Razões históricas para uma nova concepção de laboratório no ensino médio de química
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1996 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/6018 |
Resumo: | This paper tries to bring basis to discussion about the role played of the laboratory in chemistry teaching, in second grade schools. This analysis is iniciatiate in 1930 and arrive at nowadays trough the study of Oficial Documents, Didatic Books, Congress Abstracts and Specialized Publications. |
id |
USP-22_5ff0c4fd15cf93c911e419b004513491 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/6018 |
network_acronym_str |
USP-22 |
network_name_str |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Razões históricas para uma nova concepção de laboratório no ensino médio de química Laboratório de QuímicaHistória do Ensino de QuímicaChemestry LaboratoryHistory of Chemestry Teaching This paper tries to bring basis to discussion about the role played of the laboratory in chemistry teaching, in second grade schools. This analysis is iniciatiate in 1930 and arrive at nowadays trough the study of Oficial Documents, Didatic Books, Congress Abstracts and Specialized Publications. Este texto visa rediscutir o papel do laboratório no ensino de química em instituições de ensino médio, a partir da análise de momentos significativos em que o laboratório foi proposto como requisito fundamental para a melhoria deste ensino. Para tal fim são analisados documentos oficiais, livros didáticos, anais de congressos, publicações especializadas, registros pessoais elaborados durante eventos voltados para a formação de professores de química. Ao buscarmos delinear no movimento descrito pelo ensino de química, o papel atribuído ao laboratório, percebemos que da década de 30 ao início dos anos 80 a inovação deste ensino esteve vinculada ao uso do mesmo, embora sob diferentes argumentos. Na Proposta Curricular, publicada em meados dos anos 80 e ora vigente além da experimentação outros elementos são considerados importantes na metodologia do ensino de química. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto1996-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/601810.1590/S0103-863X1996000100009Paidéia (Ribeirão Preto); n. 10-11 (1996); 115-130 Paidéia (Ribeirão Preto); No. 10-11 (1996); 115-130 Paidéia (Ribeirão Preto); Núm. 10-11 (1996); 115-130 1982-43270103-863Xreponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/6018/7549Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)info:eu-repo/semantics/openAccessSicca, Natalina Aparecida Laguna2012-04-30T00:52:31Zoai:revistas.usp.br:article/6018Revistahttps://www.revistas.usp.br/paideiaPUBhttps://www.revistas.usp.br/paideia/oai||paideia@usp.br1982-43270103-863Xopendoar:2012-04-30T00:52:31Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Razões históricas para uma nova concepção de laboratório no ensino médio de química |
title |
Razões históricas para uma nova concepção de laboratório no ensino médio de química |
spellingShingle |
Razões históricas para uma nova concepção de laboratório no ensino médio de química Sicca, Natalina Aparecida Laguna Laboratório de Química História do Ensino de Química Chemestry Laboratory History of Chemestry Teaching |
title_short |
Razões históricas para uma nova concepção de laboratório no ensino médio de química |
title_full |
Razões históricas para uma nova concepção de laboratório no ensino médio de química |
title_fullStr |
Razões históricas para uma nova concepção de laboratório no ensino médio de química |
title_full_unstemmed |
Razões históricas para uma nova concepção de laboratório no ensino médio de química |
title_sort |
Razões históricas para uma nova concepção de laboratório no ensino médio de química |
author |
Sicca, Natalina Aparecida Laguna |
author_facet |
Sicca, Natalina Aparecida Laguna |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sicca, Natalina Aparecida Laguna |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Laboratório de Química História do Ensino de Química Chemestry Laboratory History of Chemestry Teaching |
topic |
Laboratório de Química História do Ensino de Química Chemestry Laboratory History of Chemestry Teaching |
description |
This paper tries to bring basis to discussion about the role played of the laboratory in chemistry teaching, in second grade schools. This analysis is iniciatiate in 1930 and arrive at nowadays trough the study of Oficial Documents, Didatic Books, Congress Abstracts and Specialized Publications. |
publishDate |
1996 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1996-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/6018 10.1590/S0103-863X1996000100009 |
url |
https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/6018 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0103-863X1996000100009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/6018/7549 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto) info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto) |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Paidéia (Ribeirão Preto); n. 10-11 (1996); 115-130 Paidéia (Ribeirão Preto); No. 10-11 (1996); 115-130 Paidéia (Ribeirão Preto); Núm. 10-11 (1996); 115-130 1982-4327 0103-863X reponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
collection |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||paideia@usp.br |
_version_ |
1800221830045237248 |