Revoluções do novo: explosão fragmentária e ajuste de contas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Pedro Plaza
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Significação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/68158
Resumo: Glauber Rocha releu, no final da década de 1970, a importância da crítica de Paulo Emilio Salles Gomes para a sua trajetória. Essa operação contraditória e digressiva seguiu o curso de uma problematização que outros críticos e realizadores do Cinema Novo consideravam evidente: qual é a efetiva presença das concepções críticas de um na atividade criativa e intelectual de outro? A proposta deste texto é considerar essa questão tendo como base as palavras do cineasta, mas também a ressonância das considerações de Paulo Emilio nos textos de Sylvie Pierre e David Neves sobre a figuração glauberiana.
id USP-12_ba3b4da85bd272e5dfa8fbb0b8b4815b
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/68158
network_acronym_str USP-12
network_name_str Significação (Online)
repository_id_str
spelling Revoluções do novo: explosão fragmentária e ajuste de contasRevoluções do novo: explosão fragmentária e ajuste de contasCritiqueSalles GomesGlauber Rocha.CríticaSalles GomesGlauber Rocha.Glauber Rocha releu, no final da década de 1970, a importância da crítica de Paulo Emilio Salles Gomes para a sua trajetória. Essa operação contraditória e digressiva seguiu o curso de uma problematização que outros críticos e realizadores do Cinema Novo consideravam evidente: qual é a efetiva presença das concepções críticas de um na atividade criativa e intelectual de outro? A proposta deste texto é considerar essa questão tendo como base as palavras do cineasta, mas também a ressonância das considerações de Paulo Emilio nos textos de Sylvie Pierre e David Neves sobre a figuração glauberiana.At the end of 1970s, Glauber Rocha rethought the importance of critic Paulo Emilio Salles Gomes on his own trajectory. This complex and digressive examination was part of a critical thinking exercise among a number of Cinema Novo filmmakers and critics. What was the effect of Paulo Emilio Salles Gomes’ critical input on the creativity of Glauber Rocha? This question is the primary theme of the paper. To answer it, we would need to consider not only the commentaries of the filmmaker, but also the resonance of Paulo Emilio’s ideas on Sylvie Pierre and David Neves’ papers about Glauber.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2011-06-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/6815810.11606/issn.2316-7114.sig.2011.68158Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 38 No. 35 (2011); 33-48Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 38 n. 35 (2011); 33-482316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/68158/70711Copyright (c) 2011 Pedro Plaza Pintohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPinto, Pedro Plaza2019-04-01T19:51:46Zoai:revistas.usp.br:article/68158Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2019-04-01T19:51:46Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Revoluções do novo: explosão fragmentária e ajuste de contas
Revoluções do novo: explosão fragmentária e ajuste de contas
title Revoluções do novo: explosão fragmentária e ajuste de contas
spellingShingle Revoluções do novo: explosão fragmentária e ajuste de contas
Pinto, Pedro Plaza
Critique
Salles Gomes
Glauber Rocha.
Crítica
Salles Gomes
Glauber Rocha.
title_short Revoluções do novo: explosão fragmentária e ajuste de contas
title_full Revoluções do novo: explosão fragmentária e ajuste de contas
title_fullStr Revoluções do novo: explosão fragmentária e ajuste de contas
title_full_unstemmed Revoluções do novo: explosão fragmentária e ajuste de contas
title_sort Revoluções do novo: explosão fragmentária e ajuste de contas
author Pinto, Pedro Plaza
author_facet Pinto, Pedro Plaza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Pedro Plaza
dc.subject.por.fl_str_mv Critique
Salles Gomes
Glauber Rocha.
Crítica
Salles Gomes
Glauber Rocha.
topic Critique
Salles Gomes
Glauber Rocha.
Crítica
Salles Gomes
Glauber Rocha.
description Glauber Rocha releu, no final da década de 1970, a importância da crítica de Paulo Emilio Salles Gomes para a sua trajetória. Essa operação contraditória e digressiva seguiu o curso de uma problematização que outros críticos e realizadores do Cinema Novo consideravam evidente: qual é a efetiva presença das concepções críticas de um na atividade criativa e intelectual de outro? A proposta deste texto é considerar essa questão tendo como base as palavras do cineasta, mas também a ressonância das considerações de Paulo Emilio nos textos de Sylvie Pierre e David Neves sobre a figuração glauberiana.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/68158
10.11606/issn.2316-7114.sig.2011.68158
url https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/68158
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-7114.sig.2011.68158
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/68158/70711
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2011 Pedro Plaza Pinto
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2011 Pedro Plaza Pinto
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 38 No. 35 (2011); 33-48
Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 38 n. 35 (2011); 33-48
2316-7114
1516-4330
reponame:Significação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Significação (Online)
collection Significação (Online)
repository.name.fl_str_mv Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||significacao@usp.br
_version_ 1787713786683064320