Tendência empreendedora e comunicação interpessoal de estudantes de Enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/182310 |
Resumo: | Objetivo Identificar tendência empreendedora geral e competência em comunicação interpessoal de estudantes de enfermagem e correlacioná-las com variáveis pessoais e acadêmicas. Método Estudo transversal numa universidade de São Paulo, SP, Brasil. Para coleta de dados realizada, utilizou-se três instrumentos: 1- Questionário com variáveis pessoais e acadêmicas; 2- Teste de Tendência Empreendedora Geral (TEG) e 3 - Escala de Competência em Comunicação Interpessoal (ECCI). Resultados A amostra foi de 150 participantes. As maiores médias foram nos Domínios Necessidade de Sucesso do TEG (M=7,88; DP=2,12 e mediana=8,00) e Disponibilidade da ECCI (M=12,50; DP=1,99 e mediana=13,00). Os estudantes dos períodos menos avançados do curso obtiveram maiores médias no domínio Impulso e Determinação do TEG (p=0,032) e aqueles que realizavam atividade remunerada, maior média em “Manejo das Interações” da ECCI (p=0,030). Conclusão As Instituições de Ensino Superior devem procurar estratégias para ensinar o conteúdo dessas competências de uma forma mais dinâmica e palatável ao longo da formação, que acompanhe a capacidade do estudante e as necessidades do mercado de trabalho. |
id |
USP-24_4fe6e271b36b81e2ac5169e82c4e04e8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/182310 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Tendência empreendedora e comunicação interpessoal de estudantes de EnfermagemTendencia emprendedora y comunicación interpersonal de estudiantes de EnfermeríaEnterprising tendency and interpersonal communication of nursing studentsStudents, NursingEducation, NursingCompetency-Based EducationCommunicationInterpersonal RelationsHealth ManagementEstudantes de EnfermagemEducação em EnfermagemEducação Baseada em CompetênciasComunicaçãoRelações InterpessoaisGestão em SaúdeEstudantes de EnfermeríaEducación em EnfermeríaEducación Basada en CompetenciasComunicaciónRelaciones InterpersonalesGestión en SaludObjetivo Identificar tendência empreendedora geral e competência em comunicação interpessoal de estudantes de enfermagem e correlacioná-las com variáveis pessoais e acadêmicas. Método Estudo transversal numa universidade de São Paulo, SP, Brasil. Para coleta de dados realizada, utilizou-se três instrumentos: 1- Questionário com variáveis pessoais e acadêmicas; 2- Teste de Tendência Empreendedora Geral (TEG) e 3 - Escala de Competência em Comunicação Interpessoal (ECCI). Resultados A amostra foi de 150 participantes. As maiores médias foram nos Domínios Necessidade de Sucesso do TEG (M=7,88; DP=2,12 e mediana=8,00) e Disponibilidade da ECCI (M=12,50; DP=1,99 e mediana=13,00). Os estudantes dos períodos menos avançados do curso obtiveram maiores médias no domínio Impulso e Determinação do TEG (p=0,032) e aqueles que realizavam atividade remunerada, maior média em “Manejo das Interações” da ECCI (p=0,030). Conclusão As Instituições de Ensino Superior devem procurar estratégias para ensinar o conteúdo dessas competências de uma forma mais dinâmica e palatável ao longo da formação, que acompanhe a capacidade do estudante e as necessidades do mercado de trabalho.Objetivo Identificar las tendencias empresariales generales y las habilidades de comunicación interpersonal de los estudiantes de enfermería y correlacionarlas con las variables personales y académicas. Método Estudio transversal en una universidad de São Paulo, SP, Brasil. Para la recopilación de datos se utilizaron tres instrumentos: 1 - Cuestionario con variables personales y académicas; 2 - Prueba de tendencias empresariales generales (TEG); y 3 - Escala de competencia en comunicación interpersonal (ECCI). Resultados La muestra fue de 150 participantes. Las medias más altas se dieron en los dominios de ‘Necesidad de Éxito’ de TEG (M=7,88; SD=2,12 y mediana=8,00) y ‘Disponibilidad’ de ECCI (M=12,50; SD=1,99 y mediana=13,00). Los estudiantes en los períodos menos avanzados del curso tenían mayores medios en ‘Impulso y Determinación’ de TEG (p=0.032) y los que tenían mayor actividad remunerada en ECCI ‘Gestión de la Interacción’ (p=0.030). Conclusión Las instituciones de educación superior deben buscar estrategias para enseñar el contenido de estas habilidades de una manera más dinámica y agradable a lo largo de la formación, que siga la capacidad del estudiante y las necesidades del mercado laboral.Objective To identify general enterprising tendency and competence in interpersonal communication of nursing students and correlate them with personal and academic variables. Method A cross-sectional study at a university in São Paulo, SP, Brazil. Three instruments were used for data collection: 1 - A questionnaire with personal and academic variables; 2 - The General measure of Enterprising Tendency test (GET); and 3 - The Interpersonal Communication Competence Scale (Escala de Competência em Comunicação Interpessoal – ECCI). Results The sample consisted of 150 participants. The highest averages were on the GET ‘Need for Achievement’ dimension (M = 7.88; SD = 2.12 and median = 8.00) and the ECCI ‘Availability’ dimension (M = 12.50; SD = 1.99 and median = 13.00). Students in the less advanced periods of the course obtained higher averages on the GET ‘Drive and Determination’ dimension (p = 0.032), while those who performed paid work a higher average on the ECCI ‘Interaction Management’ dimension (p = 0.030). Conclusion Higher Education Institutions should look for strategies to teach the content of these competencies in a more dynamic and engaging way throughout education which encompass the student’s capacity and the needs of the labor market.