Multiform invasion of life by work among basic education teachers and repercussions on health

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Jefferson Peixoto da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Fischer, Frida Marina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Revista de Saúde Pública
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/165858
Resumo: INTRODUÇÃO: Diversos estudos têm apontado para um cenário de precarização e adoecimento entre os professores. Entretanto, o modo como o trabalho repercute sobre a vida pessoal de professores não tem recebido significativa atenção, mesmo que lhes seja comum levar trabalho para casa. OBJETIVO: Este estudo investigou a repercussão do trabalho sobre a vida pessoal cotidiana de professores e sua implicação sobre o processo saúde-doença. MÉTODOS: Estudo qualitativo que se utilizou de entrevistas individuais semiestruturadas, complementadas por formulário de caracterização sociodemográfica. Os dados foram analisados por meio de codificação temática com auxílio do software MAXQDA 12. Participaram do estudo 29 professores de quatro escolas públicas das redes municipal e estadual dos ensinos regular e integral de São Paulo, além dos seus respectivos diretores. RESULTADOS: Os resultados indicaram que os agravos advindos do trabalho têm se projetado sobre a vida pessoal dos professores. Identificamos quatro formas principais de manifestação desse tipo de invasão: vinculação contínua com o trabalho por: frustrações sucessivas; abalo moral; pendências ininterruptas; e interferência sobre o curso privado da vida. CONCLUSÃO: O sofrimento de amplitude social e de tipo patogênico que a invasão da vida pelo trabalho produz apontou para este fenômeno como um dos elementos que podem ajudar a explicar os recorrentes quadros de adoecimento dos professores.
id USP-23_9f75eadcac6883ec017ec1a84387ce70
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/165858
network_acronym_str USP-23
network_name_str Revista de Saúde Pública
repository_id_str
spelling Multiform invasion of life by work among basic education teachers and repercussions on healthInvasão multiforme da vida pelo trabalho entre professores de educação básica e repercussões sobre a saúdeSchool TeachersHealth LevelJob SatisfactionQualitative ResearchOccupational HealthProfessores EscolaresNível de SaúdeSatisfação no EmpregoPesquisa QualitativaSaúde do TrabalhadorINTRODUÇÃO: Diversos estudos têm apontado para um cenário de precarização e adoecimento entre os professores. Entretanto, o modo como o trabalho repercute sobre a vida pessoal de professores não tem recebido significativa atenção, mesmo que lhes seja comum levar trabalho para casa. OBJETIVO: Este estudo investigou a repercussão do trabalho sobre a vida pessoal cotidiana de professores e sua implicação sobre o processo saúde-doença. MÉTODOS: Estudo qualitativo que se utilizou de entrevistas individuais semiestruturadas, complementadas por formulário de caracterização sociodemográfica. Os dados foram analisados por meio de codificação temática com auxílio do software MAXQDA 12. Participaram do estudo 29 professores de quatro escolas públicas das redes municipal e estadual dos ensinos regular e integral de São Paulo, além dos seus respectivos diretores. RESULTADOS: Os resultados indicaram que os agravos advindos do trabalho têm se projetado sobre a vida pessoal dos professores. Identificamos quatro formas principais de manifestação desse tipo de invasão: vinculação contínua com o trabalho por: frustrações sucessivas; abalo moral; pendências ininterruptas; e interferência sobre o curso privado da vida. CONCLUSÃO: O sofrimento de amplitude social e de tipo patogênico que a invasão da vida pelo trabalho produz apontou para este fenômeno como um dos elementos que podem ajudar a explicar os recorrentes quadros de adoecimento dos professores.INTRODUCTION: Several studies have pointed to a scenario of precariousness and illness among teachers. However, the way the profession resonates with the personal life of teachers has not received significant attention, even if it is common for them to take work home. OBJECTIVE: This study investigated the repercussion of work on the everyday life of teachers and its implication on the health-disease process. METHODS: This is a qualitative study based on individual semi-structured interviews, complemented by a form of sociodemographic characterization. Data were analyzed by thematic coding with the aid of the MAXQDA 12 software. This study included 29 teachers from four public schools of the municipal and state networks of regular and full day education of São Paulo, in addition to the principal of each school. RESULTS: The results indicated that the illnesses arising from work have been projected on the personal life of teachers. We identified four main forms of manifestation of this type of invasion: continuous link with work by successive frustrations; moral harassment; uninterrupted pending matters; and interference over the private course of life. CONCLUSION: The social and pathogenic suffering caused by the invasion of life by work pointed to this phenomenon as one of the elements that can help explain the recurrent clinical pictures of illness among teachers.Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública2020-01-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/16585810.11606/s1518-8787.2020054001547Revista de Saúde Pública; Vol. 54 (2020); 3Revista de Saúde Pública; Vol. 54 (2020); 3Revista de Saúde Pública; v. 54 (2020); 31518-87870034-8910reponame:Revista de Saúde Públicainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/165858/158732https://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/165858/158733https://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/165858/158734Copyright (c) 2020 Revista de Saúde Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Jefferson Peixoto daFischer, Frida Marina2020-02-03T02:11:44Zoai:revistas.usp.br:article/165858Revistahttps://www.revistas.usp.br/rsp/indexONGhttps://www.revistas.usp.br/rsp/oairevsp@org.usp.br||revsp1@usp.br1518-87870034-8910opendoar:2020-02-03T02:11:44Revista de Saúde Pública - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Multiform invasion of life by work among basic education teachers and repercussions on health
Invasão multiforme da vida pelo trabalho entre professores de educação básica e repercussões sobre a saúde
title Multiform invasion of life by work among basic education teachers and repercussions on health
spellingShingle Multiform invasion of life by work among basic education teachers and repercussions on health
Silva, Jefferson Peixoto da
School Teachers
Health Level
Job Satisfaction
Qualitative Research
Occupational Health
Professores Escolares
Nível de Saúde
Satisfação no Emprego
Pesquisa Qualitativa
Saúde do Trabalhador
title_short Multiform invasion of life by work among basic education teachers and repercussions on health
title_full Multiform invasion of life by work among basic education teachers and repercussions on health
title_fullStr Multiform invasion of life by work among basic education teachers and repercussions on health
title_full_unstemmed Multiform invasion of life by work among basic education teachers and repercussions on health
title_sort Multiform invasion of life by work among basic education teachers and repercussions on health
author Silva, Jefferson Peixoto da
author_facet Silva, Jefferson Peixoto da
Fischer, Frida Marina
author_role author
author2 Fischer, Frida Marina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Jefferson Peixoto da
Fischer, Frida Marina
dc.subject.por.fl_str_mv School Teachers
Health Level
Job Satisfaction
Qualitative Research
Occupational Health
Professores Escolares
Nível de Saúde
Satisfação no Emprego
Pesquisa Qualitativa
Saúde do Trabalhador
topic School Teachers
Health Level
Job Satisfaction
Qualitative Research
Occupational Health
Professores Escolares
Nível de Saúde
Satisfação no Emprego
Pesquisa Qualitativa
Saúde do Trabalhador
description INTRODUÇÃO: Diversos estudos têm apontado para um cenário de precarização e adoecimento entre os professores. Entretanto, o modo como o trabalho repercute sobre a vida pessoal de professores não tem recebido significativa atenção, mesmo que lhes seja comum levar trabalho para casa. OBJETIVO: Este estudo investigou a repercussão do trabalho sobre a vida pessoal cotidiana de professores e sua implicação sobre o processo saúde-doença. MÉTODOS: Estudo qualitativo que se utilizou de entrevistas individuais semiestruturadas, complementadas por formulário de caracterização sociodemográfica. Os dados foram analisados por meio de codificação temática com auxílio do software MAXQDA 12. Participaram do estudo 29 professores de quatro escolas públicas das redes municipal e estadual dos ensinos regular e integral de São Paulo, além dos seus respectivos diretores. RESULTADOS: Os resultados indicaram que os agravos advindos do trabalho têm se projetado sobre a vida pessoal dos professores. Identificamos quatro formas principais de manifestação desse tipo de invasão: vinculação contínua com o trabalho por: frustrações sucessivas; abalo moral; pendências ininterruptas; e interferência sobre o curso privado da vida. CONCLUSÃO: O sofrimento de amplitude social e de tipo patogênico que a invasão da vida pelo trabalho produz apontou para este fenômeno como um dos elementos que podem ajudar a explicar os recorrentes quadros de adoecimento dos professores.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/165858
10.11606/s1518-8787.2020054001547
url https://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/165858
identifier_str_mv 10.11606/s1518-8787.2020054001547
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/165858/158732
https://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/165858/158733
https://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/165858/158734
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Saúde Pública
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Saúde Pública
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Saúde Pública; Vol. 54 (2020); 3
Revista de Saúde Pública; Vol. 54 (2020); 3
Revista de Saúde Pública; v. 54 (2020); 3
1518-8787
0034-8910
reponame:Revista de Saúde Pública
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de Saúde Pública
collection Revista de Saúde Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Saúde Pública - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revsp@org.usp.br||revsp1@usp.br
_version_ 1800221801186328576