Considerações sobre os números musicais das chanchadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Flávia Cesarino
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Significação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/138619
Resumo: Comentam-se as abordagens de Irina Rajewsky e Agnes Pethö sobre a intermidialidade no cinema e no audiovisual e, em seguida, discutem-se as possibilidades de sua aplicação como categoria crítica na análise de alguns números musicais de filmes do diretor Watson Macedo nos anos 1950. Pesquisadores conectam os números musicais de chanchadas brasileiras ao teatro de revista, ao rádio, à indústria fonográfica e ao cinema de Hollywood, mas as relações entre essas diferentes mídias têm sido entendidas tendo o filme como principal foco explicador. Esses números musicais podem ser analisados diferentemente dentro do circuito mais amplo de mídias e práticas culturais urbanas, tal como propõe Charles Musser.
id USP-12_9ba1bb6dcc0ccba4b1f8e771f5526144
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/138619
network_acronym_str USP-12
network_name_str Significação (Online)
repository_id_str
spelling Considerações sobre os números musicais das chanchadasConsiderations on the musical numbers of Brazilian chanchadasBrazilian cinemachanchadaintermedialitymusical numberscarnavalcinema brasileirochanchadaintermidialidadenúmeros musicaiscarnavalComentam-se as abordagens de Irina Rajewsky e Agnes Pethö sobre a intermidialidade no cinema e no audiovisual e, em seguida, discutem-se as possibilidades de sua aplicação como categoria crítica na análise de alguns números musicais de filmes do diretor Watson Macedo nos anos 1950. Pesquisadores conectam os números musicais de chanchadas brasileiras ao teatro de revista, ao rádio, à indústria fonográfica e ao cinema de Hollywood, mas as relações entre essas diferentes mídias têm sido entendidas tendo o filme como principal foco explicador. Esses números musicais podem ser analisados diferentemente dentro do circuito mais amplo de mídias e práticas culturais urbanas, tal como propõe Charles Musser.This article comments on accounts by Irina Rajewski and Agnes Pethö on the intermediality in cinema and audiovisual production and discusses the use of intermediality as a critical category on the analysis of musical numbers of Brazilian chanchadas of the 1950s directed by Watson Macedo in the 1950s. Film researchers have worked on the connections between Brazilian chanchadas and popular theatre, radio, phonographic industry and Hollywood. The relationship between these distinct cultural practices have been discussed considering the film as the main point of discussion, but, according to Charles Musser, these musical numbers may be better understood inside the broader circuit of media and urban cultural practices.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2018-07-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/13861910.11606/issn.2316-7114.sig.2018.138619Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 45 n. 50 (2018): Dossiê Os anos 1968 no cinema; 179-203Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 45 No. 50 (2018): Dossiê Os anos 1968 no cinema; 179-2032316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/138619/141418Copyright (c) 2018 Flávia Cesarino Costahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Flávia Cesarino2024-03-21T13:28:32Zoai:revistas.usp.br:article/138619Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2024-03-21T13:28:32Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Considerações sobre os números musicais das chanchadas
Considerations on the musical numbers of Brazilian chanchadas
title Considerações sobre os números musicais das chanchadas
spellingShingle Considerações sobre os números musicais das chanchadas
Costa, Flávia Cesarino
Brazilian cinema
chanchada
intermediality
musical numbers
carnaval
cinema brasileiro
chanchada
intermidialidade
números musicais
carnaval
title_short Considerações sobre os números musicais das chanchadas
title_full Considerações sobre os números musicais das chanchadas
title_fullStr Considerações sobre os números musicais das chanchadas
title_full_unstemmed Considerações sobre os números musicais das chanchadas
title_sort Considerações sobre os números musicais das chanchadas
author Costa, Flávia Cesarino
author_facet Costa, Flávia Cesarino
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Flávia Cesarino
dc.subject.por.fl_str_mv Brazilian cinema
chanchada
intermediality
musical numbers
carnaval
cinema brasileiro
chanchada
intermidialidade
números musicais
carnaval
topic Brazilian cinema
chanchada
intermediality
musical numbers
carnaval
cinema brasileiro
chanchada
intermidialidade
números musicais
carnaval
description Comentam-se as abordagens de Irina Rajewsky e Agnes Pethö sobre a intermidialidade no cinema e no audiovisual e, em seguida, discutem-se as possibilidades de sua aplicação como categoria crítica na análise de alguns números musicais de filmes do diretor Watson Macedo nos anos 1950. Pesquisadores conectam os números musicais de chanchadas brasileiras ao teatro de revista, ao rádio, à indústria fonográfica e ao cinema de Hollywood, mas as relações entre essas diferentes mídias têm sido entendidas tendo o filme como principal foco explicador. Esses números musicais podem ser analisados diferentemente dentro do circuito mais amplo de mídias e práticas culturais urbanas, tal como propõe Charles Musser.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/138619
10.11606/issn.2316-7114.sig.2018.138619
url https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/138619
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-7114.sig.2018.138619
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/138619/141418
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Flávia Cesarino Costa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Flávia Cesarino Costa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 45 n. 50 (2018): Dossiê Os anos 1968 no cinema; 179-203
Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 45 No. 50 (2018): Dossiê Os anos 1968 no cinema; 179-203
2316-7114
1516-4330
reponame:Significação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Significação (Online)
collection Significação (Online)
repository.name.fl_str_mv Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||significacao@usp.br
_version_ 1800237526727786496