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2020-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/18231010.1590/s1980-220x2018056603615 Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 54 (2020); e03615Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 54 (2020); e03615Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 54 (2020); e036151980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/182310/169088https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/182310/169087https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.eninfo:eu-repo/semantics/openAccessFernandes Junior, Roberto Barbosa Santos, José Luís Guedes dos Copelli, Fernanda Hannah da Silva Balsanelli, Alexandre Pazetto 2021-02-23T12:28:28Zoai:revistas.usp.br:article/182310Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2021-02-23T12:28:28Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tendência empreendedora e comunicação interpessoal de estudantes de Enfermagem Tendencia emprendedora y comunicación interpersonal de estudiantes de Enfermería Enterprising tendency and interpersonal communication of nursing students |
title |
Tendência empreendedora e comunicação interpessoal de estudantes de Enfermagem |
spellingShingle |
Tendência empreendedora e comunicação interpessoal de estudantes de Enfermagem Fernandes Junior, Roberto Barbosa Students, Nursing Education, Nursing Competency-Based Education Communication Interpersonal Relations Health Management Estudantes de Enfermagem Educação em Enfermagem Educação Baseada em Competências Comunicação Relações Interpessoais Gestão em Saúde Estudantes de Enfermería Educación em Enfermería Educación Basada en Competencias Comunicación Relaciones Interpersonales Gestión en Salud |
title_short |
Tendência empreendedora e comunicação interpessoal de estudantes de Enfermagem |
title_full |
Tendência empreendedora e comunicação interpessoal de estudantes de Enfermagem |
title_fullStr |
Tendência empreendedora e comunicação interpessoal de estudantes de Enfermagem |
title_full_unstemmed |
Tendência empreendedora e comunicação interpessoal de estudantes de Enfermagem |
title_sort |
Tendência empreendedora e comunicação interpessoal de estudantes de Enfermagem |
author |
Fernandes Junior, Roberto Barbosa |
author_facet |
Fernandes Junior, Roberto Barbosa Santos, José Luís Guedes dos Copelli, Fernanda Hannah da Silva Balsanelli, Alexandre Pazetto |
author_role |
author |
author2 |
Santos, José Luís Guedes dos Copelli, Fernanda Hannah da Silva Balsanelli, Alexandre Pazetto |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes Junior, Roberto Barbosa Santos, José Luís Guedes dos Copelli, Fernanda Hannah da Silva Balsanelli, Alexandre Pazetto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Students, Nursing Education, Nursing Competency-Based Education Communication Interpersonal Relations Health Management Estudantes de Enfermagem Educação em Enfermagem Educação Baseada em Competências Comunicação Relações Interpessoais Gestão em Saúde Estudantes de Enfermería Educación em Enfermería Educación Basada en Competencias Comunicación Relaciones Interpersonales Gestión en Salud |
topic |
Students, Nursing Education, Nursing Competency-Based Education Communication Interpersonal Relations Health Management Estudantes de Enfermagem Educação em Enfermagem Educação Baseada em Competências Comunicação Relações Interpessoais Gestão em Saúde Estudantes de Enfermería Educación em Enfermería Educación Basada en Competencias Comunicación Relaciones Interpersonales Gestión en Salud |
description |
Objetivo Identificar tendência empreendedora geral e competência em comunicação interpessoal de estudantes de enfermagem e correlacioná-las com variáveis pessoais e acadêmicas. Método Estudo transversal numa universidade de São Paulo, SP, Brasil. Para coleta de dados realizada, utilizou-se três instrumentos: 1- Questionário com variáveis pessoais e acadêmicas; 2- Teste de Tendência Empreendedora Geral (TEG) e 3 - Escala de Competência em Comunicação Interpessoal (ECCI). Resultados A amostra foi de 150 participantes. As maiores médias foram nos Domínios Necessidade de Sucesso do TEG (M=7,88; DP=2,12 e mediana=8,00) e Disponibilidade da ECCI (M=12,50; DP=1,99 e mediana=13,00). Os estudantes dos períodos menos avançados do curso obtiveram maiores médias no domínio Impulso e Determinação do TEG (p=0,032) e aqueles que realizavam atividade remunerada, maior média em “Manejo das Interações” da ECCI (p=0,030). Conclusão As Instituições de Ensino Superior devem procurar estratégias para ensinar o conteúdo dessas competências de uma forma mais dinâmica e palatável ao longo da formação, que acompanhe a capacidade do estudante e as necessidades do mercado de trabalho. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/182310 10.1590/s1980-220x2018056603615 |
url |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/182310 |
identifier_str_mv |
10.1590/s1980-220x2018056603615 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por |
language |
eng por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/182310/169088 https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/182310/169087 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.en info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.en |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 54 (2020); e03615 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 54 (2020); e03615 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 54 (2020); e03615 1980-220X 0080-6234 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1800221745646403584 |