O ambiente educacional do curso de Graduação em Enfermagem na perspectiva dos estudantes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342015000800106 |
Resumo: | RESUMO Objetivo Avaliar o ambiente educacional da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, na perspectiva do estudante. Método Abordagem quantitativa com desenho exploratório. Participaram do estudo, 176 estudantes que responderam a uma escala Likert, com graduação de 1 a 5 para avaliação do ambiente educacional. Os dados foram submetidos à análise fatorial exploratóriae testes estatísticos inferenciais; a confiabilidade do instrumento foi constatada pelo Alpha de Cronbach. Resultados A análise de dimensionalidade estabeleceu quatro fatores: Suporte à aprendizagem prática, com média de escore 3,64; Atitudes durante a aprendizagem, escore médio 2,92; Clima de aprendizagem, média 3,58 e Fragilidades da aprendizagem com 3,04. Conclusão O fator mais favorável do ambiente foi o Suporte à aprendizagem. As competências atitudinais atingiram escores mais baixos, sugerindo a necessidade de fortalecer esses aspectos durante a graduação. |
id |
USP-24_5215e4414518ea4eee294eafd8e443d3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0080-62342015000800106 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ambiente educacional do curso de Graduação em Enfermagem na perspectiva dos estudantesEducação em EnfermagemEducação SuperiorProgramas de Graduação em EnfermagemAprendizagemAvaliação EducacionalRESUMO Objetivo Avaliar o ambiente educacional da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, na perspectiva do estudante. Método Abordagem quantitativa com desenho exploratório. Participaram do estudo, 176 estudantes que responderam a uma escala Likert, com graduação de 1 a 5 para avaliação do ambiente educacional. Os dados foram submetidos à análise fatorial exploratóriae testes estatísticos inferenciais; a confiabilidade do instrumento foi constatada pelo Alpha de Cronbach. Resultados A análise de dimensionalidade estabeleceu quatro fatores: Suporte à aprendizagem prática, com média de escore 3,64; Atitudes durante a aprendizagem, escore médio 2,92; Clima de aprendizagem, média 3,58 e Fragilidades da aprendizagem com 3,04. Conclusão O fator mais favorável do ambiente foi o Suporte à aprendizagem. As competências atitudinais atingiram escores mais baixos, sugerindo a necessidade de fortalecer esses aspectos durante a graduação.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem2015-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342015000800106Revista da Escola de Enfermagem da USP v.49 n.spe2 2015reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0080-623420150000800015info:eu-repo/semantics/openAccessMessas,Jussara TolardoLeonello,Valéria MarliFernandes,Maria de Fátima PradoGonçalves,Gabriela Cristina da CostaBucchi,Sarah MaríliaMira,Vera Luciapor2016-03-04T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62342015000800106Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2016-03-04T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ambiente educacional do curso de Graduação em Enfermagem na perspectiva dos estudantes |
title |
O ambiente educacional do curso de Graduação em Enfermagem na perspectiva dos estudantes |
spellingShingle |
O ambiente educacional do curso de Graduação em Enfermagem na perspectiva dos estudantes Messas,Jussara Tolardo Educação em Enfermagem Educação Superior Programas de Graduação em Enfermagem Aprendizagem Avaliação Educacional |
title_short |
O ambiente educacional do curso de Graduação em Enfermagem na perspectiva dos estudantes |
title_full |
O ambiente educacional do curso de Graduação em Enfermagem na perspectiva dos estudantes |
title_fullStr |
O ambiente educacional do curso de Graduação em Enfermagem na perspectiva dos estudantes |
title_full_unstemmed |
O ambiente educacional do curso de Graduação em Enfermagem na perspectiva dos estudantes |
title_sort |
O ambiente educacional do curso de Graduação em Enfermagem na perspectiva dos estudantes |
author |
Messas,Jussara Tolardo |
author_facet |
Messas,Jussara Tolardo Leonello,Valéria Marli Fernandes,Maria de Fátima Prado Gonçalves,Gabriela Cristina da Costa Bucchi,Sarah Marília Mira,Vera Lucia |
author_role |
author |
author2 |
Leonello,Valéria Marli Fernandes,Maria de Fátima Prado Gonçalves,Gabriela Cristina da Costa Bucchi,Sarah Marília Mira,Vera Lucia |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Messas,Jussara Tolardo Leonello,Valéria Marli Fernandes,Maria de Fátima Prado Gonçalves,Gabriela Cristina da Costa Bucchi,Sarah Marília Mira,Vera Lucia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em Enfermagem Educação Superior Programas de Graduação em Enfermagem Aprendizagem Avaliação Educacional |
topic |
Educação em Enfermagem Educação Superior Programas de Graduação em Enfermagem Aprendizagem Avaliação Educacional |
description |
RESUMO Objetivo Avaliar o ambiente educacional da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, na perspectiva do estudante. Método Abordagem quantitativa com desenho exploratório. Participaram do estudo, 176 estudantes que responderam a uma escala Likert, com graduação de 1 a 5 para avaliação do ambiente educacional. Os dados foram submetidos à análise fatorial exploratóriae testes estatísticos inferenciais; a confiabilidade do instrumento foi constatada pelo Alpha de Cronbach. Resultados A análise de dimensionalidade estabeleceu quatro fatores: Suporte à aprendizagem prática, com média de escore 3,64; Atitudes durante a aprendizagem, escore médio 2,92; Clima de aprendizagem, média 3,58 e Fragilidades da aprendizagem com 3,04. Conclusão O fator mais favorável do ambiente foi o Suporte à aprendizagem. As competências atitudinais atingiram escores mais baixos, sugerindo a necessidade de fortalecer esses aspectos durante a graduação. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342015000800106 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342015000800106 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0080-623420150000800015 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP v.49 n.spe2 2015 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1748936538144636928 |