Communication and parent-children participation: a correlation with social skills and behavior problems of the children

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cia, Fabiana
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Pamplin, Renata Christian de Oliveira, Del Prette, Zilda Aparecida Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/6409
Resumo: Este estudo teve por objetivos comparar indicadores de envolvimento de pais com filhos e esse envolvimento com o repertório de habilidades sociais e de problemas de comportamento das crianças. Participaram 110 crianças, da 4ª série do Ensino Fundamental, utilizando-se o Questionário Qualidade da Interação Familiar na Visão dos Filhos (QIFVF), para avaliar a percepção dos filhos sobre a comunicação dos pais e participação destes em suas vidas, o Sistema Multimídia de Habilidades Sociais para Crianças (SMHSC-Del-Prette), para avaliar habilidades sociais e indicadores de problemas de comportamento. Foram efetuadas análises estatísticas. As mães apresentaram, conforme a avaliação dos filhos, melhores indicadores de comunicação e participação que os pais; estes indicadores estiveram correlacionados positivamente com os escores de habilidades sociais e negativamente com os de comportamentos externalizantes das crianças. Tais resultados sugerem a importância do envolvimento positivo dos pais sobre o desenvolvimento socioemocional dos filhos e a necessidade de programas nessa área.
id USP-22_dbffd0b0d4d92efef994284cf8814e33
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/6409
network_acronym_str USP-22
network_name_str Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
repository_id_str
spelling Communication and parent-children participation: a correlation with social skills and behavior problems of the children Comunicação e participação pais-filhos: correlação com habilidades sociais e problemas de comportamento dos filhos Habilidades SociaisEnvolvimento Parental PositivoDesenvolvimento SocioemocionalSocial SkillsPositive Parental InvolvementSocioemotional Development Este estudo teve por objetivos comparar indicadores de envolvimento de pais com filhos e esse envolvimento com o repertório de habilidades sociais e de problemas de comportamento das crianças. Participaram 110 crianças, da 4ª série do Ensino Fundamental, utilizando-se o Questionário Qualidade da Interação Familiar na Visão dos Filhos (QIFVF), para avaliar a percepção dos filhos sobre a comunicação dos pais e participação destes em suas vidas, o Sistema Multimídia de Habilidades Sociais para Crianças (SMHSC-Del-Prette), para avaliar habilidades sociais e indicadores de problemas de comportamento. Foram efetuadas análises estatísticas. As mães apresentaram, conforme a avaliação dos filhos, melhores indicadores de comunicação e participação que os pais; estes indicadores estiveram correlacionados positivamente com os escores de habilidades sociais e negativamente com os de comportamentos externalizantes das crianças. Tais resultados sugerem a importância do envolvimento positivo dos pais sobre o desenvolvimento socioemocional dos filhos e a necessidade de programas nessa área. The objectives of this study were to compare indicators of the involvement between parents with their children and to compare parental involvement with the children's repertoire of social skills as well as to behavior problems. 110 children from the 4th grade of Elementary School participated, using the Quality of Family Interaction from the children's viewpoint questionnaire (QIFVF), to assess the children's perception of parental communication and involvement in their lives; the Multimedia System for Children's Social Skills (SMHSC-Del-Prette), to assess social skills and indicators of behavior problems. Statistical analyses were performed. According to the children, mothers showed greater indicators of communication and participation when compared with fathers; these indicators were positively correlated with the children's scores of social skills, and negatively correlated with children's externalizing behaviors. Results suggest that positive parental involvement plays an important role in children's socioemotional development and that programs for parents should be developed. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto2006-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/640910.1590/S0103-863X2006000300010Paidéia (Ribeirão Preto); v. 16 n. 35 (2006); 395-406 Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 16 No. 35 (2006); 395-406 Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 16 Núm. 35 (2006); 395-406 1982-43270103-863Xreponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/6409/7880Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)info:eu-repo/semantics/openAccessCia, FabianaPamplin, Renata Christian de OliveiraDel Prette, Zilda Aparecida Pereira2012-05-01T02:28:11Zoai:revistas.usp.br:article/6409Revistahttps://www.revistas.usp.br/paideiaPUBhttps://www.revistas.usp.br/paideia/oai||paideia@usp.br1982-43270103-863Xopendoar:2012-05-01T02:28:11Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Communication and parent-children participation: a correlation with social skills and behavior problems of the children
Comunicação e participação pais-filhos: correlação com habilidades sociais e problemas de comportamento dos filhos
title Communication and parent-children participation: a correlation with social skills and behavior problems of the children
spellingShingle Communication and parent-children participation: a correlation with social skills and behavior problems of the children
Cia, Fabiana
Habilidades Sociais
Envolvimento Parental Positivo
Desenvolvimento Socioemocional
Social Skills
Positive Parental Involvement
Socioemotional Development
title_short Communication and parent-children participation: a correlation with social skills and behavior problems of the children
title_full Communication and parent-children participation: a correlation with social skills and behavior problems of the children
title_fullStr Communication and parent-children participation: a correlation with social skills and behavior problems of the children
title_full_unstemmed Communication and parent-children participation: a correlation with social skills and behavior problems of the children
title_sort Communication and parent-children participation: a correlation with social skills and behavior problems of the children
author Cia, Fabiana
author_facet Cia, Fabiana
Pamplin, Renata Christian de Oliveira
Del Prette, Zilda Aparecida Pereira
author_role author
author2 Pamplin, Renata Christian de Oliveira
Del Prette, Zilda Aparecida Pereira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cia, Fabiana
Pamplin, Renata Christian de Oliveira
Del Prette, Zilda Aparecida Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Habilidades Sociais
Envolvimento Parental Positivo
Desenvolvimento Socioemocional
Social Skills
Positive Parental Involvement
Socioemotional Development
topic Habilidades Sociais
Envolvimento Parental Positivo
Desenvolvimento Socioemocional
Social Skills
Positive Parental Involvement
Socioemotional Development
description Este estudo teve por objetivos comparar indicadores de envolvimento de pais com filhos e esse envolvimento com o repertório de habilidades sociais e de problemas de comportamento das crianças. Participaram 110 crianças, da 4ª série do Ensino Fundamental, utilizando-se o Questionário Qualidade da Interação Familiar na Visão dos Filhos (QIFVF), para avaliar a percepção dos filhos sobre a comunicação dos pais e participação destes em suas vidas, o Sistema Multimídia de Habilidades Sociais para Crianças (SMHSC-Del-Prette), para avaliar habilidades sociais e indicadores de problemas de comportamento. Foram efetuadas análises estatísticas. As mães apresentaram, conforme a avaliação dos filhos, melhores indicadores de comunicação e participação que os pais; estes indicadores estiveram correlacionados positivamente com os escores de habilidades sociais e negativamente com os de comportamentos externalizantes das crianças. Tais resultados sugerem a importância do envolvimento positivo dos pais sobre o desenvolvimento socioemocional dos filhos e a necessidade de programas nessa área.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/6409
10.1590/S0103-863X2006000300010
url https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/6409
identifier_str_mv 10.1590/S0103-863X2006000300010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/6409/7880
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Paidéia (Ribeirão Preto); v. 16 n. 35 (2006); 395-406
Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 16 No. 35 (2006); 395-406
Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 16 Núm. 35 (2006); 395-406
1982-4327
0103-863X
reponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
collection Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
repository.name.fl_str_mv Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||paideia@usp.br
_version_ 1800221831153582080