Impacts of Pibid's public policies on the formative paths of former scholarship holders: a literature review
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
DOI: | 10.24109/2176-6681.rbep.104.5597 |
Texto Completo: | https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/5597 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo averiguar os impactos da política pública do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) em prol das trajetórias formativas de ex-bolsistas. Utilizou-se como metodologia a pesquisa descritiva de revisão integrativa da literatura, com abordagem qualitativa, realizada nas bases de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Analisando-se os dados, verificou-se que foram desenvolvidas poucas teses e dissertações em relação aos impactos das trajetórias formativas dos ex-bolsistas depois de terem passado pelo Pibid. Concluiu-se que o Programa impulsionou o ingresso dos ex-bolsistas em cursos de pós-graduação, possibilitou a transição de aluno a professor, influenciou na decisão de continuarem na docência, proporcionou os ciclos reflexivos de planejamento, execução de planos de aulas, condução e postura diante de suas práticas pedagógicas e construção da autonomia e da identidade como docentes. Entretanto, observou-se que a realidade escolar se mostra diferente da atuação que os ex-bolsistas vivenciaram no Pibid, em alguns casos, sendo extremamente difícil o diálogo com outros docentes sobre a inserção e a atuação profissional. Além disso, o Programa nem sempre encaminha os sujeitos para a docência na educação básica, visto que as políticas de valorização do magistério ainda não modificaram a atratividade da carreira docente. |
id |
INEP-2_3990270d65d26392a2331277c23a98e8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs3.inep:article/5597 |
network_acronym_str |
INEP-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
spelling |
Impacts of Pibid's public policies on the formative paths of former scholarship holders: a literature reviewImpactos de la política pública del Pibid en las trayectorias formativas de ex becarios: una revisión de la literaturaImpactos da política pública do Pibid nas trajetórias formativas de ex-bolsistas: uma revisão de literaturaPibid; teaching initiation; education public policies; scholarship studentPibid; iniciación a la docencia; políticas públicas en educación; estudiante con becaPibid; iniciação à docência; políticas públicas em educação; aluno bolsistaEste estudo tem como objetivo averiguar os impactos da política pública do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) em prol das trajetórias formativas de ex-bolsistas. Utilizou-se como metodologia a pesquisa descritiva de revisão integrativa da literatura, com abordagem qualitativa, realizada nas bases de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Analisando-se os dados, verificou-se que foram desenvolvidas poucas teses e dissertações em relação aos impactos das trajetórias formativas dos ex-bolsistas depois de terem passado pelo Pibid. Concluiu-se que o Programa impulsionou o ingresso dos ex-bolsistas em cursos de pós-graduação, possibilitou a transição de aluno a professor, influenciou na decisão de continuarem na docência, proporcionou os ciclos reflexivos de planejamento, execução de planos de aulas, condução e postura diante de suas práticas pedagógicas e construção da autonomia e da identidade como docentes. Entretanto, observou-se que a realidade escolar se mostra diferente da atuação que os ex-bolsistas vivenciaram no Pibid, em alguns casos, sendo extremamente difícil o diálogo com outros docentes sobre a inserção e a atuação profissional. Além disso, o Programa nem sempre encaminha os sujeitos para a docência na educação básica, visto que as políticas de valorização do magistério ainda não modificaram a atratividade da carreira docente.This study focuses on determining the impact of the Institutional Scholarship Program for Teaching Initiation (Pibid) public policy in favor of the formative trajectories of former scholarship holders. A descriptive research, with a qualitative approach of integrative literature review was selected as methodology and achieved through the databases of the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD). Analyzing the data, few of theses and dissertations were developed in relation to the impacts on the formative paths of past scholarship recipients after having gone through Pibid. It was concluded that the Program boosted the entry of former scholarship holders in postgraduate courses, enabled the transition from student to teacher, influenced the decision to continue teaching, provided the reflective planning cycles, execution of lesson plans, guidance and attitude towards their pedagogical practices, and the development of their autonomy and identity as teachers. Nevertheless, it was observed that school reality is different from the performance that past scholarship holders experienced at Pibid, in some cases, drastically hampering the dialogue regarding insertion and professional performance with other professors. Additionally, the Program does not always direct the subjects to teaching in basic education since the policies of valuing teaching have not yet changed the attractiveness of the career.Este estudio tiene como objetivo investigar los impactos de la política pública del Programa Institucional de Becas de Iniciación a la Docencia (Pibid) a favor de las trayectorias formativas de los ex becarios. Se utilizó como metodología la investigación descriptiva de revisión integrativa de literatura, con enfoque cualitativo, realizada en las bases de datos de la Biblioteca Digital Brasileña de Tesis y Disertaciones (BDTD). Al analizar los datos, se constató que pocas tesis y disertaciones fueron desarrolladas con relación a los impactos de las trayectorias formativas de los ex becarios después de haber pasado por el Pibid. Se concluyó que el programa impulsó el ingreso de ex becarios a los cursos de posgrado, posibilitó la transición de estudiante a profesor, influyó en la decisión de seguir enseñando, proporcionó ciclos reflexivos de planificación, ejecución de planes de estudio, conducción y actitud hacia sus prácticas pedagógicas y construcción de autonomía e identidad como docentes. Sin embargo, se observó que