Comunidade de prática docente: estratégia de formação permanente para a docência na educação técnica em enfermagem*

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro-Barbosa, Juliana Costa
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, Gilberto Tadeu Reis da, Backes, Vânia Marli Schubert, Silva, Rosana Maria de Oliveira, Oliveira, Maria Luiza Carvalho de, Fernandes, Josicelia Dumêt
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/192674
Resumo: Objetivo: Identificar possibilidades para o desenvolvimento de Comunidade de Prática docente como estratégia de formação permanente para a docência na educação técnica em enfermagem. Método: Pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação, realizada com professores do curso técnico em enfermagem e coordenação pedagógica de uma Escola Técnica do Sistema Único de Saúde do Ceará. Os dados foram coletados por grupos focais e submetidos à análise de conteúdo de Bardin, com suporte do Qualitative Data Analysis Software. Resultados: Possibilidades para o desenvolvimento de comunidade de prática docente foram identificadas mediante a percepção da necessidade de formação docente, dificuldade de conciliar trabalho e estudo e viabilidade de promover esta formação em grupo. Conclusão: A comunidade de prática docente, além de ser uma estratégia viável para a formação docente em enfermagem, é premente, pois a formação de trabalhadores de nível médio é determinante para a qualidade do cuidado e consolidação do Sistema Único de Saúde.
id USP-24_44e1bd2c375651e28073a314b84dde67
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/192674
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Comunidade de prática docente: estratégia de formação permanente para a docência na educação técnica em enfermagem*Comunidad de práctica docente: una estrategia de formación continua para la docencia en la formación técnica en enfermería*Teaching community of practice: permanent training strategy for teaching vocational training in nursing*Docentes de EnfermaríaFormación del ProfesoradoDocentesGraduación en Auxiliar de EnfermeríaEnfermaríaSistema Único de SaludDocentes de EnfermagemCapacitação de ProfessoresDocentesEducação Técnica em EnfermagemEnfermagemSistema Único de SaúdeFaculty, NursingTeacher trainingEducation, Nursing, AssociateNursingUnified Health SystemObjetivo: Identificar possibilidades para o desenvolvimento de Comunidade de Prática docente como estratégia de formação permanente para a docência na educação técnica em enfermagem. Método: Pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação, realizada com professores do curso técnico em enfermagem e coordenação pedagógica de uma Escola Técnica do Sistema Único de Saúde do Ceará. Os dados foram coletados por grupos focais e submetidos à análise de conteúdo de Bardin, com suporte do Qualitative Data Analysis Software. Resultados: Possibilidades para o desenvolvimento de comunidade de prática docente foram identificadas mediante a percepção da necessidade de formação docente, dificuldade de conciliar trabalho e estudo e viabilidade de promover esta formação em grupo. Conclusão: A comunidade de prática docente, além de ser uma estratégia viável para a formação docente em enfermagem, é premente, pois a formação de trabalhadores de nível médio é determinante para a qualidade do cuidado e consolidação do Sistema Único de Saúde.Objective: To identify possibilities for developing teaching community of practice as a permanent training strategy for teaching in vocational nursing education. Method: This is a qualitative action research, carried out with vocational training professors and pedagogical coordination of a Unified Health System Vocational School of Ceará. Data were collected by focus groups and submitted to Bardin’s content analysis, supported by the Qualitative Data Analysis Software. Results: Possibilities for the development of teaching community of practice were identified by the perception of the need for teacher training, difficulty in reconciling work and study, and the feasibility of promoting this training in a group. Conclusion: Teaching community of practice, in addition to being a viable strategy for nursing professor education, is urgent, as the training of secondary-level workers is crucial for quality of care and consolidation of the Unified Health System.Objetivo: Identificar posibilidades para el desarrollo de una comunidad de práctica docente como estrategia de formación permanente para la docencia en educación técnica en enfermería. Método: Investigación cualitativa del tipo investigación-acción, realizada con profesores del curso técnico en enfermería y coordinación pedagógica de una Escuela Técnica del Sistema Único de Salud de Ceará. Los datos fueron recopilados por grupos focales y enviados al análisis de contenido de Bardin, con el apoyo del software de análisis de datos cualitativos. Resultados: Se identificaron posibilidades para el desarrollo de una comunidad de práctica docente a través de la percepción de la necesidad de formación docente, la dificultad para conciliar trabajo y estudio, y la viabilidad de promover esta formación en grupos. Conclusión: La comunidad de práctica docente, además de ser una estrategia viable para la formación del profesorado de enfermería, es urgente, pues la formación de los trabajadores del nivel secundario es fundamental para la calidad de la atención y la consolidación del Sistema Único de Salud.