The perception of parents' educational style and adults psychological adjustment: a comparison between people with and without depressive disturbances

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Anabela Fernandes
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/6115
Resumo: O tema das possíveis relações entre as práticas educativas parentais, o desenvolvimento de traços de personalidade e a emergência de perturbações psicopatológicas tem sido alvo de grande interesse por parte de investigadores e clínicos; porém, muitos aspectos acerca das suas possíveis consequências ainda não são suficientemente conhecidos. Neste estudo comparam-se duas amostras - adultos com e sem diagnóstico de depressão - em termos de suas memórias das práticas educativas dos pais na infância e adolescência. Apesar de se tratar de um estudo exploratório, os resultados obtidos indicam uma relação significativa entre determinadas atitudes dos pais (sobreprotecção, rejeição e suporte emocional) e o posterior ajustamento ou perturbação emocional do adulto.
id USP-22_672fc75a9f36b7b65f895150e29eee14
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/6115
network_acronym_str USP-22
network_name_str Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
repository_id_str
spelling The perception of parents' educational style and adults psychological adjustment: a comparison between people with and without depressive disturbances Percepção dos estilos educativos parentais e ajustamento psicológico do adulto: comparação entre indivíduos com e sem perturbações depressivas Estilos educativos parentaisajustamento psicológicoParental educational stylespsychological adjustment O tema das possíveis relações entre as práticas educativas parentais, o desenvolvimento de traços de personalidade e a emergência de perturbações psicopatológicas tem sido alvo de grande interesse por parte de investigadores e clínicos; porém, muitos aspectos acerca das suas possíveis consequências ainda não são suficientemente conhecidos. Neste estudo comparam-se duas amostras - adultos com e sem diagnóstico de depressão - em termos de suas memórias das práticas educativas dos pais na infância e adolescência. Apesar de se tratar de um estudo exploratório, os resultados obtidos indicam uma relação significativa entre determinadas atitudes dos pais (sobreprotecção, rejeição e suporte emocional) e o posterior ajustamento ou perturbação emocional do adulto. The issue of possible relationships between perceived parental rearing styles, the development of personality characteristics and psychopathological disorders is a topic of great interest, as many of its aspects remain insufficiently known. In this study we've compared two samples - depressed versus non-depressed adult subjects - assessing their memories of parental rearing styles in childhood and adolescence. Although this is an exploratory research, the results obtained indicate a significant relationship between a number of parental attitudes (overprotection, rejection and emotional support) and adult adjustment or disturbance. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto2002-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/611510.1590/S0103-863X2002000300010Paidéia (Ribeirão Preto); v. 12 n. 24 (2002); 215-227 Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 12 No. 24 (2002); 215-227 Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 12 Núm. 24 (2002); 215-227 1982-43270103-863Xreponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/6115/7646Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)info:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Anabela Fernandes2012-05-01T01:55:23Zoai:revistas.usp.br:article/6115Revistahttps://www.revistas.usp.br/paideiaPUBhttps://www.revistas.usp.br/paideia/oai||paideia@usp.br1982-43270103-863Xopendoar:2012-05-01T01:55:23Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv The perception of parents' educational style and adults psychological adjustment: a comparison between people with and without depressive disturbances
Percepção dos estilos educativos parentais e ajustamento psicológico do adulto: comparação entre indivíduos com e sem perturbações depressivas
title The perception of parents' educational style and adults psychological adjustment: a comparison between people with and without depressive disturbances
spellingShingle The perception of parents' educational style and adults psychological adjustment: a comparison between people with and without depressive disturbances
Araújo, Anabela Fernandes
Estilos educativos parentais
ajustamento psicológico
Parental educational styles
psychological adjustment
title_short The perception of parents' educational style and adults psychological adjustment: a comparison between people with and without depressive disturbances
title_full The perception of parents' educational style and adults psychological adjustment: a comparison between people with and without depressive disturbances
title_fullStr The perception of parents' educational style and adults psychological adjustment: a comparison between people with and without depressive disturbances
title_full_unstemmed The perception of parents' educational style and adults psychological adjustment: a comparison between people with and without depressive disturbances
title_sort The perception of parents' educational style and adults psychological adjustment: a comparison between people with and without depressive disturbances
author Araújo, Anabela Fernandes
author_facet Araújo, Anabela Fernandes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Anabela Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Estilos educativos parentais
ajustamento psicológico
Parental educational styles
psychological adjustment
topic Estilos educativos parentais
ajustamento psicológico
Parental educational styles
psychological adjustment
description O tema das possíveis relações entre as práticas educativas parentais, o desenvolvimento de traços de personalidade e a emergência de perturbações psicopatológicas tem sido alvo de grande interesse por parte de investigadores e clínicos; porém, muitos aspectos acerca das suas possíveis consequências ainda não são suficientemente conhecidos. Neste estudo comparam-se duas amostras - adultos com e sem diagnóstico de depressão - em termos de suas memórias das práticas educativas dos pais na infância e adolescência. Apesar de se tratar de um estudo exploratório, os resultados obtidos indicam uma relação significativa entre determinadas atitudes dos pais (sobreprotecção, rejeição e suporte emocional) e o posterior ajustamento ou perturbação emocional do adulto.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/6115
10.1590/S0103-863X2002000300010
url https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/6115
identifier_str_mv 10.1590/S0103-863X2002000300010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/6115/7646
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Paidéia (Ribeirão Preto); v. 12 n. 24 (2002); 215-227
Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 12 No. 24 (2002); 215-227
Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 12 Núm. 24 (2002); 215-227
1982-4327
0103-863X
reponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
collection Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
repository.name.fl_str_mv Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||paideia@usp.br
_version_ 1800221830565330944