An instrument for the assessment of the development of preschool children (IADPE) in the CEAPE Program

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, José
Data de Publicação: 1981
Outros Autores: Gandra, Yaro R.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Saúde Pública
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/23090
Resumo: Para testar os efeitos do programa dos Centros de Educação e Alimentação do Pré-Escolar (CEAPE) no desenvolvimento sócio-psico-pedagógico dos pré-escolares, foram estudados e selecionados itens de fácil obtenção e de sensibilidade suficiente para a estimativa da eficácia do programa nessa área. Estes itens constituiram o "Instrumento de Avaliação do Desenvolvimento do Pré-Escolar (IADPE)". Com o objetivo de se efetuar uma análise das principais características do "Instrumento", foi avaliado seu grau de discriminação e comparado seus resultados com os da "Escala de Comportamento" quando aplicados a crianças de 4, 5 e 6 anos que frequentavam e as que não frequentavam o programa CEAPE. A análise dos resultados revelou que o "Instrumento" possui bom grau de discrinação; que seus itens variaram, sistematicamente, num mesmo sentido; e que quando considerados individualmente tenderam a correlacionar-se positivamente com o total do teste. O total do "Instrumento" apresentou correlações altamente significativas com o total da "Escala". O IADPE resultou num instrumento útil de avaliação psico-pedagógica de crianças de baixo nível sócio-econômico.
id USP-23_080c82683c43025d95d27960194bc2a6
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/23090
network_acronym_str USP-23
network_name_str Revista de Saúde Pública
repository_id_str
spelling An instrument for the assessment of the development of preschool children (IADPE) in the CEAPE Program Instrumento de avaliação do desenvolvimento de pré-escolares dos Centros de Educação e Alimentação do Pré-Escolar Pré-escolares^i1^savaliaCriança^i1^sdesenvolvimePrograma CEAPEPreschool child^i2^sevaluatChild developmentCEAPE Program Para testar os efeitos do programa dos Centros de Educação e Alimentação do Pré-Escolar (CEAPE) no desenvolvimento sócio-psico-pedagógico dos pré-escolares, foram estudados e selecionados itens de fácil obtenção e de sensibilidade suficiente para a estimativa da eficácia do programa nessa área. Estes itens constituiram o "Instrumento de Avaliação do Desenvolvimento do Pré-Escolar (IADPE)". Com o objetivo de se efetuar uma análise das principais características do "Instrumento", foi avaliado seu grau de discriminação e comparado seus resultados com os da "Escala de Comportamento" quando aplicados a crianças de 4, 5 e 6 anos que frequentavam e as que não frequentavam o programa CEAPE. A análise dos resultados revelou que o "Instrumento" possui bom grau de discrinação; que seus itens variaram, sistematicamente, num mesmo sentido; e que quando considerados individualmente tenderam a correlacionar-se positivamente com o total do teste. O total do "Instrumento" apresentou correlações altamente significativas com o total da "Escala". O IADPE resultou num instrumento útil de avaliação psico-pedagógica de crianças de baixo nível sócio-econômico. Selected items, with adequate sensibility to evaluate the eficacy of the CEAPE program with regard to the psycho-pedagogical development of preschool children were tested. These selected items together composed the "Instrumento de Avaliação do Desenvolvimento do Pré-Escolar - IADPE". The objective of this paper was to study statiscally the principal characteristics of that "Instrument" evaluating its capacity of discrimination and comparing its results to those obtained on a "Behavior Scale" for preschoolers. The results show that the "Instrument" correlated well with those of the "scale" and that it is a very useful and practical system for the evaluation of the psycho-pedagogical development of preschoolers. Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública1981-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/2309010.1590/S0034-89101981000700010Revista de Saúde Pública; Vol. 15 No. supl. (1981); 79-90 Revista de Saúde Pública; Vol. 15 Núm. supl. (1981); 79-90 Revista de Saúde Pública; v. 15 n. supl. (1981); 79-90 1518-87870034-8910reponame:Revista de Saúde Públicainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/23090/25116Copyright (c) 2017 Revista de Saúde Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, JoséGandra, Yaro R.2012-05-28T14:53:43Zoai:revistas.usp.br:article/23090Revistahttps://www.revistas.usp.br/rsp/indexONGhttps://www.revistas.usp.br/rsp/oairevsp@org.usp.br||revsp1@usp.br1518-87870034-8910opendoar:2012-05-28T14:53:43Revista de Saúde Pública - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv An instrument for the assessment of the development of preschool children (IADPE) in the CEAPE Program
