Communication and parent-children participation: a correlation with social skills and behavior problems of the children
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/6409 |
Resumo: | Este estudo teve por objetivos comparar indicadores de envolvimento de pais com filhos e esse envolvimento com o repertório de habilidades sociais e de problemas de comportamento das crianças. Participaram 110 crianças, da 4ª série do Ensino Fundamental, utilizando-se o Questionário Qualidade da Interação Familiar na Visão dos Filhos (QIFVF), para avaliar a percepção dos filhos sobre a comunicação dos pais e participação destes em suas vidas, o Sistema Multimídia de Habilidades Sociais para Crianças (SMHSC-Del-Prette), para avaliar habilidades sociais e indicadores de problemas de comportamento. Foram efetuadas análises estatísticas. As mães apresentaram, conforme a avaliação dos filhos, melhores indicadores de comunicação e participação que os pais; estes indicadores estiveram correlacionados positivamente com os escores de habilidades sociais e negativamente com os de comportamentos externalizantes das crianças. Tais resultados sugerem a importância do envolvimento positivo dos pais sobre o desenvolvimento socioemocional dos filhos e a necessidade de programas nessa área. |
id |
USP-22_dbffd0b0d4d92efef994284cf8814e33 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/6409 |
network_acronym_str |
USP-22 |
network_name_str |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Communication and parent-children participation: a correlation with social skills and behavior problems of the children Comunicação e participação pais-filhos: correlação com habilidades sociais e problemas de comportamento dos filhos Habilidades SociaisEnvolvimento Parental PositivoDesenvolvimento SocioemocionalSocial SkillsPositive Parental InvolvementSocioemotional Development Este estudo teve por objetivos comparar indicadores de envolvimento de pais com filhos e esse envolvimento com o repertório de habilidades sociais e de problemas de comportamento das crianças. Participaram 110 crianças, da 4ª série do Ensino Fundamental, utilizando-se o Questionário Qualidade da Interação Familiar na Visão dos Filhos (QIFVF), para avaliar a percepção dos filhos sobre a comunicação dos pais e participação destes em suas vidas, o Sistema Multimídia de Habilidades Sociais para Crianças (SMHSC-Del-Prette), para avaliar habilidades sociais e indicadores de problemas de comportamento. Foram efetuadas análises estatísticas. As mães apresentaram, conforme a avaliação dos filhos, melhores indicadores de comunicação e participação que os pais; estes indicadores estiveram correlacionados positivamente com os escores de habilidades sociais e negativamente com os de comportamentos externalizantes das crianças. Tais resultados sugerem a importância do envolvimento positivo dos pais sobre o desenvolvimento socioemocional dos filhos e a necessidade de programas nessa área. The objectives of this study were to compare indicators of the involvement between parents with their children and to compare parental involvement with the children's repertoire of social skills as well as to behavior problems. 110 children from the 4th grade of Elementary School participated, using the Quality of Family Interaction from the children's viewpoint questionnaire (QIFVF), to assess the children's perception of parental communication and involvement in their lives; the Multimedia System for Children's Social Skills (SMHSC-Del-Prette), to assess social skills and indicators of behavior problems. Statistical analyses were performed. According to the children, mothers showed greater indicators of communication and participation when compared with fathers; these indicators were positively correlated with the children's scores of social skills, and negatively correlated with children's externalizing behaviors. Results suggest that positive parental involvement plays an important role in children's socioemotional development and that programs for parents should be developed. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto2006-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/640910.1590/S0103-863X2006000300010Paidéia (Ribeirão Preto); v. 16 n. 35 (2006); 395-406 Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 16 No. 35 (2006); 395-406 Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 16 Núm. 35 (2006); 395-406 1982-43270103-863Xreponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/6409/7880Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)info:eu-repo/semantics/openAccessCia, FabianaPamplin, Renata Christian de OliveiraDel Prette, Zilda Aparecida Pereira2012-05-01T02:28:11Zoai:revistas.usp.br:article/6409Revistahttps://www.revistas.usp.br/paideiaPUBhttps://www.revistas.usp.br/paideia/oai||paideia@usp.br1982-43270103-863Xopendoar:2012-05-01T02:28:11Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Communication and parent-children participation: a correlation with social skills and behavior problems of the children Comunicação e participação pais-filhos: correlação com habilidades sociais e problemas de comportamento dos filhos |
title |
Communication and parent-children participation: a correlation with social skills and behavior problems of the children |
spellingShingle |
Communication and parent-children participation: a correlation with social skills and behavior problems of the children Cia, Fabiana Habilidades Sociais Envolvimento Parental Positivo Desenvolvimento Socioemocional Social Skills Positive Parental Involvement Socioemotional Development |
title_short |
Communication and parent-children participation: a correlation with social skills and behavior problems of the children |
title_full |
Communication and parent-children participation: a correlation with social skills and behavior problems of the children |
title_fullStr |
Communication and parent-children participation: a correlation with social skills and behavior problems of the children |
title_full_unstemmed |
Communication and parent-children participation: a correlation with social skills and behavior problems of the children |
title_sort |
Communication and parent-children participation: a correlation with social skills and behavior problems of the children |
author |
Cia, Fabiana |
author_facet |
Cia, Fabiana Pamplin, Renata Christian de Oliveira Del Prette, Zilda Aparecida Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Pamplin, Renata Christian de Oliveira Del Prette, Zilda Aparecida Pereira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cia, Fabiana Pamplin, Renata Christian de Oliveira Del Prette, Zilda Aparecida Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Habilidades Sociais Envolvimento Parental Positivo Desenvolvimento Socioemocional Social Skills Positive Parental Involvement Socioemotional Development |
topic |
Habilidades Sociais Envolvimento Parental Positivo Desenvolvimento Socioemocional Social Skills Positive Parental Involvement Socioemotional Development |
description |
Este estudo teve por objetivos comparar indicadores de envolvimento de pais com filhos e esse envolvimento com o repertório de habilidades sociais e de problemas de comportamento das crianças. Participaram 110 crianças, da 4ª série do Ensino Fundamental, utilizando-se o Questionário Qualidade da Interação Familiar na Visão dos Filhos (QIFVF), para avaliar a percepção dos filhos sobre a comunicação dos pais e participação destes em suas vidas, o Sistema Multimídia de Habilidades Sociais para Crianças (SMHSC-Del-Prette), para avaliar habilidades sociais e indicadores de problemas de comportamento. Foram efetuadas análises estatísticas. As mães apresentaram, conforme a avaliação dos filhos, melhores indicadores de comunicação e participação que os pais; estes indicadores estiveram correlacionados positivamente com os escores de habilidades sociais e negativamente com os de comportamentos externalizantes das crianças. Tais resultados sugerem a importância do envolvimento positivo dos pais sobre o desenvolvimento socioemocional dos filhos e a necessidade de programas nessa área. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/6409 10.1590/S0103-863X2006000300010 |
url |
https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/6409 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0103-863X2006000300010 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/6409/7880 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto) info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto) |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Paidéia (Ribeirão Preto); v. 16 n. 35 (2006); 395-406 Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 16 No. 35 (2006); 395-406 Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 16 Núm. 35 (2006); 395-406 1982-4327 0103-863X reponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
collection |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||paideia@usp.br |
_version_ |
1800221831153582080 |