Vivendo em constante conflito: o significado da prática docente no ensino médio de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Lúcia Helena Pereira dos
Data de Publicação: 2000
Outros Autores: Cassiani, Silvia Helena De Bortoli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1499
Resumo: O presente estudo, fruto de questionamentos e reflexões da autora, buscou compreender o significado que os enfermeiros, docentes do Ensino Médio de Enfermagem, atribuem à sua atividade profissional. Dada a natureza do problema, este estudo, de caráter qualitativo, utilizou como referencial metodológico a Teoria Fundamentada nos Dados (Grounded Theory). Os dados foram obtidos através de observações não-participantes e entrevistas semi-estruturadas, tendo como atores nove professores de três escolas localizadas no interior dos estados de Minas Gerais e São Paulo, que ministram os cursos de Auxiliar e/ou Técnico de Enfermagem. A análise dos dados possibilitou identificar o processo "VIVENDO EM CONSTANTE CONFLITO", como o cerne da questão pesquisada, já que os professores manifestaram sentimentos e ações ambíguos em relação à sua prática profissional.
id USP-38_b85c2f518f7196389855423232c564e7
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/1499
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Vivendo em constante conflito: o significado da prática docente no ensino médio de enfermagemViviendo en constante conflicto: el significado de la práctica docente en la enseñanza media de enfermeríaLiving in constant conflict: the meaning of teaching in secondary nursing courseseducação em enfermagemdocente de enfermagemenseñanza en enfermeríadocente de enfermeríanursing educationfaculty nursingO presente estudo, fruto de questionamentos e reflexões da autora, buscou compreender o significado que os enfermeiros, docentes do Ensino Médio de Enfermagem, atribuem à sua atividade profissional. Dada a natureza do problema, este estudo, de caráter qualitativo, utilizou como referencial metodológico a Teoria Fundamentada nos Dados (Grounded Theory). Os dados foram obtidos através de observações não-participantes e entrevistas semi-estruturadas, tendo como atores nove professores de três escolas localizadas no interior dos estados de Minas Gerais e São Paulo, que ministram os cursos de Auxiliar e/ou Técnico de Enfermagem. A análise dos dados possibilitou identificar o processo "VIVENDO EM CONSTANTE CONFLITO", como o cerne da questão pesquisada, já que os professores manifestaram sentimentos e ações ambíguos em relação à sua prática profissional.El presente estudio, fruto de preguntas y reflexiones de la autora, buscó comprender el significado que los enfermeros, docentes de Enseñanza Media de Enfermería, atribuyen a su actividad profesional. Debido a la naturaleza del problema, este estudio de carácter cualitativo, utilizó como referencia metodológica la Teoría Fundamentada en los Datos (Grounded Theory). Los datos han sido obtenidos a través de observaciones indirectas y entrevistas semiestructuradas, teniendo como actores nueve profesores de tres escuelas ubicadas en el interior de los estados de Minas Gerais y São Paulo, que dan los cursos de Auxiliar y/o Técnico de Enfermería. El análisis de los datos há posibilitado identificar el proceso "VIVIENDO EN CONSTANTE CONFLICTO" como la parte más importante de la temática investigada, ya que los profesores han manifestado sentimientos y acciones ambíguas en relación con su práctica profesional.This study was a result of the author's inquiries and reflections, aiming at understanding the meaning that nurses teaching in secondary Nursing courses give to their job. Considering the nature of the problem, this qualitative study used the Grounded Theory as its methodological framework. Data were collected by means of both observation and semi-structured interviews with nine teachers from three schools located in areas of the states of Minas Gerais and São Paulo that offer courses to technicians and/or auxiliary nurses. Data analysis enabled the identification of the "LIVING IN CONSTANT CONFLICT" process as the central theme, especially if we consider that the teachers showed ambiguous feelings and actions regarding their professional practice.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2000-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/149910.1590/S0104-11692000000500009Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 8 n. 5 (2000); 58-64Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 8 Núm. 5 (2000); 58-64Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 8 No. 5 (2000); 58-641518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1499/1538Santos, Lúcia Helena Pereira dosCassiani, Silvia Helena De Bortoliinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-06-23T17:00:22Zoai:revistas.usp.br:article/1499Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2015-06-23T17:00:22Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Vivendo em constante conflito: o significado da prática docente no ensino médio de enfermagem
Viviendo en constante conflicto: el significado de la práctica docente en la enseñanza media de enfermería
Living in constant conflict: the meaning of teaching in secondary nursing courses
title Vivendo em constante conflito: o significado da prática docente no ensino médio de enfermagem
spellingShingle Vivendo em constante conflito: o significado da prática docente no ensino médio de enfermagem
Santos, Lúcia Helena Pereira dos
educação em enfermagem
docente de enfermagem
enseñanza en enfermería
docente de enfermería
nursing education
faculty nursing
title_short Vivendo em constante conflito: o significado da prática docente no ensino médio de enfermagem
title_full Vivendo em constante conflito: o significado da prática docente no ensino médio de enfermagem
title_fullStr Vivendo em constante conflito: o significado da prática docente no ensino médio de enfermagem
title_full_unstemmed Vivendo em constante conflito: o significado da prática docente no ensino médio de enfermagem
title_sort Vivendo em constante conflito: o significado da prática docente no ensino médio de enfermagem
author Santos, Lúcia Helena Pereira dos
author_facet Santos, Lúcia Helena Pereira dos
Cassiani, Silvia Helena De Bortoli
author_role author
author2 Cassiani, Silvia Helena De Bortoli
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Lúcia Helena Pereira dos
Cassiani, Silvia Helena De Bortoli
dc.subject.por.fl_str_mv educação em enfermagem
docente de enfermagem
enseñanza en enfermería
docente de enfermería
nursing education
faculty nursing
topic educação em enfermagem
docente de enfermagem
enseñanza en enfermería
docente de enfermería
nursing education
faculty nursing
description O presente estudo, fruto de questionamentos e reflexões da autora, buscou compreender o significado que os enfermeiros, docentes do Ensino Médio de Enfermagem, atribuem à sua atividade profissional. Dada a natureza do problema, este estudo, de caráter qualitativo, utilizou como referencial metodológico a Teoria Fundamentada nos Dados (Grounded Theory). Os dados foram obtidos através de observações não-participantes e entrevistas semi-estruturadas, tendo como atores nove professores de três escolas localizadas no interior dos estados de Minas Gerais e São Paulo, que ministram os cursos de Auxiliar e/ou Técnico de Enfermagem. A análise dos dados possibilitou identificar o processo "VIVENDO EM CONSTANTE CONFLITO", como o cerne da questão pesquisada, já que os professores manifestaram sentimentos e ações ambíguos em relação à sua prática profissional.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1499
10.1590/S0104-11692000000500009
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1499
identifier_str_mv 10.1590/S0104-11692000000500009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1499/1538
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 8 n. 5 (2000); 58-64
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 8 Núm. 5 (2000); 58-64
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 8 No. 5 (2000); 58-64
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1816444180436615168