Instrumento de avaliação do desenvolvimento de pré-escolares dos Centros de Educação e Alimentação do Pré-Escolar
title An instrument for the assessment of the development of preschool children (IADPE) in the CEAPE Program
spellingShingle An instrument for the assessment of the development of preschool children (IADPE) in the CEAPE Program
Fernandes, José
Pré-escolares^i1^savalia
Criança^i1^sdesenvolvime
Programa CEAPE
Preschool child^i2^sevaluat
Child development
CEAPE Program
title_short An instrument for the assessment of the development of preschool children (IADPE) in the CEAPE Program
title_full An instrument for the assessment of the development of preschool children (IADPE) in the CEAPE Program
title_fullStr An instrument for the assessment of the development of preschool children (IADPE) in the CEAPE Program
title_full_unstemmed An instrument for the assessment of the development of preschool children (IADPE) in the CEAPE Program
title_sort An instrument for the assessment of the development of preschool children (IADPE) in the CEAPE Program
author Fernandes, José
author_facet Fernandes, José
Gandra, Yaro R.
author_role author
author2 Gandra, Yaro R.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, José
Gandra, Yaro R.
dc.subject.por.fl_str_mv Pré-escolares^i1^savalia
Criança^i1^sdesenvolvime
Programa CEAPE
Preschool child^i2^sevaluat
Child development
CEAPE Program
topic Pré-escolares^i1^savalia
Criança^i1^sdesenvolvime
Programa CEAPE
Preschool child^i2^sevaluat
Child development
CEAPE Program
description Para testar os efeitos do programa dos Centros de Educação e Alimentação do Pré-Escolar (CEAPE) no desenvolvimento sócio-psico-pedagógico dos pré-escolares, foram estudados e selecionados itens de fácil obtenção e de sensibilidade suficiente para a estimativa da eficácia do programa nessa área. Estes itens constituiram o "Instrumento de Avaliação do Desenvolvimento do Pré-Escolar (IADPE)". Com o objetivo de se efetuar uma análise das principais características do "Instrumento", foi avaliado seu grau de discriminação e comparado seus resultados com os da "Escala de Comportamento" quando aplicados a crianças de 4, 5 e 6 anos que frequentavam e as que não frequentavam o programa CEAPE. A análise dos resultados revelou que o "Instrumento" possui bom grau de discrinação; que seus itens variaram, sistematicamente, num mesmo sentido; e que quando considerados individualmente tenderam a correlacionar-se positivamente com o total do teste. O total do "Instrumento" apresentou correlações altamente significativas com o total da "Escala". O IADPE resultou num instrumento útil de avaliação psico-pedagógica de crianças de baixo nível sócio-econômico.
publishDate 1981
dc.date.none.fl_str_mv 1981-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/23090
10.1590/S0034-89101981000700010
url https://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/23090
identifier_str_mv 10.1590/S0034-89101981000700010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/23090/25116
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de Saúde Pública
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de Saúde Pública
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Saúde Pública; Vol. 15 No. supl. (1981); 79-90
Revista de Saúde Pública; Vol. 15 Núm. supl. (1981); 79-90
Revista de Saúde Pública; v. 15 n. supl. (1981); 79-90
1518-8787
0034-8910
reponame:Revista de Saúde Pública
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de Saúde Pública
collection Revista de Saúde Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Saúde Pública - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revsp@org.usp.br||revsp1@usp.br
_version_ 1800221771052351488