A experiência de enfermeiras assistenciais com estudantes de enfermagem: uma análise fenomenológica
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | spa eng |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40388 |
Resumo: | A trajetória deste estudo voltou-se para a compreensão da vivência de ser enfermeira assistencial, que atua com os estudantes de enfermagem, quando estes desenvolvem suas experiências assistenciais nos campos de prática clínica. Com esta proposta, se optou por realizar a pesquisa segundo a abordagem fenomenológica. Foram entrevistadas nove enfermeiras assistenciais e, de seus discursos, identificaram-se quatro categorias concretas do vivido, que foram interpretadas segundo o referencial filosófico de Martín Heidegger. Dentre as categorias que emergiram dos discursos destacaram-se, para este artigo: sendo enfermeira com estudante no processo de formação e a possibilidade de estar com estudantes de universidades privadas e universidades publicas, que serão apresentados com o intuito de estimular reflexões sobre a participação das enfermeiras assistenciais na formação de futuros profissionais de enfermagem. |
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A experiência de enfermeiras assistenciais com estudantes de enfermagem: uma análise fenomenológicaLa experiencia de las enfermeras clínicas con estudiantes de enfermería: un análisis fenomenológicoThe experience of clinical nurses with nursing students: a phenomenological analysisEnfermeríaEducación en enfermeríaFilosofiaEnfermagemEducação em enfermagemFilosofiaNursingEducationnursingPhilosophyA trajetória deste estudo voltou-se para a compreensão da vivência de ser enfermeira assistencial, que atua com os estudantes de enfermagem, quando estes desenvolvem suas experiências assistenciais nos campos de prática clínica. Com esta proposta, se optou por realizar a pesquisa segundo a abordagem fenomenológica. Foram entrevistadas nove enfermeiras assistenciais e, de seus discursos, identificaram-se quatro categorias concretas do vivido, que foram interpretadas segundo o referencial filosófico de Martín Heidegger. Dentre as categorias que emergiram dos discursos destacaram-se, para este artigo: sendo enfermeira com estudante no processo de formação e a possibilidade de estar com estudantes de universidades privadas e universidades publicas, que serão apresentados com o intuito de estimular reflexões sobre a participação das enfermeiras assistenciais na formação de futuros profissionais de enfermagem.La trayectoria de este estudio se dirigió para la comprensión de la vivencia de ser enfermera clínica que actúa con estudiantes en los campos clínicos. Tuvo como objetivo comprender la experiencia vivida de las enfermeras clínicas al estar con los estudiantes de enfermería en cuanto ellos desarrollan su experiencia clínica en su servicio. Se optó por realizar una investigación cualitativa con enfoque fenomenológico. Se entrevistaron nueve enfermeras clínicas y de sus discursos se identificaron cuatro categorías concretas de lo vivido, que fueron interpretadas según el referente filosófico de Martín Heidegger. De las categorías que emergieron de los discursos se destacaron: Siendo enfermera con estudiantes en el proceso de formación y La posibilidad de estar con estudiantes de universidades privadas y universidades tradicionales, que se presentaron en el intento de estimular reflexiones acerca de la importante participación de este profesional en la formación de los futuros profesionales de enfermería.This study aimed at understanding the reality of being a clinical nurse who works with nursing students while they develop their care experience in the clinical practice. The research was carried out by means of a phenomenological approach. Nine clinical nurses were interviewed and based on their discourses four categories of concretely experienced events were identified and interpreted according to Martin Heidegger's philosophical reference. Among the categories emerging from those discourses, this article highlights the following: being a nurse with students in their educational process, and the possibility of being with private and public university students. These aspects are presented here in order to encourage reflections on the important participation of clinical nurses in the education of future nursing professionals.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2009-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4038810.1590/S0080-62342009000300005Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 43 n. 3 (2009); 528-534Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 43 No. 3 (2009); 528-534Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 43 Núm. 3 (2009); 528-5341980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPspaenghttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40388/43343https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40388/43344http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Marcia Fernandes dosMerighi, Miriam Aparecida BarbosaMuñoz, Luz Angélica2012-08-29T20:20:56Zoai:revistas.usp.br:article/40388Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-29T20:20:56Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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