiguar os impactos da política pública do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) em prol das trajetórias formativas de ex-bolsistas. Utilizou-se como metodologia a pesquisa descritiva de revisão integrativa da literatura, com abordagem qualitativa, realizada nas bases de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Analisando-se os dados, verificou-se que foram desenvolvidas poucas teses e dissertações em relação aos impactos das trajetórias formativas dos ex-bolsistas depois de terem passado pelo Pibid. Concluiu-se que o Programa impulsionou o ingresso dos ex-bolsistas em cursos de pós-graduação, possibilitou a transição de aluno a professor, influenciou na decisão de continuarem na docência, proporcionou os ciclos reflexivos de planejamento, execução de planos de aulas, condução e postura diante de suas práticas pedagógicas e construção da autonomia e da identidade como docentes. Entretanto, observou-se que a realidade escolar se mostra diferente da atuação que os ex-bolsistas vivenciaram no Pibid, em alguns casos, sendo extremamente difícil o diálogo com outros docentes sobre a inserção e a atuação profissional. Além disso, o Programa nem sempre encaminha os sujeitos para a docência na educação básica, visto que as políticas de valorização do magistério ainda não modificaram a atratividade da carreira docente.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/5597
10.24109/2176-6681.rbep.104.5597
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/5597
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.104.5597
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/5597/4319
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 104 (2023); e5597
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 104 (2023); e5597
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 104 (2023); e5597
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.104
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951704744427520