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2021-11-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/19267410.1590/1980-220X-REEUSP-2021-0238Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 55 (2021); e20210238Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 55 (2021); e20210238Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 55 (2021); e202102381980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/192674/177522https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/192674/177521http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro-Barbosa, Juliana CostaSilva, Gilberto Tadeu Reis daBackes, Vânia Marli SchubertSilva, Rosana Maria de OliveiraOliveira, Maria Luiza Carvalho deFernandes, Josicelia Dumêt2021-11-18T18:44:44Zoai:revistas.usp.br:article/192674Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2021-11-18T18:44:44Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Comunidade de prática docente: estratégia de formação permanente para a docência na educação técnica em enfermagem*
Comunidad de práctica docente: una estrategia de formación continua para la docencia en la formación técnica en enfermería*
Teaching community of practice: permanent training strategy for teaching vocational training in nursing*
title Comunidade de prática docente: estratégia de formação permanente para a docência na educação técnica em enfermagem*
spellingShingle Comunidade de prática docente: estratégia de formação permanente para a docência na educação técnica em enfermagem*
Ribeiro-Barbosa, Juliana Costa
Docentes de Enfermaría
Formación del Profesorado
Docentes
Graduación en Auxiliar de Enfermería
Enfermaría
Sistema Único de Salud
Docentes de Enfermagem
Capacitação de Professores
Docentes
Educação Técnica em Enfermagem
Enfermagem
Sistema Único de Saúde
Faculty, Nursing
Teacher training
Education, Nursing, Associate
Nursing
Unified Health System
title_short Comunidade de prática docente: estratégia de formação permanente para a docência na educação técnica em enfermagem*
title_full Comunidade de prática docente: estratégia de formação permanente para a docência na educação técnica em enfermagem*
title_fullStr Comunidade de prática docente: estratégia de formação permanente para a docência na educação técnica em enfermagem*
title_full_unstemmed Comunidade de prática docente: estratégia de formação permanente para a docência na educação técnica em enfermagem*
title_sort Comunidade de prática docente: estratégia de formação permanente para a docência na educação técnica em enfermagem*
author Ribeiro-Barbosa, Juliana Costa
author_facet Ribeiro-Barbosa, Juliana Costa
Silva, Gilberto Tadeu Reis da
Backes, Vânia Marli Schubert
Silva, Rosana Maria de Oliveira
Oliveira, Maria Luiza Carvalho de
Fernandes, Josicelia Dumêt
author_role author
author2 Silva, Gilberto Tadeu Reis da
Backes, Vânia Marli Schubert
Silva, Rosana Maria de Oliveira
Oliveira, Maria Luiza Carvalho de
Fernandes, Josicelia Dumêt
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro-Barbosa, Juliana Costa
Silva, Gilberto Tadeu Reis da
Backes, Vânia Marli Schubert
Silva, Rosana Maria de Oliveira
Oliveira, Maria Luiza Carvalho de
Fernandes, Josicelia Dumêt
dc.subject.por.fl_str_mv Docentes de Enfermaría
Formación del Profesorado
Docentes
Graduación en Auxiliar de Enfermería
Enfermaría
Sistema Único de Salud
Docentes de Enfermagem
Capacitação de Professores
Docentes
Educação Técnica em Enfermagem
Enfermagem
Sistema Único de Saúde
Faculty, Nursing
Teacher training
Education, Nursing, Associate
Nursing
Unified Health System
topic Docentes de Enfermaría
Formación del Profesorado
Docentes
Graduación en Auxiliar de Enfermería
Enfermaría
Sistema Único de Salud
Docentes de Enfermagem
Capacitação de Professores
Docentes
Educação Técnica em Enfermagem
Enfermagem
Sistema Único de Saúde
Faculty, Nursing
Teacher training
Education, Nursing, Associate
Nursing
Unified Health System
description Objetivo: Identificar possibilidades para o desenvolvimento de Comunidade de Prática docente como estratégia de formação permanente para a docência na educação técnica em enfermagem. Método: Pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação, realizada com professores do curso técnico em enfermagem e coordenação pedagógica de uma Escola Técnica do Sistema Único de Saúde do Ceará. Os dados foram coletados por grupos focais e submetidos à análise de conteúdo de Bardin, com suporte do Qualitative Data Analysis Software. Resultados: Possibilidades para o desenvolvimento de comunidade de prática docente foram identificadas mediante a percepção da necessidade de formação docente, dificuldade de conciliar trabalho e estudo e viabilidade de promover esta formação em grupo. Conclusão: A comunidade de prática docente, além de ser uma estratégia viável para a formação docente em enfermagem, é premente, pois a formação de trabalhadores de nível médio é determinante para a qualidade do cuidado e consolidação do Sistema Único de Saúde.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/192674
10.1590/1980-220X-REEUSP-2021-0238
url https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/192674
identifier_str_mv 10.1590/1980-220X-REEUSP-2021-0238
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/192674/177522
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/192674/177521
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 55 (2021); e20210238
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 55 (2021); e20210238
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 55 (2021); e20210238
1980-220X
0080-6234
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1800221748053934080