la realidad escolar es diferente a la experiencia que vivieron los ex becarios en el Pibid, en algunos casos, dificultando enormemente el diálogo con otros docentes sobre la inserción y el desempeño profesional. Además, el programa ni siempre encamina los sujetos a la docencia en la educación básica, ya que las políticas para valorar la enseñanza aún no han cambiado el atractivo de la carrera docente.INEP2023-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/559710.24109/2176-6681.rbep.104.5597Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 104 (2023); e5597Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 104 (2023); e5597Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 104 (2023); e55972176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.104reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/5597/4319Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Estudos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBartochak, Ântony ViníciusSanfelice, Gustavo Roese2024-02-27T12:27:21Zoai:ojs3.inep:article/5597Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-02-27T12:27:21Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Impacts of Pibid's public policies on the formative paths of former scholarship holders: a literature review Impactos de la política pública del Pibid en las trayectorias formativas de ex becarios: una revisión de la literatura Impactos da política pública do Pibid nas trajetórias formativas de ex-bolsistas: uma revisão de literatura |
title |
Impacts of Pibid's public policies on the formative paths of former scholarship holders: a literature review |
spellingShingle |
Impacts of Pibid's public policies on the formative paths of former scholarship holders: a literature review Impacts of Pibid's public policies on the formative paths of former scholarship holders: a literature review Bartochak, Ântony Vinícius Pibid; teaching initiation; education public policies; scholarship student Pibid; iniciación a la docencia; políticas públicas en educación; estudiante con beca Pibid; iniciação à docência; políticas públicas em educação; aluno bolsista Bartochak, Ântony Vinícius Pibid; teaching initiation; education public policies; scholarship student Pibid; iniciación a la docencia; políticas públicas en educación; estudiante con beca Pibid; iniciação à docência; políticas públicas em educação; aluno bolsista |
title_short |
Impacts of Pibid's public policies on the formative paths of former scholarship holders: a literature review |
title_full |
Impacts of Pibid's public policies on the formative paths of former scholarship holders: a literature review |
title_fullStr |
Impacts of Pibid's public policies on the formative paths of former scholarship holders: a literature review Impacts of Pibid's public policies on the formative paths of former scholarship holders: a literature review |
title_full_unstemmed |
Impacts of Pibid's public policies on the formative paths of former scholarship holders: a literature review Impacts of Pibid's public policies on the formative paths of former scholarship holders: a literature review |
title_sort |
Impacts of Pibid's public policies on the formative paths of former scholarship holders: a literature review |
author |
Bartochak, Ântony Vinícius |
author_facet |
Bartochak, Ântony Vinícius Bartochak, Ântony Vinícius Sanfelice, Gustavo Roese Sanfelice, Gustavo Roese |
author_role |
author |
author2 |
Sanfelice, Gustavo Roese |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bartochak, Ântony Vinícius Sanfelice, Gustavo Roese |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pibid; teaching initiation; education public policies; scholarship student Pibid; iniciación a la docencia; políticas públicas en educación; estudiante con beca Pibid; iniciação à docência; políticas públicas em educação; aluno bolsista |
topic |
Pibid; teaching initiation; education public policies; scholarship student Pibid; iniciación a la docencia; políticas públicas en educación; estudiante con beca Pibid; iniciação à docência; políticas públicas em educação; aluno bolsista |
description |
Este estudo tem como objetivo averiguar os impactos da política pública do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) em prol das trajetórias formativas de ex-bolsistas. Utilizou-se como metodologia a pesquisa descritiva de revisão integrativa da literatura, com abordagem qualitativa, realizada nas bases de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Analisando-se os dados, verificou-se que foram desenvolvidas poucas teses e dissertações em relação aos impactos das trajetórias formativas dos ex-bolsistas depois de terem passado pelo Pibid. Concluiu-se que o Programa impulsionou o ingresso dos ex-bolsistas em cursos de pós-graduação, possibilitou a transição de aluno a professor, influenciou na decisão de continuarem na docência, proporcionou os ciclos reflexivos de planejamento, execução de planos de aulas, condução e postura diante de suas práticas pedagógicas e construção da autonomia e da identidade como docentes. Entretanto, observou-se que a realidade escolar se mostra diferente da atuação que os ex-bolsistas vivenciaram no Pibid, em alguns casos, sendo extremamente difícil o diálogo com outros docentes sobre a inserção e a atuação profissional. Além disso, o Programa nem sempre encaminha os sujeitos para a docência na educação básica, visto que as políticas de valorização do magistério ainda não modificaram a atratividade da carreira docente. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/5597 10.24109/2176-6681.rbep.104.5597 |
url |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/5597 |
identifier_str_mv |
10.24109/2176-6681.rbep.104.5597 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/5597/4319 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 104 (2023); e5597 Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 104 (2023); e5597 Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 104 (2023); e5597 2176-6681 0034-7183 10.24109/2176-6681.rbep.104 reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) instacron:INEP |
instname_str |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tania.castro@inep.gov.br |
_version_ |
1822181271769448448 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.24109/2176-6681.rbep.104.5597 |