An instrument for the assessment of the development of preschool children (IADPE) in the CEAPE Program
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1981 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Saúde Pública |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/23090 |
Resumo: | Para testar os efeitos do programa dos Centros de Educação e Alimentação do Pré-Escolar (CEAPE) no desenvolvimento sócio-psico-pedagógico dos pré-escolares, foram estudados e selecionados itens de fácil obtenção e de sensibilidade suficiente para a estimativa da eficácia do programa nessa área. Estes itens constituiram o "Instrumento de Avaliação do Desenvolvimento do Pré-Escolar (IADPE)". Com o objetivo de se efetuar uma análise das principais características do "Instrumento", foi avaliado seu grau de discriminação e comparado seus resultados com os da "Escala de Comportamento" quando aplicados a crianças de 4, 5 e 6 anos que frequentavam e as que não frequentavam o programa CEAPE. A análise dos resultados revelou que o "Instrumento" possui bom grau de discrinação; que seus itens variaram, sistematicamente, num mesmo sentido; e que quando considerados individualmente tenderam a correlacionar-se positivamente com o total do teste. O total do "Instrumento" apresentou correlações altamente significativas com o total da "Escala". O IADPE resultou num instrumento útil de avaliação psico-pedagógica de crianças de baixo nível sócio-econômico. |
id |
USP-23_080c82683c43025d95d27960194bc2a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/23090 |
network_acronym_str |
USP-23 |
network_name_str |
Revista de Saúde Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
An instrument for the assessment of the development of preschool children (IADPE) in the CEAPE Program Instrumento de avaliação do desenvolvimento de pré-escolares dos Centros de Educação e Alimentação do Pré-Escolar Pré-escolares^i1^savaliaCriança^i1^sdesenvolvimePrograma CEAPEPreschool child^i2^sevaluatChild developmentCEAPE Program Para testar os efeitos do programa dos Centros de Educação e Alimentação do Pré-Escolar (CEAPE) no desenvolvimento sócio-psico-pedagógico dos pré-escolares, foram estudados e selecionados itens de fácil obtenção e de sensibilidade suficiente para a estimativa da eficácia do programa nessa área. Estes itens constituiram o "Instrumento de Avaliação do Desenvolvimento do Pré-Escolar (IADPE)". Com o objetivo de se efetuar uma análise das principais características do "Instrumento", foi avaliado seu grau de discriminação e comparado seus resultados com os da "Escala de Comportamento" quando aplicados a crianças de 4, 5 e 6 anos que frequentavam e as que não frequentavam o programa CEAPE. A análise dos resultados revelou que o "Instrumento" possui bom grau de discrinação; que seus itens variaram, sistematicamente, num mesmo sentido; e que quando considerados individualmente tenderam a correlacionar-se positivamente com o total do teste. O total do "Instrumento" apresentou correlações altamente significativas com o total da "Escala". O IADPE resultou num instrumento útil de avaliação psico-pedagógica de crianças de baixo nível sócio-econômico. Selected items, with adequate sensibility to evaluate the eficacy of the CEAPE program with regard to the psycho-pedagogical development of preschool children were tested. These selected items together composed the "Instrumento de Avaliação do Desenvolvimento do Pré-Escolar - IADPE". The objective of this paper was to study statiscally the principal characteristics of that "Instrument" evaluating its capacity of discrimination and comparing its results to those obtained on a "Behavior Scale" for preschoolers. The results show that the "Instrument" correlated well with those of the "scale" and that it is a very useful and practical system for the evaluation of the psycho-pedagogical development of preschoolers. Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública1981-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/2309010.1590/S0034-89101981000700010Revista de Saúde Pública; Vol. 15 No. supl. (1981); 79-90 Revista de Saúde Pública; Vol. 15 Núm. supl. (1981); 79-90 Revista de Saúde Pública; v. 15 n. supl. (1981); 79-90 1518-87870034-8910reponame:Revista de Saúde Públicainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/23090/25116Copyright (c) 2017 Revista de Saúde Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, JoséGandra, Yaro R.2012-05-28T14:53:43Zoai:revistas.usp.br:article/23090Revistahttps://www.revistas.usp.br/rsp/indexONGhttps://www.revistas.usp.br/rsp/oairevsp@org.usp.br||revsp1@usp.br1518-87870034-8910opendoar:2012-05-28T14:53:43Revista de Saúde Pública - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
