O cinema brasileiro contemporâneo diante do público e do mercado exibidor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Significação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/68095 |
Resumo: | Este trabalho parte de um panorama da produção cinematográfica brasileira entre os anos de 1990 e 2005 no qual ela é situada em relação ao público e à exibição. Em um segundo movimento é feita a exposição, a análise e a desconstrução dos discursos elaborados neste período pela corporação cinematográfica em torno da questão do pequeno público alcançado pela produção nacional, tendo como pano de fundo as grandes transformações na estrutura do setor de exibição. O trabalho também propõe que a discussão sobre o público, a atual configuração do mercado exibidor e suas relações com o cinema brasileiro leve em conta o processo de mundialização da cultura. |
id |
USP-12_02b2b9743a92ca1c99cb3295449340b2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/68095 |
network_acronym_str |
USP-12 |
network_name_str |
Significação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O cinema brasileiro contemporâneo diante do público e do mercado exibidorO cinema brasileiro contemporâneo diante do público e do mercado exibidorBrazilian cinemaAudienceExhibition.Cinema brasileiroPúblico cinematográficoExibiçãoEste trabalho parte de um panorama da produção cinematográfica brasileira entre os anos de 1990 e 2005 no qual ela é situada em relação ao público e à exibição. Em um segundo movimento é feita a exposição, a análise e a desconstrução dos discursos elaborados neste período pela corporação cinematográfica em torno da questão do pequeno público alcançado pela produção nacional, tendo como pano de fundo as grandes transformações na estrutura do setor de exibição. O trabalho também propõe que a discussão sobre o público, a atual configuração do mercado exibidor e suas relações com o cinema brasileiro leve em conta o processo de mundialização da cultura.This paper begins with an overview of Brazilian cinematographic production between the years 1990 and 2005, in which it is situated concerning to the audience and exhibition. After this, we perform the exposition, analysis and deconstruction of speech elaborated during this period by the cinematographic corporation concerning the matter of the small number of viewers reached by the national production, having the great transformations in the structure of the exhibition sector as a background. This paper also suggests that the discussion about the audience, the current configuration of the exhibition market, and its relations with Brazilian cinema take into consideration the process of culture globalization.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2009-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/6809510.11606/issn.2316-7114.sig.2009.68095Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 36 No. 32 (2009); 119-135Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 36 n. 32 (2009); 119-1352316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/68095/70653Copyright (c) 2009 Arthur Autranhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAutran, Arthur2019-04-01T19:55:45Zoai:revistas.usp.br:article/68095Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2019-04-01T19:55:45Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O cinema brasileiro contemporâneo diante do público e do mercado exibidor O cinema brasileiro contemporâneo diante do público e do mercado exibidor |
title |
O cinema brasileiro contemporâneo diante do público e do mercado exibidor |
spellingShingle |
O cinema brasileiro contemporâneo diante do público e do mercado exibidor Autran, Arthur Brazilian cinema Audience Exhibition. Cinema brasileiro Público cinematográfico Exibição |
title_short |
O cinema brasileiro contemporâneo diante do público e do mercado exibidor |
title_full |
O cinema brasileiro contemporâneo diante do público e do mercado exibidor |
title_fullStr |
O cinema brasileiro contemporâneo diante do público e do mercado exibidor |
title_full_unstemmed |
O cinema brasileiro contemporâneo diante do público e do mercado exibidor |
title_sort |
O cinema brasileiro contemporâneo diante do público e do mercado exibidor |
author |
Autran, Arthur |
author_facet |
Autran, Arthur |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Autran, Arthur |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Brazilian cinema Audience Exhibition. Cinema brasileiro Público cinematográfico Exibição |
topic |
Brazilian cinema Audience Exhibition. Cinema brasileiro Público cinematográfico Exibição |
description |
Este trabalho parte de um panorama da produção cinematográfica brasileira entre os anos de 1990 e 2005 no qual ela é situada em relação ao público e à exibição. Em um segundo movimento é feita a exposição, a análise e a desconstrução dos discursos elaborados neste período pela corporação cinematográfica em torno da questão do pequeno público alcançado pela produção nacional, tendo como pano de fundo as grandes transformações na estrutura do setor de exibição. O trabalho também propõe que a discussão sobre o público, a atual configuração do mercado exibidor e suas relações com o cinema brasileiro leve em conta o processo de mundialização da cultura. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-12-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/68095 10.11606/issn.2316-7114.sig.2009.68095 |
url |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/68095 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-7114.sig.2009.68095 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/68095/70653 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2009 Arthur Autran http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2009 Arthur Autran http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 36 No. 32 (2009); 119-135 Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 36 n. 32 (2009); 119-135 2316-7114 1516-4330 reponame:Significação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Significação (Online) |
collection |
Significação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||significacao@usp.br |
_version_ |
1787713786518437888 |