Revoluções do novo: explosão fragmentária e ajuste de contas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Significação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/68158 |
Resumo: | Glauber Rocha releu, no final da década de 1970, a importância da crítica de Paulo Emilio Salles Gomes para a sua trajetória. Essa operação contraditória e digressiva seguiu o curso de uma problematização que outros críticos e realizadores do Cinema Novo consideravam evidente: qual é a efetiva presença das concepções críticas de um na atividade criativa e intelectual de outro? A proposta deste texto é considerar essa questão tendo como base as palavras do cineasta, mas também a ressonância das considerações de Paulo Emilio nos textos de Sylvie Pierre e David Neves sobre a figuração glauberiana. |
id |
USP-12_ba3b4da85bd272e5dfa8fbb0b8b4815b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/68158 |
network_acronym_str |
USP-12 |
network_name_str |
Significação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Revoluções do novo: explosão fragmentária e ajuste de contasRevoluções do novo: explosão fragmentária e ajuste de contasCritiqueSalles GomesGlauber Rocha.CríticaSalles GomesGlauber Rocha.Glauber Rocha releu, no final da década de 1970, a importância da crítica de Paulo Emilio Salles Gomes para a sua trajetória. Essa operação contraditória e digressiva seguiu o curso de uma problematização que outros críticos e realizadores do Cinema Novo consideravam evidente: qual é a efetiva presença das concepções críticas de um na atividade criativa e intelectual de outro? A proposta deste texto é considerar essa questão tendo como base as palavras do cineasta, mas também a ressonância das considerações de Paulo Emilio nos textos de Sylvie Pierre e David Neves sobre a figuração glauberiana.At the end of 1970s, Glauber Rocha rethought the importance of critic Paulo Emilio Salles Gomes on his own trajectory. This complex and digressive examination was part of a critical thinking exercise among a number of Cinema Novo filmmakers and critics. What was the effect of Paulo Emilio Salles Gomes’ critical input on the creativity of Glauber Rocha? This question is the primary theme of the paper. To answer it, we would need to consider not only the commentaries of the filmmaker, but also the resonance of Paulo Emilio’s ideas on Sylvie Pierre and David Neves’ papers about Glauber.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2011-06-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/6815810.11606/issn.2316-7114.sig.2011.68158Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 38 No. 35 (2011); 33-48Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 38 n. 35 (2011); 33-482316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/68158/70711Copyright (c) 2011 Pedro Plaza Pintohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPinto, Pedro Plaza2019-04-01T19:51:46Zoai:revistas.usp.br:article/68158Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2019-04-01T19:51:46Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Revoluções do novo: explosão fragmentária e ajuste de contas Revoluções do novo: explosão fragmentária e ajuste de contas |
title |
Revoluções do novo: explosão fragmentária e ajuste de contas |
spellingShingle |
Revoluções do novo: explosão fragmentária e ajuste de contas Pinto, Pedro Plaza Critique Salles Gomes Glauber Rocha. Crítica Salles Gomes Glauber Rocha. |
title_short |
Revoluções do novo: explosão fragmentária e ajuste de contas |
title_full |
Revoluções do novo: explosão fragmentária e ajuste de contas |
title_fullStr |
Revoluções do novo: explosão fragmentária e ajuste de contas |
title_full_unstemmed |
Revoluções do novo: explosão fragmentária e ajuste de contas |
title_sort |
Revoluções do novo: explosão fragmentária e ajuste de contas |
author |
Pinto, Pedro Plaza |
author_facet |
Pinto, Pedro Plaza |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Pedro Plaza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Critique Salles Gomes Glauber Rocha. Crítica Salles Gomes Glauber Rocha. |
topic |
Critique Salles Gomes Glauber Rocha. Crítica Salles Gomes Glauber Rocha. |
description |
Glauber Rocha releu, no final da década de 1970, a importância da crítica de Paulo Emilio Salles Gomes para a sua trajetória. Essa operação contraditória e digressiva seguiu o curso de uma problematização que outros críticos e realizadores do Cinema Novo consideravam evidente: qual é a efetiva presença das concepções críticas de um na atividade criativa e intelectual de outro? A proposta deste texto é considerar essa questão tendo como base as palavras do cineasta, mas também a ressonância das considerações de Paulo Emilio nos textos de Sylvie Pierre e David Neves sobre a figuração glauberiana. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-06-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/68158 10.11606/issn.2316-7114.sig.2011.68158 |
url |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/68158 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-7114.sig.2011.68158 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/68158/70711 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2011 Pedro Plaza Pinto http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2011 Pedro Plaza Pinto http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 38 No. 35 (2011); 33-48 Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 38 n. 35 (2011); 33-48 2316-7114 1516-4330 reponame:Significação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Significação (Online) |
collection |
Significação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||significacao@usp.br |
_version_ |
1787713786683064320 |