An instrument for the assessment of the development of preschool children (IADPE) in the CEAPE Program Instrumento de avaliação do desenvolvimento de pré-escolares dos Centros de Educação e Alimentação do Pré-Escolar |
title |
An instrument for the assessment of the development of preschool children (IADPE) in the CEAPE Program |
spellingShingle |
An instrument for the assessment of the development of preschool children (IADPE) in the CEAPE Program Fernandes, José Pré-escolares^i1^savalia Criança^i1^sdesenvolvime Programa CEAPE Preschool child^i2^sevaluat Child development CEAPE Program |
title_short |
An instrument for the assessment of the development of preschool children (IADPE) in the CEAPE Program |
title_full |
An instrument for the assessment of the development of preschool children (IADPE) in the CEAPE Program |
title_fullStr |
An instrument for the assessment of the development of preschool children (IADPE) in the CEAPE Program |
title_full_unstemmed |
An instrument for the assessment of the development of preschool children (IADPE) in the CEAPE Program |
title_sort |
An instrument for the assessment of the development of preschool children (IADPE) in the CEAPE Program |
author |
Fernandes, José |
author_facet |
Fernandes, José Gandra, Yaro R. |
author_role |
author |
author2 |
Gandra, Yaro R. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, José Gandra, Yaro R. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pré-escolares^i1^savalia Criança^i1^sdesenvolvime Programa CEAPE Preschool child^i2^sevaluat Child development CEAPE Program |
topic |
Pré-escolares^i1^savalia Criança^i1^sdesenvolvime Programa CEAPE Preschool child^i2^sevaluat Child development CEAPE Program |
description |
Para testar os efeitos do programa dos Centros de Educação e Alimentação do Pré-Escolar (CEAPE) no desenvolvimento sócio-psico-pedagógico dos pré-escolares, foram estudados e selecionados itens de fácil obtenção e de sensibilidade suficiente para a estimativa da eficácia do programa nessa área. Estes itens constituiram o "Instrumento de Avaliação do Desenvolvimento do Pré-Escolar (IADPE)". Com o objetivo de se efetuar uma análise das principais características do "Instrumento", foi avaliado seu grau de discriminação e comparado seus resultados com os da "Escala de Comportamento" quando aplicados a crianças de 4, 5 e 6 anos que frequentavam e as que não frequentavam o programa CEAPE. A análise dos resultados revelou que o "Instrumento" possui bom grau de discrinação; que seus itens variaram, sistematicamente, num mesmo sentido; e que quando considerados individualmente tenderam a correlacionar-se positivamente com o total do teste. O total do "Instrumento" apresentou correlações altamente significativas com o total da "Escala". O IADPE resultou num instrumento útil de avaliação psico-pedagógica de crianças de baixo nível sócio-econômico. |
publishDate |
1981 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1981-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/23090 10.1590/S0034-89101981000700010 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/23090 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0034-89101981000700010 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/23090/25116 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista de Saúde Pública info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista de Saúde Pública |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Saúde Pública; Vol. 15 No. supl. (1981); 79-90 Revista de Saúde Pública; Vol. 15 Núm. supl. (1981); 79-90 Revista de Saúde Pública; v. 15 n. supl. (1981); 79-90 1518-8787 0034-8910 reponame:Revista de Saúde Pública instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista de Saúde Pública |
collection |
Revista de Saúde Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Saúde Pública - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revsp@org.usp.br||revsp1@usp.br |
_version_ |
1800221771052351488 |