Considerações sobre os números musicais das chanchadas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Significação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/138619 |
Resumo: | Comentam-se as abordagens de Irina Rajewsky e Agnes Pethö sobre a intermidialidade no cinema e no audiovisual e, em seguida, discutem-se as possibilidades de sua aplicação como categoria crítica na análise de alguns números musicais de filmes do diretor Watson Macedo nos anos 1950. Pesquisadores conectam os números musicais de chanchadas brasileiras ao teatro de revista, ao rádio, à indústria fonográfica e ao cinema de Hollywood, mas as relações entre essas diferentes mídias têm sido entendidas tendo o filme como principal foco explicador. Esses números musicais podem ser analisados diferentemente dentro do circuito mais amplo de mídias e práticas culturais urbanas, tal como propõe Charles Musser. |
id |
USP-12_9ba1bb6dcc0ccba4b1f8e771f5526144 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/138619 |
network_acronym_str |
USP-12 |
network_name_str |
Significação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Considerações sobre os números musicais das chanchadasConsiderations on the musical numbers of Brazilian chanchadasBrazilian cinemachanchadaintermedialitymusical numberscarnavalcinema brasileirochanchadaintermidialidadenúmeros musicaiscarnavalComentam-se as abordagens de Irina Rajewsky e Agnes Pethö sobre a intermidialidade no cinema e no audiovisual e, em seguida, discutem-se as possibilidades de sua aplicação como categoria crítica na análise de alguns números musicais de filmes do diretor Watson Macedo nos anos 1950. Pesquisadores conectam os números musicais de chanchadas brasileiras ao teatro de revista, ao rádio, à indústria fonográfica e ao cinema de Hollywood, mas as relações entre essas diferentes mídias têm sido entendidas tendo o filme como principal foco explicador. Esses números musicais podem ser analisados diferentemente dentro do circuito mais amplo de mídias e práticas culturais urbanas, tal como propõe Charles Musser.This article comments on accounts by Irina Rajewski and Agnes Pethö on the intermediality in cinema and audiovisual production and discusses the use of intermediality as a critical category on the analysis of musical numbers of Brazilian chanchadas of the 1950s directed by Watson Macedo in the 1950s. Film researchers have worked on the connections between Brazilian chanchadas and popular theatre, radio, phonographic industry and Hollywood. The relationship between these distinct cultural practices have been discussed considering the film as the main point of discussion, but, according to Charles Musser, these musical numbers may be better understood inside the broader circuit of media and urban cultural practices.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2018-07-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/13861910.11606/issn.2316-7114.sig.2018.138619Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 45 n. 50 (2018): Dossiê Os anos 1968 no cinema; 179-203Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 45 No. 50 (2018): Dossiê Os anos 1968 no cinema; 179-2032316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/138619/141418Copyright (c) 2018 Flávia Cesarino Costahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Flávia Cesarino2024-03-21T13:28:32Zoai:revistas.usp.br:article/138619Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2024-03-21T13:28:32Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Considerações sobre os números musicais das chanchadas Considerations on the musical numbers of Brazilian chanchadas |
title |
Considerações sobre os números musicais das chanchadas |
spellingShingle |
Considerações sobre os números musicais das chanchadas Costa, Flávia Cesarino Brazilian cinema chanchada intermediality musical numbers carnaval cinema brasileiro chanchada intermidialidade números musicais carnaval |
title_short |
Considerações sobre os números musicais das chanchadas |
title_full |
Considerações sobre os números musicais das chanchadas |
title_fullStr |
Considerações sobre os números musicais das chanchadas |
title_full_unstemmed |
Considerações sobre os números musicais das chanchadas |
title_sort |
Considerações sobre os números musicais das chanchadas |
author |
Costa, Flávia Cesarino |
author_facet |
Costa, Flávia Cesarino |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Flávia Cesarino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Brazilian cinema chanchada intermediality musical numbers carnaval cinema brasileiro chanchada intermidialidade números musicais carnaval |
topic |
Brazilian cinema chanchada intermediality musical numbers carnaval cinema brasileiro chanchada intermidialidade números musicais carnaval |
description |
Comentam-se as abordagens de Irina Rajewsky e Agnes Pethö sobre a intermidialidade no cinema e no audiovisual e, em seguida, discutem-se as possibilidades de sua aplicação como categoria crítica na análise de alguns números musicais de filmes do diretor Watson Macedo nos anos 1950. Pesquisadores conectam os números musicais de chanchadas brasileiras ao teatro de revista, ao rádio, à indústria fonográfica e ao cinema de Hollywood, mas as relações entre essas diferentes mídias têm sido entendidas tendo o filme como principal foco explicador. Esses números musicais podem ser analisados diferentemente dentro do circuito mais amplo de mídias e práticas culturais urbanas, tal como propõe Charles Musser. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/138619 10.11606/issn.2316-7114.sig.2018.138619 |
url |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/138619 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-7114.sig.2018.138619 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/138619/141418 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Flávia Cesarino Costa http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Flávia Cesarino Costa http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 45 n. 50 (2018): Dossiê Os anos 1968 no cinema; 179-203 Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 45 No. 50 (2018): Dossiê Os anos 1968 no cinema; 179-203 2316-7114 1516-4330 reponame:Significação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Significação (Online) |
collection |
Significação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||significacao@usp.br |
_version_ |
1800237526727786496 |