Play and child development: a sociocultural constructivist approach
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/6389 |
Resumo: | Como e por que as crianças brincam? Qual o significado desta atividade em cada cultura? Estas questões da temática da brincadeira e sua relevância para a compreensão científica do desenvolvimento infantil são discutidas neste estudo. Analisa-se o conceito da atividade de brincar a partir de diferentes autores, privilegiando quem a vê como socialmente construída. Aborda-se a importância da brincadeira do faz-de-conta como atividade que promove a representação e a metarepresentação no desenvolvimento da criança. Finalmente reflete-se sobre a brincadeira no contexto pedagógico vivenciado pelas crianças em instituições de educação infantil, o papel do professor no desenvolvimento e educação infantil. |
id |
USP-22_2e3bbab90b47b4290d4a182607222cc9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/6389 |
network_acronym_str |
USP-22 |
network_name_str |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Play and child development: a sociocultural constructivist approach Brincadeira e desenvolvimento infantil: um olhar sociocultural construtivista PlaySociocultural ApproachChild DevelopmentEarly Childhood EducationBrincadeiraAbordagem SocioculturalDesenvolvimento InfantilEducação Infantil Como e por que as crianças brincam? Qual o significado desta atividade em cada cultura? Estas questões da temática da brincadeira e sua relevância para a compreensão científica do desenvolvimento infantil são discutidas neste estudo. Analisa-se o conceito da atividade de brincar a partir de diferentes autores, privilegiando quem a vê como socialmente construída. Aborda-se a importância da brincadeira do faz-de-conta como atividade que promove a representação e a metarepresentação no desenvolvimento da criança. Finalmente reflete-se sobre a brincadeira no contexto pedagógico vivenciado pelas crianças em instituições de educação infantil, o papel do professor no desenvolvimento e educação infantil. How and why do children play? What does such activity means in different cultures? These issues are discussed in this present paper, which stresses its relevance for the scientific understanding of child development. The concept of play according to different theorists is analyzed; especially those that conceive play as socially constructed activity. It is verified the role of pretend-play as an activity of representation and metarepresentation along child development. Finally on discusse how such theoretical ideas can be translated into educational practices within the contexts of child care and preschool settings, stressing the role of teacher in promoting child development and education. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto2006-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/638910.1590/S0103-863X2006000200005Paidéia (Ribeirão Preto); v. 16 n. 34 (2006); 169-179 Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 16 No. 34 (2006); 169-179 Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 16 Núm. 34 (2006); 169-179 1982-43270103-863Xreponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/6389/7860Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)info:eu-repo/semantics/openAccessQueiroz, Norma Lucia Neris deMaciel, Diva AlbuquerqueBranco, Angela Uchôa2012-05-01T02:26:41Zoai:revistas.usp.br:article/6389Revistahttps://www.revistas.usp.br/paideiaPUBhttps://www.revistas.usp.br/paideia/oai||paideia@usp.br1982-43270103-863Xopendoar:2012-05-01T02:26:41Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Play and child development: a sociocultural constructivist approach Brincadeira e desenvolvimento infantil: um olhar sociocultural construtivista |
title |
Play and child development: a sociocultural constructivist approach |
spellingShingle |
Play and child development: a sociocultural constructivist approach Queiroz, Norma Lucia Neris de Play Sociocultural Approach Child Development Early Childhood Education Brincadeira Abordagem Sociocultural Desenvolvimento Infantil Educação Infantil |
title_short |
Play and child development: a sociocultural constructivist approach |
title_full |
Play and child development: a sociocultural constructivist approach |
title_fullStr |
Play and child development: a sociocultural constructivist approach |
title_full_unstemmed |
Play and child development: a sociocultural constructivist approach |
title_sort |
Play and child development: a sociocultural constructivist approach |
author |
Queiroz, Norma Lucia Neris de |
author_facet |
Queiroz, Norma Lucia Neris de Maciel, Diva Albuquerque Branco, Angela Uchôa |
author_role |
author |
author2 |
Maciel, Diva Albuquerque Branco, Angela Uchôa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Queiroz, Norma Lucia Neris de Maciel, Diva Albuquerque Branco, Angela Uchôa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Play Sociocultural Approach Child Development Early Childhood Education Brincadeira Abordagem Sociocultural Desenvolvimento Infantil Educação Infantil |
topic |
Play Sociocultural Approach Child Development Early Childhood Education Brincadeira Abordagem Sociocultural Desenvolvimento Infantil Educação Infantil |
description |
Como e por que as crianças brincam? Qual o significado desta atividade em cada cultura? Estas questões da temática da brincadeira e sua relevância para a compreensão científica do desenvolvimento infantil são discutidas neste estudo. Analisa-se o conceito da atividade de brincar a partir de diferentes autores, privilegiando quem a vê como socialmente construída. Aborda-se a importância da brincadeira do faz-de-conta como atividade que promove a representação e a metarepresentação no desenvolvimento da criança. Finalmente reflete-se sobre a brincadeira no contexto pedagógico vivenciado pelas crianças em instituições de educação infantil, o papel do professor no desenvolvimento e educação infantil. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/6389 10.1590/S0103-863X2006000200005 |
url |
https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/6389 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0103-863X2006000200005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/6389/7860 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto) info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto) |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Paidéia (Ribeirão Preto); v. 16 n. 34 (2006); 169-179 Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 16 No. 34 (2006); 169-179 Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 16 Núm. 34 (2006); 169-179 1982-4327 0103-863X reponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
collection |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||paideia@usp.br |
_version_ |
1800221831117930496 |