A experiência de enfermeiras assistenciais com estudantes de enfermagem: uma análise fenomenológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Marcia Fernandes dos
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Merighi, Miriam Aparecida Barbosa, Muñoz, Luz Angélica
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
eng
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40388
Resumo: A trajetória deste estudo voltou-se para a compreensão da vivência de ser enfermeira assistencial, que atua com os estudantes de enfermagem, quando estes desenvolvem suas experiências assistenciais nos campos de prática clínica. Com esta proposta, se optou por realizar a pesquisa segundo a abordagem fenomenológica. Foram entrevistadas nove enfermeiras assistenciais e, de seus discursos, identificaram-se quatro categorias concretas do vivido, que foram interpretadas segundo o referencial filosófico de Martín Heidegger. Dentre as categorias que emergiram dos discursos destacaram-se, para este artigo: sendo enfermeira com estudante no processo de formação e a possibilidade de estar com estudantes de universidades privadas e universidades publicas, que serão apresentados com o intuito de estimular reflexões sobre a participação das enfermeiras assistenciais na formação de futuros profissionais de enfermagem.
id USP-24_60114b3ee19c362201e0ffb0b2677219
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/40388
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling A experiência de enfermeiras assistenciais com estudantes de enfermagem: uma análise fenomenológicaLa experiencia de las enfermeras clínicas con estudiantes de enfermería: un análisis fenomenológicoThe experience of clinical nurses with nursing students: a phenomenological analysisEnfermeríaEducación en enfermeríaFilosofiaEnfermagemEducação em enfermagemFilosofiaNursingEducationnursingPhilosophyA trajetória deste estudo voltou-se para a compreensão da vivência de ser enfermeira assistencial, que atua com os estudantes de enfermagem, quando estes desenvolvem suas experiências assistenciais nos campos de prática clínica. Com esta proposta, se optou por realizar a pesquisa segundo a abordagem fenomenológica. Foram entrevistadas nove enfermeiras assistenciais e, de seus discursos, identificaram-se quatro categorias concretas do vivido, que foram interpretadas segundo o referencial filosófico de Martín Heidegger. Dentre as categorias que emergiram dos discursos destacaram-se, para este artigo: sendo enfermeira com estudante no processo de formação e a possibilidade de estar com estudantes de universidades privadas e universidades publicas, que serão apresentados com o intuito de estimular reflexões sobre a participação das enfermeiras assistenciais na formação de futuros profissionais de enfermagem.La trayectoria de este estudio se dirigió para la comprensión de la vivencia de ser enfermera clínica que actúa con estudiantes en los campos clínicos. Tuvo como objetivo comprender la experiencia vivida de las enfermeras clínicas al estar con los estudiantes de enfermería en cuanto ellos desarrollan su experiencia clínica en su servicio. Se optó por realizar una investigación cualitativa con enfoque fenomenológico. Se entrevistaron nueve enfermeras clínicas y de sus discursos se identificaron cuatro categorías concretas de lo vivido, que fueron interpretadas según el referente filosófico de Martín Heidegger. De las categorías que emergieron de los discursos se destacaron: Siendo enfermera con estudiantes en el proceso de formación y La posibilidad de estar con estudiantes de universidades privadas y universidades tradicionales, que se presentaron en el intento de estimular reflexiones acerca de la importante participación de este profesional en la formación de los futuros profesionales de enfermería.This study aimed at understanding the reality of being a clinical nurse who works with nursing students while they develop their care experience in the clinical practice. The research was carried out by means of a phenomenological approach. Nine clinical nurses were interviewed and based on their discourses four categories of concretely experienced events were identified and interpreted according to Martin Heidegger's philosophical reference. Among the categories emerging from those discourses, this article highlights the following: being a nurse with students in their educational process, and the possibility of being with private and public university students. These aspects are presented here in order to encourage reflections on the important participation of clinical nurses in the education of future nursing professionals.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2009-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4038810.1590/S0080-62342009000300005Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 43 n. 3 (2009); 528-534Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 43 No. 3 (2009); 528-534Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 43 Núm. 3 (2009); 528-5341980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPspaenghttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40388/43343https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40388/43344http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Marcia Fernandes dosMerighi, Miriam Aparecida BarbosaMuñoz, Luz Angélica2012-08-29T20:20:56Zoai:revistas.usp.br:article/40388Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-29T20:20:56Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A experiência de enfermeiras assistenciais com estudantes de enfermagem: uma análise fenomenológica
La experiencia de las enfermeras clínicas con estudiantes de enfermería: un análisis fenomenológico
The experience of clinical nurses with nursing students: a phenomenological analysis
title A experiência de enfermeiras assistenciais com estudantes de enfermagem: uma análise fenomenológica
spellingShingle A experiência de enfermeiras assistenciais com estudantes de enfermagem: uma análise fenomenológica
Santos, Marcia Fernandes dos
Enfermería
Educación en enfermería
Filosofia
Enfermagem
Educação em enfermagem
Filosofia
Nursing
Education
nursing
Philosophy
title_short A experiência de enfermeiras assistenciais com estudantes de enfermagem: uma análise fenomenológica
title_full A experiência de enfermeiras assistenciais com estudantes de enfermagem: uma análise fenomenológica
title_fullStr A experiência de enfermeiras assistenciais com estudantes de enfermagem: uma análise fenomenológica
title_full_unstemmed A experiência de enfermeiras assistenciais com estudantes de enfermagem: uma análise fenomenológica
title_sort A experiência de enfermeiras assistenciais com estudantes de enfermagem: uma análise fenomenológica
author Santos, Marcia Fernandes dos
author_facet Santos, Marcia Fernandes dos
Merighi, Miriam Aparecida Barbosa
Muñoz, Luz Angélica
author_role author
author2 Merighi, Miriam Aparecida Barbosa
Muñoz, Luz Angélica
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Marcia Fernandes dos
Merighi, Miriam Aparecida Barbosa
Muñoz, Luz Angélica
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermería
Educación en enfermería
Filosofia
Enfermagem
Educação em enfermagem
Filosofia
Nursing
Education
nursing
Philosophy
topic Enfermería
Educación en enfermería
Filosofia
Enfermagem
Educação em enfermagem
Filosofia
Nursing
Education
nursing
Philosophy
description A trajetória deste estudo voltou-se para a compreensão da vivência de ser enfermeira assistencial, que atua com os estudantes de enfermagem, quando estes desenvolvem suas experiências assistenciais nos campos de prática clínica. Com esta proposta, se optou por realizar a pesquisa segundo a abordagem fenomenológica. Foram entrevistadas nove enfermeiras assistenciais e, de seus discursos, identificaram-se quatro categorias concretas do vivido, que foram interpretadas segundo o referencial filosófico de Martín Heidegger. Dentre as categorias que emergiram dos discursos destacaram-se, para este artigo: sendo enfermeira com estudante no processo de formação e a possibilidade de estar com estudantes de universidades privadas e universidades publicas, que serão apresentados com o intuito de estimular reflexões sobre a participação das enfermeiras assistenciais na formação de futuros profissionais de enfermagem.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40388
10.1590/S0080-62342009000300005
url https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40388
identifier_str_mv 10.1590/S0080-62342009000300005
dc.language.iso.fl_str_mv spa
eng
language spa
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40388/43343
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40388/43344
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 43 n. 3 (2009); 528-534
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 43 No. 3 (2009); 528-534
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 43 Núm. 3 (2009); 528-534
1980-220X
0080-6234
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1800221725534715904