Contribuições da psicologia ao cotidiano da escola: necessárias e adequadas?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Biasoli-Alves, Zélia Maria Mendes
Data de Publicação: 1997
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/6027
Resumo: The objective of this paper is to discuss the ways School searches for Psychological help, emphasizing children's learning and behavioral problems and the answers psychologists use to do: they frequently analyse the situation through a Clinical Model. The proposition is to invert the approach and to focalize Natural Child and Adolescent Development. Also to include the adults with whom they interact as 'persons in development' to avoid the psychological 'bias' to day-to-day school routine.
id USP-22_c79ef2570e236d7d7fe9c2c81375d35f
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/6027
network_acronym_str USP-22
network_name_str Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
repository_id_str
spelling Contribuições da psicologia ao cotidiano da escola: necessárias e adequadas? Contribuições da PsicologiaCotidiano da EscolaPsychological Adequate ContributionSchool The objective of this paper is to discuss the ways School searches for Psychological help, emphasizing children's learning and behavioral problems and the answers psychologists use to do: they frequently analyse the situation through a Clinical Model. The proposition is to invert the approach and to focalize Natural Child and Adolescent Development. Also to include the adults with whom they interact as 'persons in development' to avoid the psychological 'bias' to day-to-day school routine. Este texto visa, num primeiro momento, colocar em xeque as maneiras de a Escola buscar o auxílio da Psicologia, enfatizando problemas de comportamento e ou aprendizagem de parte da sua clientela e as respostas obtidas; do questionamento parte-se para discutir os fundamentos para uma abordagem diversa, que priorize pensar o desenvolvimento natural da criança, do adolescente e dos adultos que com eles convivem, buscando evitar Psicologização do cotidiano da Escola e os impasses que ele cria. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto1997-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/602710.1590/S0103-863X1997000100007Paidéia (Ribeirão Preto); n. 12-13 (1997); 77-96 Paidéia (Ribeirão Preto); No. 12-13 (1997); 77-96 Paidéia (Ribeirão Preto); Núm. 12-13 (1997); 77-96 1982-43270103-863Xreponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/6027/7558Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)info:eu-repo/semantics/openAccessBiasoli-Alves, Zélia Maria Mendes2012-04-30T01:04:54Zoai:revistas.usp.br:article/6027Revistahttps://www.revistas.usp.br/paideiaPUBhttps://www.revistas.usp.br/paideia/oai||paideia@usp.br1982-43270103-863Xopendoar:2012-04-30T01:04:54Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições da psicologia ao cotidiano da escola: necessárias e adequadas?
title Contribuições da psicologia ao cotidiano da escola: necessárias e adequadas?
spellingShingle Contribuições da psicologia ao cotidiano da escola: necessárias e adequadas?
Biasoli-Alves, Zélia Maria Mendes
Contribuições da Psicologia
Cotidiano da Escola
Psychological Adequate Contribution
School
title_short Contribuições da psicologia ao cotidiano da escola: necessárias e adequadas?
title_full Contribuições da psicologia ao cotidiano da escola: necessárias e adequadas?
title_fullStr Contribuições da psicologia ao cotidiano da escola: necessárias e adequadas?
title_full_unstemmed Contribuições da psicologia ao cotidiano da escola: necessárias e adequadas?
title_sort Contribuições da psicologia ao cotidiano da escola: necessárias e adequadas?
author Biasoli-Alves, Zélia Maria Mendes
author_facet Biasoli-Alves, Zélia Maria Mendes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Biasoli-Alves, Zélia Maria Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Contribuições da Psicologia
Cotidiano da Escola
Psychological Adequate Contribution
School
topic Contribuições da Psicologia
Cotidiano da Escola
Psychological Adequate Contribution
School
description The objective of this paper is to discuss the ways School searches for Psychological help, emphasizing children's learning and behavioral problems and the answers psychologists use to do: they frequently analyse the situation through a Clinical Model. The proposition is to invert the approach and to focalize Natural Child and Adolescent Development. Also to include the adults with whom they interact as 'persons in development' to avoid the psychological 'bias' to day-to-day school routine.
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/6027
10.1590/S0103-863X1997000100007
url https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/6027
identifier_str_mv 10.1590/S0103-863X1997000100007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/6027/7558
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Paidéia (Ribeirão Preto); n. 12-13 (1997); 77-96
Paidéia (Ribeirão Preto); No. 12-13 (1997); 77-96
Paidéia (Ribeirão Preto); Núm. 12-13 (1997); 77-96
1982-4327
0103-863X
reponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
collection Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
repository.name.fl_str_mv Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||paideia@usp.br
_version_ 1800221830056771584