Vivendo em constante conflito: o significado da prática docente no ensino médio de enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1499 |
Resumo: | O presente estudo, fruto de questionamentos e reflexões da autora, buscou compreender o significado que os enfermeiros, docentes do Ensino Médio de Enfermagem, atribuem à sua atividade profissional. Dada a natureza do problema, este estudo, de caráter qualitativo, utilizou como referencial metodológico a Teoria Fundamentada nos Dados (Grounded Theory). Os dados foram obtidos através de observações não-participantes e entrevistas semi-estruturadas, tendo como atores nove professores de três escolas localizadas no interior dos estados de Minas Gerais e São Paulo, que ministram os cursos de Auxiliar e/ou Técnico de Enfermagem. A análise dos dados possibilitou identificar o processo "VIVENDO EM CONSTANTE CONFLITO", como o cerne da questão pesquisada, já que os professores manifestaram sentimentos e ações ambíguos em relação à sua prática profissional. |
id |
USP-38_b85c2f518f7196389855423232c564e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/1499 |
network_acronym_str |
USP-38 |
network_name_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Vivendo em constante conflito: o significado da prática docente no ensino médio de enfermagemViviendo en constante conflicto: el significado de la práctica docente en la enseñanza media de enfermeríaLiving in constant conflict: the meaning of teaching in secondary nursing courseseducação em enfermagemdocente de enfermagemenseñanza en enfermeríadocente de enfermeríanursing educationfaculty nursingO presente estudo, fruto de questionamentos e reflexões da autora, buscou compreender o significado que os enfermeiros, docentes do Ensino Médio de Enfermagem, atribuem à sua atividade profissional. Dada a natureza do problema, este estudo, de caráter qualitativo, utilizou como referencial metodológico a Teoria Fundamentada nos Dados (Grounded Theory). Os dados foram obtidos através de observações não-participantes e entrevistas semi-estruturadas, tendo como atores nove professores de três escolas localizadas no interior dos estados de Minas Gerais e São Paulo, que ministram os cursos de Auxiliar e/ou Técnico de Enfermagem. A análise dos dados possibilitou identificar o processo "VIVENDO EM CONSTANTE CONFLITO", como o cerne da questão pesquisada, já que os professores manifestaram sentimentos e ações ambíguos em relação à sua prática profissional.El presente estudio, fruto de preguntas y reflexiones de la autora, buscó comprender el significado que los enfermeros, docentes de Enseñanza Media de Enfermería, atribuyen a su actividad profesional. Debido a la naturaleza del problema, este estudio de carácter cualitativo, utilizó como referencia metodológica la Teoría Fundamentada en los Datos (Grounded Theory). Los datos han sido obtenidos a través de observaciones indirectas y entrevistas semiestructuradas, teniendo como actores nueve profesores de tres escuelas ubicadas en el interior de los estados de Minas Gerais y São Paulo, que dan los cursos de Auxiliar y/o Técnico de Enfermería. El análisis de los datos há posibilitado identificar el proceso "VIVIENDO EN CONSTANTE CONFLICTO" como la parte más importante de la temática investigada, ya que los profesores han manifestado sentimientos y acciones ambíguas en relación con su práctica profesional.This study was a result of the author's inquiries and reflections, aiming at understanding the meaning that nurses teaching in secondary Nursing courses give to their job. Considering the nature of the problem, this qualitative study used the Grounded Theory as its methodological framework. Data were collected by means of both observation and semi-structured interviews with nine teachers from three schools located in areas of the states of Minas Gerais and São Paulo that offer courses to technicians and/or auxiliary nurses. Data analysis enabled the identification of the "LIVING IN CONSTANT CONFLICT" process as the central theme, especially if we consider that the teachers showed ambiguous feelings and actions regarding their professional practice.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2000-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/149910.1590/S0104-11692000000500009Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 8 n. 5 (2000); 58-64Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 8 Núm. 5 (2000); 58-64Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 8 No. 5 (2000); 58-641518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1499/1538Santos, Lúcia Helena Pereira dosCassiani, Silvia Helena De Bortoliinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-06-23T17:00:22Zoai:revistas.usp.br:article/1499Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2015-06-23T17:00:22Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Vivendo em constante conflito: o significado da prática docente no ensino médio de enfermagem Viviendo en constante conflicto: el significado de la práctica docente en la enseñanza media de enfermería Living in constant conflict: the meaning of teaching in secondary nursing courses |
title |
Vivendo em constante conflito: o significado da prática docente no ensino médio de enfermagem |
spellingShingle |
Vivendo em constante conflito: o significado da prática docente no ensino médio de enfermagem Santos, Lúcia Helena Pereira dos educação em enfermagem docente de enfermagem enseñanza en enfermería docente de enfermería nursing education faculty nursing |
title_short |
Vivendo em constante conflito: o significado da prática docente no ensino médio de enfermagem |
title_full |
Vivendo em constante conflito: o significado da prática docente no ensino médio de enfermagem |
title_fullStr |
Vivendo em constante conflito: o significado da prática docente no ensino médio de enfermagem |
title_full_unstemmed |
Vivendo em constante conflito: o significado da prática docente no ensino médio de enfermagem |
title_sort |
Vivendo em constante conflito: o significado da prática docente no ensino médio de enfermagem |
author |
Santos, Lúcia Helena Pereira dos |
author_facet |
Santos, Lúcia Helena Pereira dos Cassiani, Silvia Helena De Bortoli |
author_role |
author |
author2 |
Cassiani, Silvia Helena De Bortoli |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Lúcia Helena Pereira dos Cassiani, Silvia Helena De Bortoli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação em enfermagem docente de enfermagem enseñanza en enfermería docente de enfermería nursing education faculty nursing |
topic |
educação em enfermagem docente de enfermagem enseñanza en enfermería docente de enfermería nursing education faculty nursing |
description |
O presente estudo, fruto de questionamentos e reflexões da autora, buscou compreender o significado que os enfermeiros, docentes do Ensino Médio de Enfermagem, atribuem à sua atividade profissional. Dada a natureza do problema, este estudo, de caráter qualitativo, utilizou como referencial metodológico a Teoria Fundamentada nos Dados (Grounded Theory). Os dados foram obtidos através de observações não-participantes e entrevistas semi-estruturadas, tendo como atores nove professores de três escolas localizadas no interior dos estados de Minas Gerais e São Paulo, que ministram os cursos de Auxiliar e/ou Técnico de Enfermagem. A análise dos dados possibilitou identificar o processo "VIVENDO EM CONSTANTE CONFLITO", como o cerne da questão pesquisada, já que os professores manifestaram sentimentos e ações ambíguos em relação à sua prática profissional. |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000-10-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1499 10.1590/S0104-11692000000500009 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1499 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0104-11692000000500009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1499/1538 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 8 n. 5 (2000); 58-64 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 8 Núm. 5 (2000); 58-64 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 8 No. 5 (2000); 58-64 1518-8345 0104-1169 reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br |
_version_ |
1816444180436615168 |