Grupo operativo como estratégia pedagógica em um curso graduação em enfermagem: um continente para as vivências dos alunos quartanistas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41274 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo oferecer um espaço para a expressão vivencial do aluno de quarto ano de graduação em enfermagem. Espaço operacionalizado por meio da técnica de grupo operativo, no qual os sujeitos do estudo, centrados na tarefa trocaram experiências e avaliaram sua participação nos grupos. Para compreender o vivencial dos alunos optou-se pela pesquisa qualitativa, utilizando-se como método a pesquisa-ação. A problemática do estudo envolveu o conceito de que a aprendizagem é um processo de socialização que requer mudanças, sendo mobilizadora de sentimentos do aprendiz. O grupo operativo funcionou como espaço continente das vivências dos alunos que explicitaram sentimentos mobilizados em seu processo de formação, impossíveis de serem ignorados pelo educador em enfermagem. |
id |
USP-24_5d17c48e37c3dbc4db92c47a710bd4fe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/41274 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Grupo operativo como estratégia pedagógica em um curso graduação em enfermagem: um continente para as vivências dos alunos quartanistasGrupo operativo como estrategia pedagógica en un curso de graduación en enfermería: un continente para las vivencias de los alumnos del cuarto anoOperative group as a pedagogical strategy in a nursing graduation course: a continent for the fourth-year students' experiencesLearningTeachingNursingStudentsnursingAprendizajeEnsenanzaEnfermeríaEstudiantes de enfermeríaAprendizagemEnsinoEnfermagemAlunos de enfermagemEste estudo teve como objetivo oferecer um espaço para a expressão vivencial do aluno de quarto ano de graduação em enfermagem. Espaço operacionalizado por meio da técnica de grupo operativo, no qual os sujeitos do estudo, centrados na tarefa trocaram experiências e avaliaram sua participação nos grupos. Para compreender o vivencial dos alunos optou-se pela pesquisa qualitativa, utilizando-se como método a pesquisa-ação. A problemática do estudo envolveu o conceito de que a aprendizagem é um processo de socialização que requer mudanças, sendo mobilizadora de sentimentos do aprendiz. O grupo operativo funcionou como espaço continente das vivências dos alunos que explicitaram sentimentos mobilizados em seu processo de formação, impossíveis de serem ignorados pelo educador em enfermagem.Eate estudio tuvo como obetivo ofrecer un espacio para la expresión vivencial del alumno de cuarto año de la graduación en enfermería. Espacio operacionalizado por medio de la técnica de grupo operativo, en el cual los sujetos el estudio, centrados en la tares, intercambiaron experiencias y evaluaron su participación en los grupos. Para comprender el vivencial de los alumnos fue elegida la pesquisa cualitativa, utilizándose como método la pesquisa-acción. La problemática del estudio implicó el concepto de que el aprendizaje es un proceso de socialización que requiere cambios, siendo capaz de mobilizar los sentimientos del aprendiz. El grupo operativo funcionó como um continente de las vivencias de los alumnos que explicitaron sentimientos estos conocidos por el educador en enfermería.The objetive of this study is to offer a space for the fourth-year students of the nursing school to express their experiences. A space was put in operation by the use of an operative group technique, and the subjects of the study,. centered in the task, exchange experiences and evaluate their participation in the groups. To understand the students' experiencé, a qualitative study with the research-action method was produced. The problematic of the study involved the concept that learning is a socialization process which demands changes and mobilize the novices' feelings. The operative group worked as a continent for the students' experiences in which they could explain their feelings. Such feelings, mobilized on their graduation process, were impossible to be ignored the nursing teacher.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2002-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4127410.1590/S0080-62342002000100010Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 36 n. 1 (2002); 66-74Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 36 No. 1 (2002); 66-74Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 36 Núm. 1 (2002); 66-741980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41274/44832http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLucchese, RoselmaBarros, Sônia2012-08-31T18:53:14Zoai:revistas.usp.br:article/41274Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-31T18:53:14Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Grupo operativo como estratégia pedagógica em um curso graduação em enfermagem: um continente para as vivências dos alunos quartanistas Grupo operativo como estrategia pedagógica en un curso de graduación en enfermería: un continente para las vivencias de los alumnos del cuarto ano Operative group as a pedagogical strategy in a nursing graduation course: a continent for the fourth-year students' experiences |
title |
Grupo operativo como estratégia pedagógica em um curso graduação em enfermagem: um continente para as vivências dos alunos quartanistas |
spellingShingle |
Grupo operativo como estratégia pedagógica em um curso graduação em enfermagem: um continente para as vivências dos alunos quartanistas Lucchese, Roselma Learning Teaching Nursing Students nursing Aprendizaje Ensenanza Enfermería Estudiantes de enfermería Aprendizagem Ensino Enfermagem Alunos de enfermagem |
title_short |
Grupo operativo como estratégia pedagógica em um curso graduação em enfermagem: um continente para as vivências dos alunos quartanistas |
title_full |
Grupo operativo como estratégia pedagógica em um curso graduação em enfermagem: um continente para as vivências dos alunos quartanistas |
title_fullStr |
Grupo operativo como estratégia pedagógica em um curso graduação em enfermagem: um continente para as vivências dos alunos quartanistas |
title_full_unstemmed |
Grupo operativo como estratégia pedagógica em um curso graduação em enfermagem: um continente para as vivências dos alunos quartanistas |
title_sort |
Grupo operativo como estratégia pedagógica em um curso graduação em enfermagem: um continente para as vivências dos alunos quartanistas |
author |
Lucchese, Roselma |
author_facet |
Lucchese, Roselma Barros, Sônia |
author_role |
author |
author2 |
Barros, Sônia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lucchese, Roselma Barros, Sônia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Learning Teaching Nursing Students nursing Aprendizaje Ensenanza Enfermería Estudiantes de enfermería Aprendizagem Ensino Enfermagem Alunos de enfermagem |
topic |
Learning Teaching Nursing Students nursing Aprendizaje Ensenanza Enfermería Estudiantes de enfermería Aprendizagem Ensino Enfermagem Alunos de enfermagem |
description |
Este estudo teve como objetivo oferecer um espaço para a expressão vivencial do aluno de quarto ano de graduação em enfermagem. Espaço operacionalizado por meio da técnica de grupo operativo, no qual os sujeitos do estudo, centrados na tarefa trocaram experiências e avaliaram sua participação nos grupos. Para compreender o vivencial dos alunos optou-se pela pesquisa qualitativa, utilizando-se como método a pesquisa-ação. A problemática do estudo envolveu o conceito de que a aprendizagem é um processo de socialização que requer mudanças, sendo mobilizadora de sentimentos do aprendiz. O grupo operativo funcionou como espaço continente das vivências dos alunos que explicitaram sentimentos mobilizados em seu processo de formação, impossíveis de serem ignorados pelo educador em enfermagem. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41274 10.1590/S0080-62342002000100010 |
url |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41274 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0080-62342002000100010 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41274/44832 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 36 n. 1 (2002); 66-74 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 36 No. 1 (2002); 66-74 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 36 Núm. 1 (2002); 66-74 1980-220X 0080-6234 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1800221731521036288 |